Congresso
-
Como Trump está usando tribunais para alcançar o que quer, ampliando os poderes presidenciais
O ex-presidente Donald Trump é considerado culpado em 34 acusações, marcando um momento histórico para a política americana. Agora, novas decisões da Suprema Corte podem reconquistar o Judiciário e alterar o equilíbrio entre os poderes nos Estados Unidos.
-
A traição ao irmão do ‘Capitão Nascimento’ e a aposta do general que planejou matar Lula e Moraes
General Mário Fernandes admite autoria de plano para assassinar líderes políticos e propõe golpe como resposta a frustrações e ressentimentos. Entre justificativas e arrependimentos, sua revelação gera desconfiança e questiona a integridade das Forças Armadas.
-
General diz que Eduardo deu ‘tiro no pé’ da família Bolsonaro por tarifaço
General Paulo Chagas critica atuação de Eduardo Bolsonaro em relação ao tarifaço dos EUA e afirma que o bolsonarismo prejudica o Brasil. Ele destaca a necessidade de responsabilidade nas negociações, enquanto uma comitiva de senadores busca reverter as consequências econômicas.
-
Líder do governo no Senado não vê chance de adiar prazo para começo do tarifaço
Senador Jaques Wagner expressa dificuldades em adiar tarifas sobre produtos brasileiros e lidera missão em Washington. Delegação busca estabelecer um diálogo com senadores e empresários americanos para discutir possíveis soluções.
-
Pacheco rebate críticas bolsonaristas: “Nunca abaixei a cabeça para esse grupo”
Rodrigo Pacheco defende a democracia em resposta a críticas e posiciona-se contra anistia a golpistas. O senador destaca a necessidade de resistência a tentativas de ruptura institucional.
-
Às vésperas de tarifaço, Lula sanciona lei para incentivar exportação de micro e pequenas empresas
Lula sanciona lei de incentivo à exportação em meio a ameaças de tarifas dos EUA. O programa Acredita Exportação busca apoiar micro e pequenas empresas com devolução de tributos sobre vendas externas.
-
EUA e China retomam negociações tarifárias; Focus, relatório da Dívida Pública e mais
Acordo comercial entre EUA e UE gera otimismo no mercado, enquanto Brasil busca evitar tarifas de 50% impostas por Trump. A semana será decisiva com decisões do Fed e do Comitê de Política Monetária, além da divulgação de dados econômicos importantes.
-
Chega de bravatas
Com a aproximação do tarifaço de 50% anunciado por Trump, o Brasil enfrenta um potencial colapso econômico. Enquanto outros países buscam negociar, Lula parece mais focado em bravatas do que em soluções concretas.
-
Às vésperas de tarifaço de Trump, Lula sanciona lei para incentivar exportação de micro e pequenas empresas
Lei que cria o programa Acredita Exportação visa fortalecer vendas externas de micro e pequenas empresas brasileiras. A medida surge em meio ao anúncio de tarifas elevadas dos EUA sobre produtos do Brasil.
-
Nos EUA, senadores devem se reunir com empresários norte-americanos para tentar negociar tarifaço de Trump
Senadores buscam diálogo em Washington para discutir tarifas comerciais de Trump ao Brasil. Com estratégias definidas, eles visam restaurar relações e mitigar impactos econômicos.
-
Lula vai sancionar programa Acredita Exportação, que permite devolução de tributos para empresas
Programa visa estimular exportações de micro e pequenas empresas, com devolução de 3% das receitas. Sancionamento ocorrerá em cerimônia com a presença de autoridades do governo.
-
A favor de atos na Praça dos Três Poderes em 2007, Lewandowski agora não diz nada
Silêncio de Lewandowski sobre nova proibição de manifestações revela contradições com sua posição anterior no STF. A decisão atual de Alexandre de Moraes gera debate sobre liberdade de expressão e segurança pública.
-
Lula sanciona nesta 2ª programa que permite devolução de tributos
Lula sanciona programa que reembolsa micro e pequenas empresas em exportações. Iniciativa visa fortalecer a presença dessas empresas no mercado internacional por meio da devolução de tributos.
-
Agenda de política: Senadores tentam negociar "tarifaço" nos EUA
Senadores buscam negociar redução de tarifas e fortalecer laços comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O encontro marca uma nova tentativa de diálogo diplomático após medidas protecionistas.
-
1.000 indígenas fizeram vigília na praça dos Três Poderes em 2021
Praça dos Três Poderes é fechada por decisão do STF para prevenir novos episódios de manifestações. A medida ocorre após tensões relacionadas a acampamentos e atos golpistas em Brasília.
