Enviado de Trump para o Oriente Médio visitará pontos de distribuição de comida em Gaza
Steve Witkoff visitará pontos de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza para avaliar a crise humanitária. A iniciativa visa implementar um plano de assistência urgente com apoio do governo americano.
Steve Witkoff, enviado especial do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, visitará na sexta-feira (1) pontos de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza. O objetivo é conhecer a situação local e implementar um plano de assistência humanitária, informou a Casa Branca.
A porta-voz Karoline Leavitt confirmou que Witkoff e o embaixador Mike Huckabee se reunirão com os habitantes, inspecionando os pontos atuais de distribuição.
Witkoff teve uma reunião "muito produtiva" com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu sobre a "necessidade urgente" de priorizar a entrega de alimentos em Gaza.
Leavitt enfatizou que Trump, descrito como um "humanitário de grande coração", tomará decisões sobre futuros planos de distribuição após a visita.
Notícias indicam que Witkoff pode visitar um ponto da controversa Fundação Humanitária para Gaza (GHF), criticada pela ONU por suas exigências de deslocamento em áreas perigosas.
A assistência ocorre em meio a pressões internacionais sobre Israel, com denúncias de picos de mortes por fome na região. Trump, em uma publicação, afirmou que "A maneira mais rápida de acabar com a crise humanitária em Gaza é o Hamas se render e libertar os reféns!"
Atualmente, as negociações entre Hamas e o governo de Netanyahu estão estagnadas. Na segunda-feira, Trump reconheceu a necessidade de um cessar-fogo, mencionando a fome entre as crianças em Gaza.
Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias