XP Expert: Gestor da Encore Asset espera ciclo de melhora para a renda variável por causa dos ventos externos
João Braga, da Encore Asset Management, analisa o mercado de ações e critica a falta de confiança dos investidores brasileiros, destacando que a atual baixa nos preços representa uma oportunidade de compra. Ele ressalta que grande parte do capital recente vem de investidores estrangeiros, evidenciando uma mudança na dinâmica do mercado.
João Braga, sócio-fundador da Encore Asset Management, afirmou que a bolsa brasileira está barata e que ele já está investido, mas com cautela devido à incerteza recente.
Enquanto os brasileiros estão reticentes em investir, investidores estrangeiros estão buscando ações na gestora, que acumulou ganhos de quase 24% até 24 de julho deste ano.
A Encore foi fundada em 2020 e, apesar das dificuldades, o capital externo tem sido crucial para sua operação. Braga acredita em um ciclo otimista para a renda variável, impulsionado por fatores externos e uma revisão na exposição de investidores ao Brasil.
Braga destacou dois eventos que influenciam essa mudança: o fenômeno chinês DeepSeek, que questiona a hegemonia dos EUA em inteligência artificial, e a volta de Donald Trump à Casa Branca, que trouxe mais volatilidade.
Segundo ele, a alta das taxas de juros no Brasil foi atingida no mês passado, aumentando a probabilidade de queda futura, o que beneficiaria os preços das ações. Atualmente, os investidores brasileiros mantêm uma baixa quantidade de ações em suas carteiras, o que implica que o valor das empresas ainda está descontado.
Braga, comparando o mercado a comprar produtos em um supermercado com descontos, disse que sua carteira está agora diversificada e com 50% em ações "atacantes", como Suzano e Petro Rio, e 12% destinadas às defensivas.
Com a expectativa de uma mudança política em 2026, ele vê possibilidade de 10% de alta no índice devido a papéis com carrego positivo. No entanto, a proposta de taxação de títulos pode desencadear um fluxo de resgates de investidores, afetando o mercado.
Braga também mencionou que o recente aumento das tarifas de importação não foi motivo para pânico entre investidores estrangeiros, mas abriu oportunidades de compra em ações como Localiza, Arezzo e Smart Fit.