Gaza
-
Dia do Trabalhador é marcado por protestos anti-Trump em vários países
Protestos globais no Dia do Trabalhador refletem descontentamento com a política de Donald Trump. Manifestações destacam questões trabalhistas, imigração e aumento do populismo.
-
Como Trump planejou sua campanha de pressão total sobre as universidades de elite dos EUA
Trump propõe cortar verbas federais de Harvard e outras universidades em uma tentativa de reverter a ideologia prevalente no ensino superior. A Casa Branca intensifica sua campanha contra o que considera declarações ideológicas partidarizadas nas instituições acadêmicas em todo o país.
-
Juiz solta estudante palestino detido em entrevista de imigração nos EUA
Estudante palestino detido por protestos em Nova York conquista liberdade após intervenção judicial. O juiz argumentou que a prisão visava silenciar sua expressão política, protegida pela Constituição dos EUA.
-
EUA atacou mais de mil alvos no Iêmen desde meados de março, diz Pentágono
Os Estados Unidos e o Reino Unido intensificam ataques aéreos contra rebeldes huthis no Iêmen, visando suas capacidades militares. Enquanto isso, investigações sobre possíveis mortes de civis e o impacto nos fluxos comerciais globais estão em andamento.
-
França pede no Conselho de Segurança da ONU que Israel deixe território do Líbano
Ministro francês exige retirada de Israel do Líbano para restaurar soberania e paz na região. Ação é parte de uma iniciativa mais ampla para promover a solução do conflito israelense-palestino.
-
Análise: No primeiro ato, Trump entregou exatamente o que prometeu
Os primeiros 100 dias de Donald Trump à frente da presidência marcam um início polêmico de mandato, que priorizou a execução de promessas de campanha. No entanto, suas ações enfrentam reações crescentes de diversos setores da sociedade, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do seu apoio popular.
-
Netanyahu manobra e recua de demissão de chefe de segurança de Israel um dia após renúncia do funcionário
Governos enfrentam críticas e controvérsias após decisão reversa sobre a destituição do diretor do Shin Bet. A medida é vista como uma estratégia para evitar precedentes jurídicos e garantir uma transição ordenada no comando da agência de segurança.
-
Brics podem “abrir caminho para alcançar a paz”, diz Mauro Vieira
Mauro Vieira destaca a importância do Brics como agente de paz em um mundo em crise. Ele propõe uma diplomacia preventiva para evitar a escalada de conflitos globais.
-
Planos de Trump para paz vão de bate-boca com Zelensky a Riviera em Gaza
Trump enfrenta desafios diplomáticos para encerrar conflitos na Ucrânia e em Gaza. A falta de consenso entre aliados e a abordagem unilateral do governo complicam as negociações em andamento.
-
Planos de Trump para paz vão de bate-boca com Zelensky a Riviera em Gaza
Trump busca encerrar guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza, mas impasses marcam seus primeiros 100 dias. Críticas de aliados históricos e uma abordagem unilateral na região do Oriente Médio são destacadas por especialistas.
-
Tarifaço, bravatas e imigração: os 100 dias de Trump de volta à Casa Branca
Os primeiros 100 dias de Donald Trump na presidência são marcados por medidas polêmicas e uma política externa isolacionista. Com uma aprovação historicamente baixa, o republicano enfrenta desafios internos e internacionais enquanto promove uma agenda ideológica assertiva.
-
Ataque a direitos humanos marcam cem dias de 'reinado de Trump', diz relatório da Anistia Internacional
Relatório da Anistia destaca retrocessos globais nos direitos humanos e aponta a volta de Trump como uma ameaça à democracia. Brasil enfrenta crescentes violações, incluindo violência policial e discriminação racial, segundo a ONG.
-
Mauro Vieira defende diplomacia no encontro do Brics no Rio de Janeiro
Mauro Vieira pede cooperação dos países do Brics para resoluções pacíficas de conflitos globais. O ministro destaca a importância da diplomacia para promover a paz na Ucrânia e na Palestina, além de abordar a situação crítica no Haiti.
-
Brics defende multilateralismo em plena guerra comercial de Trump
Brasil e Brics defendem multilateralismo para a resolução dos conflitos na Ucrânia e Gaza durante reunião de chanceleres. O encontro também aborda as consequências da guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos e a urgência de uma solução diplomática.
-
Brics defende multilateralismo em plena guerra comercial de Trump
Brasil propõe multilateralismo para resolver conflitos na Ucrânia e Gaza durante reunião do Brics. Chanceler ressalta importância da diplomacia e condena obstrução de ajuda humanitária em Gaza.