-
O que Eduardo Bolsonaro fez ao longo dos seus 3 mandatos na Câmara
Eduardo Bolsonaro tem se mostrado pouco produtivo no Congresso desde 2015, com apenas cinco propostas legislativas aprovadas. O deputado, que reside nos EUA, permanece ativo em discursos críticos ao governo brasileiro, especialmente ao governo Lula.
-
Eduardo Bolsonaro critica Nikolas por ser ‘pouco ativo’ em busca por punições dos EUA ao Brasil
Eduardo Bolsonaro critica Nikolas Ferreira por falta de apoio em sanções ao Brasil. O deputado federal expressa sua decepção em relação à inatividade do aliado nas questões que afetam a democracia brasileira.
-
Tarcísio e Nunes são cobrados por maior transparência no uso de emendas Pix
Governos estadual e municipal de São Paulo enfrentam críticas por falta de transparência nas emendas Pix, com órgãos de controle exigindo a divulgação de planos de trabalho. As irregularidades levantam preocupações sobre a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal.
-
Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso
Congresso deve retomar as discussões sobre a ampliação da licença paternidade após o recesso, com diversos projetos em andamento. O objetivo é garantir um período mais extenso que os atuais cinco dias, com propostas variando de 15 a 60 dias.
-
Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso
Congresso se prepara para debater regulamentação da licença paternidade após prazos do STF expirarem. Diversos projetos em análise preveem ampliação do período de licença para até 60 dias.
-
Trabalhador brasileiro; a 1ª vítima de uma guerra comercial
Governo dos EUA intensifica pressões comerciais sobre o Brasil, elevando taxas e iniciando investigações que exacerbarão a crise econômica. Desemprego e instabilidade política ameaçam a recuperação do país em meio a tensões diplomáticas.
-
De olho em 2026, Lula planeja ao menos 6 novos programas sociais
Lula pretende lançar seis novos programas sociais antes das eleições de 2026, com foco em isenções de impostos e créditos subsidiados. A aprovação dessas medidas pode influenciar diretamente sua popularidade e apoio político na corrida pela reeleição.
-
Plano de Milei não faz os argentinos tirarem dólares ‘debaixo do colchão’. E a razão não é simples
Falta de confiança e incertezas econômicas dificultam a retirada de dólares guardados pelos argentinos. A desaprovação do governo cresce, refletindo um clima de arrependimento entre eleitores e preocupação com o futuro financeiro do país.
-
Em 2007, STF foi contra proibir atos na praça dos Três Poderes
Decisão do ministro Alexandre de Moraes contraria precedentes do STF sobre liberdade de manifestação. A praça dos Três Poderes, local histórico para protestos, ficará isolada para evitar novos conflitos semelhantes ao ocorrido em 8 de Janeiro.
-
XP Expert: Gestor da Encore Asset espera ciclo de melhora para a renda variável por causa dos ventos externos
João Braga, da Encore Asset Management, analisa o mercado de ações e critica a falta de confiança dos investidores brasileiros, destacando que a atual baixa nos preços representa uma oportunidade de compra. Ele ressalta que grande parte do capital recente vem de investidores estrangeiros, evidenciando uma mudança na dinâmica do mercado.
-
Tarcísio vê agenda no Brasil posta: reforma administrativa e desvinculação de receita
Governador Tarcísio de Freitas propõe reformas para fortalecer a economia do Brasil a partir de 2026. Em painel com outros governadores, ele enfatiza a importância do trabalho em conjunto entre os Poderes e critica a gestão orçamentária atual.
-
Expert XP: Brasil beira 'semi-argentinização', diz Legacy Capital
Analistas projetam mudanças na política econômica do Brasil a partir de 2027, com foco em reformas e cortes de gastos. O cenário atual apresenta riscos de desestabilização econômica, reforçando a necessidade de uma agenda reformista para evitar uma crise como a da Argentina.
-
Tarcísio e Nunes são cobrados por maior transparência no uso de emendas Pix
Governos de São Paulo e da capital enfrentam críticas por falta de transparência nas emendas Pix. Tribunais de Contas exigem planos de trabalho que garantam a correta aplicação dos recursos públicos.
-
Lourival Sant’Anna: EUA vão tirar vistos do governo e usar Lei Magnitsky contra ministros do STF
EUA planejam sanções adicionais a autoridades brasileiras em resposta a decisões do STF sobre Jair Bolsonaro. A medida visa pressionar o governo Lula e demonstrar a capacidade dos americanos de interferir nas dinâmicas políticas da América Latina.
-
Moraes proíbe acampamentos na Praça dos Três Poderes e em frente a quartéis das Forças Armadas
Ministro do STF autoriza uso da força para remover deputados bolsonaristas acampados em frente ao Supremo. A medida visa evitar a repetição de eventos golpistas, com proibição de novos acampamentos na área.