Moraes
-
Moraes quer assassinar Bolsonaro, diz Eduardo após piora do pai
Eduardo Bolsonaro acusa Moraes de agir com má-fé em meio à internação do ex-presidente. O estado de saúde de Jair Bolsonaro se agrava após intimação judicial na UTI.
-
Oficiais de justiça criticam filmagem e divulgação de intimação de Bolsonaro em hospital
Sindicatos de oficiais de Justiça criticam divulgação de intimação de Bolsonaro. Eles afirmam que a filmagem viola a honra e intimidade da profissional envolvida no caso.
-
Moraes revoga própria decisão que concedia prisão domiciliar a cidadão búlgaro
Ministro do STF decide manter prisão de búlgaro após negativa de extradição de blogueiro no contexto de reciprocidade entre Brasil e Espanha. Revelando a falta de endereço fixo do extraditando, Moraes justifica a medida para evitar possível fuga e garantir o trâmite do pedido de extradição.
-
Gilmar suspende julgamento sobre quebra de sigilo na internet
Suspensão do julgamento no STF permitirá mais tempo para análise das propostas em relação à quebra de sigilo de buscas na internet. O caso envolve questões sobre privacidade e limites para investigações criminais, especialmente no contexto do assassinato da vereadora Marielle Franco.
-
Moraes manda búlgaro com extradição barrada de volta para cadeia
Ministro Alexandre de Moraes determina retorno de Vasil Georgiev Vasilev ao presídio após revogação da prisão domiciliar. A decisão ocorre enquanto o pedido de extradição da Espanha por tráfico de drogas aguarda informações adicionais.
-
STF já tem data para julgar Zambelli e Delgatti por invasão ao sistema do CNJ
Supremo Tribunal Federal julgará ação penal contra deputada e hacker por invasão ao CNJ. A dupla é acusada de inserir documentos falsos no sistema, incluindo um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.
-
Alexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de búlgaro procurado pela Espanha
Ministro revoga decisão anterior após verificar a falta de endereço fixo do búlgaro, mantendo sua prisão em penitenciária. Vasil Vasilev é procurado na Espanha por tráfico de drogas e seu caso levanta questões sobre a reciprocidade nas extradições.
-
Moraes mantém prisão de hacker do CNJ e marca julgamento para maio
STF mantém prisão de hacker acusado de invasão e falsidade ideológica. Julgamento de Walter Delgatti e Carla Zambelli está agendado para o próximo mês, com defesa solicitando análise presencial.
-
Mendonça vota por quebrar sigilo na internet só de suspeitos
Ministro André Mendonça defende critérios rigorosos para a quebra de sigilo de dados de buscas no Google, visando proteger direitos fundamentais. O julgamento, que envolve o assassinato da vereadora Marielle Franco, deve ser retomado na próxima quinta-feira.
-
Bolsonaro está sob remédios que alteram quadro mental, diz Malafaia
Malafaia defende que Bolsonaro não está apto a se defender devido ao tratamento médico recebido após a cirurgia. Críticas à intimação de Jair Bolsonaro pelo STF geram controvérsia e debate sobre a imparcialidade do processo.
-
‘The Economist’ corrige fala de Barroso e acende debate sobre atuação do STF
Revista The Economist corrige declaração sobre STF após crítica a Barroso e reafirma que a derrota mencionada foi do bolsonarismo. O presidente da Corte defende procedimentos do tribunal e critica a abordagem da publicação como distorcida da realidade institucional do Brasil.
-
“Economist” corrige texto sobre declaração do ministro Barroso
The Economist corrige editorial sobre a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e esclarece declaração do presidente do tribunal, Roberto Barroso. A revista reconhece erro ao afirmar que Barroso disse ter derrotado Jair Bolsonaro, quando na verdade ele se referia ao bolsonarismo.
-
Após 'live' em hospital, Bolsonaro é intimado sobre abertura de ação penal por tentativa de golpe
Bolsonaro é notificado sobre ação penal por tentativa de golpe de Estado; defesa deve ser apresentada em cinco dias. Outros réus já foram intimados desde abril, mas ex-presidente aguardou alta hospitalar para ser comunicado.
-
Os desafios da Igreja Católica no Brasil após o papa Francisco: perda de fiéis, falta de padres e polarização política
Igreja Católica no Brasil enfrenta perda de fiéis e avanço do evangelicalismo. A necessidade de renovação vocacional e diálogo com as demandas sociais são desafios centrais.
-
Moraes critica proposta de anistia para réus do 8/1: ‘Se fosse na sua casa, haveria?’
Ministro do STF critica projeto de anistia para atos do 8 de Janeiro e destaca a gravidade da invasão às instituições. Alexandre de Moraes reafirma que réus não podem escolher juízes e defende a imparcialidade do tribunal.
