Gaza
-
Enviado dos EUA promete mais ajuda humanitária após visita a Gaza
Steve Witkoff, enviado dos EUA, destaca a intensificação da ajuda humanitária em Gaza após denúncias de ataques contra civis. A visita ocorre em meio a crescentes pressões internacionais sobre a atuação de Israel na região.
-
França faz primeiro lançamento aéreo de ajuda sobre Gaza
França inicia envio de ajuda humanitária a Gaza com lançamento aéreo de suprimentos. Macron destaca a necessidade de acesso humanitário total para combater a fome na região.
-
Como as Forças Armadas disseram ‘não’, Bolsonaro recorreu aos EUA para o golpe
Bolsonaro e filhos tentam articular apoio americano para desestabilizar a democracia no Brasil. A manipulação política revela uma ameaça à soberania e à integridade das instituições nacionais.
-
Por que a aliança com Israel é uma questão de Estado na Alemanha — e como fome em Gaza põe isso à prova
Alemanha reafirma compromisso com Israel, mas pressões sobre política externa aumentam frente à crise humanitária em Gaza. A situação gera debates internos sobre a continuidade do apoio incondicional, refletindo as tensões sociais no país.
-
Enviado dos EUA visita operação de ajuda em Gaza que é criticada pela ONU
Enviado de Trump visita Gaza em meio à crescente pressão internacional sobre a situação humanitária. A operação de ajuda apoiada pelos EUA enfrenta críticas da ONU, enquanto a violência continua a atingir civis na região.
-
ONU divulga vídeo e acusa Israel de disparos contra multidão à espera de comida em Gaza
Multidões desesperadas em Gaza enfrentam riscos para receber ajuda humanitária enquanto são recebidas a tiros. Organizações da ONU relatam que a maioria das mortes ocorre durante as tentativas de entrega de suprimentos essenciais.
-
Em Gaza, mortos em busca de ajuda já passam de 1,3 mil
Ataques israelenses em Gaza resultam em alto número de mortos, com destaque para civis buscando ajuda humanitária. Organizações alertam para o uso de fome como arma de guerra e criticam falhas no sistema de distribuição de ajuda.
-
A venezuelização de Trump: sanções ao Brasil são última mostra da decadência americana
Trump e Chávez: paralelos entre o autoritarismo competitivo e o populismo contemporâneo. Com práticas similares e ambientes polarizados, ambos ameaçam as bases do Estado de direito em seus países.
-
Enviado de Trump visita Faixa de Gaza em meio a relatos de mortes por desnutrição
Visita dos enviados dos EUA destaca a gravidade da crise humanitária em Gaza, com o aumento da desnutrição entre crianças e adultos. A pressão internacional sobre Israel para melhorar a distribuição de ajuda humanitária também cresce.
-
Estados árabes pedem que o Hamas deponha as armas em meio à pressão por um Estado palestino
Países árabes e potências ocidentais se unem em apelo pela paz em Gaza, exigindo desarmamento do Hamas. A declaração busca um caminho para a criação de um Estado palestino e estabilização na região.
-
Guerra precisa acabar e coalizão extremista de Netanyahu deve renunciar, diz parlamentar da oposição
Parlamentar propõe retorno a estratégias de paz de Itzchak Rabin como solução para o conflito Israel-Palestina, enfatizando a segurança e a necessidade de diálogo. Efrat Rayten destaca a importância de um cessar-fogo para resgatar reféns e restaurar a confiança na busca pela paz.
-
Tiros na cabeça e no peito: o assassinato de crianças em Gaza
Investigação revela que ataques israelenses resultaram em numerosas mortes de crianças em Gaza, incluindo os trágicos casos de Mohamed al-Majdalawi e sua filha de dois anos, Layan. Análise de evidências aponta para possíveis violações graves do direito internacional durante os combates.
-
Professor emérito cancela curso após Columbia 'capitular a Trump'
Professor crítico do governo Trump cancela curso em protesto contra acordo que limita liberdade acadêmica. Rashid Khalidi denuncia a confusão entre críticas a Israel e antissemitismo, citando implicações para estudantes e a academia.
-
Enviado de Trump visita centro de distribuição de ajuda em Gaza onde palestinos foram mortos a tiros
A visita do enviado dos EUA ocorre em meio a crescentes críticas ao sistema de ajuda em Gaza, que resultou na morte de milhares de palestinos. Organizações internacionais alertam para a falta de transparência e os riscos fatais do novo programa.
-
Ministro fala em “resposta” alemã se Israel anexar Cisjordânia ocupada
Ministro alemão alerta sobre consequências da anexação da Cisjordânia por Israel e defende a criação de um Estado palestino. A viagem à região busca apurar a crise de fome em Gaza e reforçar a necessidade de um processo de paz.
-
A covardia da fome como arma de extermínio
A gestão Lula retoma o compromisso de combater a fome no Brasil, em um contexto global de crises humanitárias. Contudo, a tragédia da fome em Gaza destaca uma realidade alarmante que não pode ser ignorada.
-
Casa Branca pressiona Israel por crise de fome em Gaza
Encontro entre EUA e Israel visa melhorar a ajuda humanitária em Gaza. Pressão internacional aumenta à medida que a crise de fome se agrava na região.