-
Na abertura de reunião do Brics, Mauro Vieira destaca 'posição única' do bloco no cenário global
Chanceler brasileiro destaca a importância do Brics como uma força para a paz e a cooperação em um cenário global conturbado. Ele critica ações militares em Gaza e defende uma diplomacia renovada para solucionar conflitos, como a guerra na Ucrânia.
-
Presidência brasileira do Brics pede 'retirada total' das forças israelenses de Gaza
Brasil exige retirada das forças israelenses em Gaza durante reunião do Brics. Ministro das Relações Exteriores classifica interrupção da ajuda humanitária como inaceitável.
-
Brics pode e deve ser força para o bem, não bloco de confronto, diz ministro Mauro Vieira
Mauro Vieira enfatiza a importância da diplomacia e do investimento em causas que promovem a paz e a estabilidade global. Ele alerta para a necessidade de um Brics atuante na resolução de crises internacionais, como os conflitos em Gaza e na Ucrânia.
-
Ataque dos EUA contra prisão no Iêmen deixa 68 mortos, dizem houthis
Ataque aéreo deixa dezenas de mortos em prisão no Iêmen, com rebeldes houthis acusando os EUA de responsabilidade. A situação se agrava em meio ao fluxo migratório de africanos em busca de oportunidades no país em guerra.
-
Israel enfrenta acusações no Tribunal Internacional por bloqueio de ajuda a Gaza
O tribunal analisará as implicações da recusa israelense em aceitar ajuda humanitária em meio ao conflito. Os países membros apresentarão evidências sobre possíveis violações de direitos humanos e leis internacionais.
-
Israel ataca prédio do Hezbollah em Beirute e põe pressão em cessar-fogo
Israel ataca prédio do Hezbollah em Beirute, elevando tensões no Líbano. O ministro da Defesa destaca que os mísseis armazenados representavam uma ameaça ao país, enquanto as autoridades pedem intervenção dos EUA e França para manter o cessar-fogo.
-
Catar diz que Hamas aceita libertar todos os reféns no contexto de uma solução abrangente
Hamas demonstra disposição para libertar reféns em troca de prisioneiros, mas negociações enfrentam impasses. O primeiro-ministro do Catar alerta que a falta de um objetivo comum entre as partes complica a busca por uma solução para o conflito em Gaza.
-
Negociações de cessar-fogo em Gaza avançam, mas acordo para encerrar guerra entre Israel e Hamas é ‘ilusório’, diz premiê do Catar
Apesar dos avanços nas negociações, o premiê reconhece que um cessar-fogo duradouro ainda é incerto. A situação continua tensa à medida que as conversas progridem.
-
Lula fica menos de 24 horas em Roma e não vê Trump nem de azul
Lula e Janja representam o Brasil em funeral histórico do papa Francisco, ao lado de outros líderes mundiais. O presidente brasileiro destaca a necessidade de diálogo para resolução de conflitos globais em sua breve estada na capital italiana.
-
Lula espera cessar fogo entre Rússia e Ucrânia: ‘Ninguém quer falar de paz’
Lula destaca a importância de diálogo para a paz na Ucrânia e condena a violência em Gaza. O presidente brasileiro busca promover soluções pacíficas para conflitos internacionais.
-
Hamas diz estar pronto para acordo com Israel e trégua de 5 anos, segundo agência
Hamas propõe troca de reféns por prisioneiros palestinos em acordo global. Reuniões em Cairo buscam estabelecer uma trégua de cinco anos com Israel.
-
‘Nós perdemos o líder religioso mais importante deste primeiro quarto do século XXI’, declara Lula em Roma
Lula expressa pesar e gratidão pela liderança de Papa Francisco durante funeral em Roma. O presidente do Brasil ressalta a importância do pontífice no combate à desigualdade e na paz mundial.
-
Israel reconhece autoria de novo de ataque a trabalhadores humanitários em Gaza
Israel reconhece ataque a instalação da ONU em Gaza que resultou na morte de funcionário búlgaro. Incidente levanta preocupações sobre a segurança de trabalhadores humanitários na região em meio ao conflito.
-
Estoques de alimentos para famílias na Faixa de Gaza esgotou, informa ONU
PMA alerta para colapso alimentar iminente em Gaza após bloqueio prolongado da ajuda humanitária. A situação se agrava com o esgotamento das últimas reservas alimentares e o fechamento das padarias locais.
-
Governo espanhol cancela compra de munição israelense sob pressão da esquerda radical
Governo espanhol cede à pressão da esquerda radical e anula contrato com empresa israelense. A medida visa alinhar a política externa com a defesa dos direitos humanos, mas gera controvérsia e críticas da oposição.