-
Moraes politiza ao falar da anistia, diz defesa de Filipe Martins
Advogado de Filipe Martins critica postura de Alexandre de Moraes no julgamento. A defesa alega falta de provas concretas contra o ex-assessor e questiona a politização do processo.
-
Moraes volta a negar saidinha de Daniel Silveira para ver família
Ministro do STF nega novo pedido de saída temporária de Daniel Silveira, citando falta de bom comportamento e ausência de fatos novos. Silveira continua a cumprir pena em regime semiaberto por atos antidemocráticos.
-
O que incrimina Filipe incrimina copeiro do Alvorada, diz defesa
Defesa de Filipe Martins argumenta que registros de entrada no Palácio da Alvorada não comprovam reuniões para planejar golpe de Estado. STF aceita denúncia e inicia ação penal contra Martins e outros cinco acusados.
-
Moraes permite visita de Magno Malta a Daniel Silveira na prisão
Ministro do STF autoriza visita do senador Magno Malta a Daniel Silveira na prisão. A visita humanitária foi solicitada pelo congressista e aprovada sob condições específicas de segurança.
-
Quem é Kevin Farrell, cardeal que comanda o conclave e a Igreja até a eleição do novo papa
Cardeal camerlengo Kevin Farrell assume papel interino na Igreja após a morte do Papa Francisco. Ele supervisiona a transição até a escolha do novo pontífice, mas com poderes limitados para decisões religiosas.
-
Se invadissem a sua casa, você pediria anistia?, questiona Moraes
Ministro do STF alerta sobre gravidade da tentativa de golpe após aceitar denúncia contra assessores de Bolsonaro. A anistia proposta é questionada em meio ao julgamento de réus por ações que ameaçaram a democracia.
-
Filipe Martins, Silvinei Vasques e mais 4: STF torna réus acusados de integrar 'núcleo operacional' de tentativa de golpe
Seis ex-integrantes do governo Bolsonaro se tornam réus por participação em plano golpista. Acusados enfrentam cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.
-
Por unanimidade, STF torna réus seis acusados de organizar tentativa de golpe contra Lula
STF torna réus mais seis suspeitos de tentativa de golpe de Estado; entre eles estão ex-integrantes do governo Bolsonaro. Denúncia inclui acusações de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático e depredação de patrimônio público.
-
Dino cita a bíblia e Moraes brinca: “É candidato a papa”
Ministros do STF fazem comentários descontraídos durante julgamento de denúncias de tentativa de golpe. A Corte aceita a denúncia contra Filipe Martins e outros cinco acusados, aprofundando investigações sobre suas ações em 2022.
-
Primeira Turma do STF torna réus denunciados pela ‘gerência’ do golpe
Seis ex-auxiliares de Jair Bolsonaro são denunciados por possíveis crimes relacionados ao golpe de 8 de janeiro. O STF aceita a acusação, e todos os envolvidos enfrentarão um processo penal.
-
STF recebe a denúncia contra o núcleo 2, acusado de golpe de Estado
STF abre ação penal contra envolvidos em tentativa de golpe após eleições de 2022. Seis acusados, incluindo ex-assessores de Bolsonaro, enfrentam graves acusações de crimes contra o Estado democrático.
-
STF torna Filipe Martins e 5 acusados réus por tentativa de golpe
STF aceita denúncia contra Filipe Martins e outros cinco por golpismo. O caso envolve acusações de tentativa de reverter resultados eleitorais e planos violentos contra líderes do governo atual.
-
Moraes vota para tornar réu Filipe Martins e mais 5 por golpe
Ministro vota a favor de recebimento da denúncia da PGR contra ex-assessor e mais cinco por tentativa de golpe de Estado em 2022. Processo penal pode resultar em investigações e audiências no STF.
-
Moraes vê 'indícios suficientes' para tornar mais seis réus em julgamento de trama golpista
Moraes destaca a existência de indícios robustos contra os acusados de trama golpista no STF. A Primeira Turma decidirá se tornará réus os envolvidos na tentativa de invalidar a eleição de 2022.
-
Investigado não escolhe juiz que o julga, diz Moraes
Moraes reafirma a imparcialidade do Judiciário ao afirmar que investigados não escolhem seus juízes. O julgamento em questão busca decidir sobre a denúncia contra Filipe Martins e outros envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado.
-
Comissão do Senado quer ouvir ministro Moraes e Tagliaferro
Comissão de Segurança Pública busca esclarecer denúncias sobre uso irregular do judiciário em eleições. Audiência pública contará com participação de autoridades envolvidas em áudio vazado que revela ameaças e manipulação de informações.