-
Preço de alimentos dispara na Faixa de Gaza; quilo de farinha chega a R$ 67
A crise humanitária em Gaza se intensifica com a disparada nos preços dos alimentos e a escassez de recursos, levando muitos a desistirem da ajuda. O aumento da violência e da impossibilidade de acesso ao auxílio agrava o cenário de fome e desespero entre os habitantes da região.
-
Enviado de Trump para o Oriente Médio visitará pontos de distribuição de comida em Gaza
Steve Witkoff visitará pontos de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza para avaliar a crise humanitária. A iniciativa visa implementar um plano de assistência urgente com apoio do governo americano.
-
Trump expressa ‘descontentamento’ pelo reconhecimento internacional do Estado palestino
Trump critica decisões de líderes aliados sobre reconhecimento de Estado palestino. O presidente dos EUA defende que tal ação apenas recompensa o Hamas e não contribui para a paz na região.
-
Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas
Trump critica reconhecimento do Estado palestino por França, Reino Unido e Canadá. A Casa Branca argumenta que a medida premiaria o Hamas e complicaria negociações de paz.
-
Portugal considera reconhecer o Estado da Palestina
Portugal se junta a outros países na consideração de reconhecer o Estado da Palestina na ONU. A medida surge em resposta à crescente crise humanitária e às tensões no conflito entre Israel e Hamas.
-
Sindicatos e movimentos sociais fazem atos contra tarifas dos EUA
Manifestações em diversas capitais mobilizam centrais sindicais e movimentos sociais em protesto contra tarifas de Trump. Além da defesa da soberania, os atos incluem pautas como redução da jornada de trabalho e isenção de impostos.
-
Trump devia usar Magnitsky contra Netanyahu, diz Gleisi
Gleisi Hoffmann critica postura de Trump e chama Netanyahu de responsável por massacre em Gaza. Lula defende independência do Judiciário brasileiro e rejeita interferências externas.
-
Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino
Trump critica reconhecimento da Palestina pelo Canadá e destaca dificuldades em acordos comerciais. G20 pressiona por soluções em meio a crescente crise humanitária em Gaza.
-
Como aliados dos EUA estão rompendo com Trump para forçar uma mudança em Gaza
O anúncio do Canadá, França e Reino Unido sobre o reconhecimento do Estado palestino mostra um desabamento da unidade entre Estados Unidos e seus aliados, que divergem sobre o futuro da Faixa de Gaza. Enquanto isso, a falta de um plano claro por parte do governo Trump agrava a incerteza e o caos na região.
-
Gaza: quais são os cinco estágios que levam à fome?
A situação alimentar na Faixa de Gaza se agrava, com 154 mortos por desnutrição e alertas da ONU sobre um risco iminente de catástrofe humanitária. Especialistas destacam a urgência de proporcionar ajuda alimentar adequada, especialmente para mães e crianças, para evitar consequências permanentes.
-
Governo Trump sanciona Autoridade Palestina por “internacionalizar” o conflito com Israel
EUA impõem sanções a líderes palestinos em meio a crescente apoio internacional ao Estado da Palestina. A medida visa responsabilizar as entidades palestinas por ações que minariam os esforços de paz com Israel.
-
Trump sugere que reconhecimento da Palestina pelo Canadá pode impedir acordo comercial
Trump alerta que apoio canadense à Palestina pode prejudicar negociações comerciais. Primeiro-ministro Mark Carney condiciona reconhecimento a certos requisitos da Autoridade Palestina.
-
Entenda por que Palestina não deve se tornar membro pleno da ONU
Vários países europeus, incluindo França, Reino Unido, Canadá e Portugal, estão se unindo para reconhecer um Estado palestino, aumentando a pressão sobre Israel. A iniciativa ocorre em meio à crise humanitária em Gaza e à estagnação do processo de paz na região.
-
É possível negar a intenção de genocídio de Israel na Faixa de Gaza?
A decisão do governo brasileiro de apoiar a ação contra Israel na Corte Internacional de Justiça intensifica o debate sobre a definição e a realidade do genocídio na Faixa de Gaza. Especialistas e autoridades levantam questões sobre as intenções por trás das ações israelenses e os impactos humanitários do conflito.
-
Canadá se junta a França e Reino Unido e afirma intenção de reconhecer Estado da Palestina na ONU
Canadá se junta a França e Reino Unido ao anunciar intenção de reconhecer o Estado da Palestina na ONU. A decisão visa revitalizar a esperança por uma solução de dois Estados, em meio à intensificação do conflito e crise humanitária na Faixa de Gaza.
-
Ao menos 48 palestinos morrem à espera de ajuda humanitária; enviado de Trump chega a Israel
Conflito na Faixa de Gaza deixa um alto número de mortos em busca de comida. Situação humanitária se agrava com relatos de desnutrição e pedidos por mais ajuda internacional.
-
Portugal se junta a Canadá, Reino Unido e França e fala em reconhecer Estado da Palestina
Portugal sinaliza reconhecimento da Palestina em setembro, acompanhando decisões recentes de países do G7. A proposta surge em meio a uma crise humanitária sem precedentes na Faixa de Gaza e ao longo de décadas de conflito na região.
-
Trump impõe sanções a organizações palestinas por 'prejudicar a paz' em Gaza
EUA anunciam sanções a líderes da ANP e OLP em meio a tensões na Faixa de Gaza. Medida visa pressionar grupos palestinos a cumprir acordos de paz e reanimação de negociações.