Legislativo
-
Aliados visitam Bolsonaro após operação da PF: 'não será abandonado'
Congressistas do PL demonstram apoio a Bolsonaro após operação da PF, destacando a necessidade de ações no Congresso para conter decisões do Judiciário. Senador Carlos Portinho critica governo Lula pela falta de negociações enquanto busca reverter medidas que afetaram as exportações brasileiras.
-
Recesso parlamentar será mantido e Congresso voltará no início de agosto, diz Alcolumbre
Parlamentares do PL pedem fim do recesso para votar medidas contra o Judiciário. O presidente do Congresso rejeita a solicitação e confirma retorno das atividades em 4 de agosto.
-
Vamos solicitar fim do recesso informal do Congresso, diz Bia Kicis
Oposição e PL articulam fim do recesso informal do Legislativo e reunião com presidente da Câmara para discutir medidas contra Bolsonaro. Parlamentares se mobilizam em defesa do ex-presidente, criticando a atuação do STF e a suposta perseguição política.
-
O Brasil deveria ter avisado Trump antes de usar o Pix?
Trump menciona a rua 25 de Março em contexto de comércio desleal e tarifas, gerando tensões com o Brasil. A resposta do governo brasileiro refuta a interferência americana nas questões internas e reafirma a soberania nacional.
-
Moraes criou “regime de exceção” com medidas contra Bolsonaro, diz líder da oposição
Deputado Zucco denuncia abuso de poder e critica medidas cautelares contra Bolsonaro. O parlamentar espera apoio internacional para preservar os direitos democráticos no Brasil.
-
Dólar abre em leve alta nesta sexta após Lula chamar tarifa de Trump de 'chantagem inaceitável'
Mercado financeiro reage às tensões comerciais entre Brasil e EUA. Dólar sobe 0,29% em meio a declarações de Lula e Trump sobre a nova sobretaxa.
-
‘Nem trabalho com a hipótese de não resolver o tarifaço’, avalia Haddad
Ministro da Fazenda acredita que a taxação de 50% proposta pelos EUA será renegociada antes do prazo final. Ele critica a medida, ressaltando que ela não faz sentido econômico e pode impactar negativamente tanto Brasil quanto Estados Unidos.
-
Mudança em precatórios facilita cumprir meta fiscal, diz Tebet
Senado avança com PEC que limita pagamento de precatórios e garante metas fiscais até 2027. Ministra do Planejamento defende medidas para preservar a previsibilidade orçamentária e a sustentabilidade da dívida pública.
-
Sem diálogo com EUA, governo espera que inflação do café e da laranja leve Trump a adiar tarifaço
Governo brasileiro enfrenta desafio na negociação com a administração Trump, após interrupção dos canais de diálogo. Técnicos apostam que os impactos inflacionários nos EUA podem levar à reconsideração das tarifas propostas.
-
Antecipação da disputa eleitoral tensiona relação entre governo Lula e Congresso
A relação entre Executivo e Legislativo deve se intensificar, com um aumento de confrontos enquanto a disputa eleitoral se aproxima. O cientista político Rafael Cortez analisa a dinâmica de veto e retaliação, destacando o impacto da opinião pública nesse cenário.
-
Especialistas temem que governo tente mudar regra da meta fiscal em ano eleitoral e em meio a crise com Congresso
Governo estuda alteração na meta fiscal de 2026 para aliviar restrições de gastos em ano eleitoral. Especialistas apontam que mudanças podem ser necessárias devido à pressão do Congresso e à necessidade de novas receitas.
-
Centrão prepara troco ao Planalto e Lula conta com desgaste do Congresso para fazer disputa política
Alianças e retaliações marcam a volta dos deputados e senadores do recesso, com o governo Lula enfrentando um Congresso determinado a dificultar suas propostas. O veto ao aumento de deputados e o controverso aumento do IOF intensificam a tensão entre os Poderes.
-
Turbulência entre Executivo e Legislativo ocorre por conflito de interesses, dizem especialistas
Cientistas políticos analisam a crescente tensão entre o Executivo e o Legislativo, impulsionada por vetos e novas propostas polêmicas. O presidente enfrenta desafios para manter a governabilidade diante das demandas do Congresso.
-
Eduardo Bolsonaro acabou transformando Lula em um estadista
A polarização política se intensifica, enquanto as crises sociais permanecem em segundo plano. No cenário atual, os problemas estruturais do país continuam sem solução, eclipsados pela disputa entre líderes.
-
Lula diz que Netanyahu 'não respeita ninguém' e que usa guerra para manter cargo
Lula critica ações de Netanyahu na guerra em Gaza e exige maior respeito dos EUA ao Brasil. O presidente brasileiro reforça a importância de um cessar-fogo e se mostra aberto ao diálogo com Trump, mas recusa imposições.
