Trump sugere que reconhecimento da Palestina pelo Canadá pode impedir acordo comercial
Trump alerta que apoio canadense à Palestina pode prejudicar negociações comerciais. Primeiro-ministro Mark Carney condiciona reconhecimento a certos requisitos da Autoridade Palestina.
Trump critica reconhecimento da Palestina pelo Canadá
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que o reconhecimento da Palestina pelo Canadá pode afetar as negociações tarifárias entre os dois países.
Em uma publicação em sua rede social nesta quinta-feira (31), Trump afirmou que o apoio do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, à criação de um Estado palestino torna um consenso comercial "uma possibilidade remota".
Trump comentou: “Uau, o Canadá acabou de anunciar que está apoiando a criação de um Estado palestino. Dessa forma, vai ser muito difícil fecharmos um acordo comercial com eles. Oh, Canadá.”
Nesta quarta-feira, Carney declarou que o Canadá reconheceria formalmente o Estado palestino em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, caso a Autoridade Palestina atenda a condições específicas, como desmilitarização e eleições sem o Hamas.
O premiê canadense enfatizou: “O nível de sofrimento humano em Gaza é intolerável” e destacou que o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, garantiu que pode cumprir os objetivos estabelecidos, mas que “muito ainda precisa acontecer antes que um Estado democrático e viável seja estabelecido”.
Carney concluiu que não se pode adiar uma ação internacional coordenada em apoio à paz, segurança e dignidade da vida humana.