-
Congresso tenta revidar após veto de Lula e derrota no IOF, e PT vê governo Lula fortalecido
O Congresso Nacional encerra seus trabalhos antes do recesso com derrotas significativas em votações cruciais. A relação entre o Legislativo e o governo Lula parece tensa, à medida que as medidas impopulares e a pressão social complicam o cenário político.
-
Para aliados, veto de Lula a deputados tem desgaste calculado
Presidente veta aumento de cadeiras na Câmara em meio à pressão popular e proximidade das eleições de 2026. O Congresso poderá analisar o veto em agosto, enquanto o governo prioriza a reforma do Imposto de Renda.
-
‘Não há hipótese de a gente não resolver o tarifaço dos EUA’, diz Haddad
Haddad acredita em negociação sobre tarifa imposta por Trump e critica impactos econômicos da taxa de 50%. O ministro também comenta sobre projetos de reforma tributária e fortalecimento da relação com o Congresso.
-
Moraes derrubou o “Congresso inteiro” ao permitir IOF, diz Gayer
Deputado critica decisão do STF por deslegitimar ações do Congresso. Manutenção do aumento do IOF visa reforçar arrecadação e justiça fiscal, mas gera polêmica entre especialistas.
-
Ibovespa tem dia de cautela com tarifas e fiscal; mercado espera por falas de Lula
Ibovespa registra leve alta em meio a incertezas fiscais e tarifárias, com setor de commodities em queda e destaque para o aumento das ações do GPA. Investidores permanecem cautelosos, aguardando pronunciamentos sobre a nova taxação dos EUA e decisões do STF.
-
Tebet faz apelo por maturidade ao Congresso após Lula vetar aumento do número de deputados
Ministra do Planejamento reconhece que veto ao aumento de deputados pode impactar temporariamente relação do governo com o Congresso. Apesar disso, Simone Tebet se mostra otimista quanto à maturidade das Casas Legislativas para superar a crise antes do retorno do recesso.
-
Lula questiona PT e esquerda por elegerem poucos congressistas
Lula questiona a eficácia da comunicação do PT e da esquerda no entendimento do povo, enquanto busca explicar as dificuldades em conquistar mais cadeiras no Congresso. Ele destaca a necessidade de refletir sobre o desempenho nas eleições legislativas e a estratégia para 2026.
-
Dino intima União e Congresso sobre uso de emendas para pagar salários de profissionais da saúde
Ministro do STF Flávio Dino solicita resposta da AGU e do Congresso sobre a legalidade do uso de emendas para pagamento de salários na saúde. A determinação surge após denúncias de irregularidades na ONG Associação Moriá e questionamentos sobre a transparência nos gastos públicos.
-
Saiba quem são os senadores que vão aos EUA para negociar taxação de 50% sobre importações
Senadores brasileiros buscam diálogo com EUA para contestar taxação de produtos nacionais. Comitiva será formada por representantes de diferentes partidos, destacando a preocupação com o setor produtivo, especialmente o agronegócio.
-
Afinal, como fica o IOF agora?
Decisão do ministro do STF restabelece a maior parte do decreto de aumento do IOF, mas mantém a isenção sobre o risco sacado. A questão ainda será analisada pelo plenário da Corte em uma futura votação.
-
Retroatividade de IOF é ‘problemão’ para instituições financeiras e contribuintes, dizem especialistas
A medida pode gerar insegurança jurídica e complicações financeiras tanto para bancos quanto para consumidores, que terão que se adaptar rapidamente à nova legislação. Especialistas alertam para os impactos negativos nas operações e investimentos realizados sob as regras anteriores.
-
Lula pede à juventude resultado mais favorável à sua base no Congresso, nas próximas eleições
Lula destaca a importância de formar uma maioria de esquerda no Congresso para aprovar as políticas do governo. Ele também expressa sua solidariedade às vítimas de um trágico acidente que envolveu estudantes a caminho do evento.
-
Federação das Indústrias de MG diz que manutenção de IOF penaliza setor produtivo
Fiemg critica aumento do IOF e alerta para impactos negativos na indústria. Entidade destaca que a medida eleva custos e fragiliza a economia em meio à estagnação.
-
Retroatividade de IOF é ‘problemão’ para instituições financeiras e contribuintes, dizem especialistas
Especialistas apontam que a decisão pode gerar confusão nas operações financeiras e aumentar a carga tributária. Impactos diretos nas instituições e possíveis questionamentos judiciais estão previstos.
-
Após melhora na popularidade, Lula tensiona relação com Congresso em meio a incertezas fiscais
Lula busca fortalecer sua posição ao vetar aumento de deputados, mas enfrenta resistência do Congresso. O imbróglio fiscal e novas derrotas legislativas complicam ainda mais a relação entre o governo e os parlamentares.