HOME FEEDBACK

Moraes criou “regime de exceção” com medidas contra Bolsonaro, diz líder da oposição

Deputado Zucco denuncia abuso de poder e critica medidas cautelares contra Bolsonaro. O parlamentar espera apoio internacional para preservar os direitos democráticos no Brasil.

Líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), publicou um vídeo em 18 de agosto, onde lê uma nota de repúdio de parlamentares contra medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A nota critica Moraes por agir de forma política durante o recesso legislativo, consolidando um “regime de exceção”. Zucco chama a operação de "grave abuso de poder" e destaca que a decisão foi monocrática, impedindo uma resposta imediata da Câmara.

Zucco afirma que "a escalada autoritária atinge novo patamar no Brasil" e acusa Moraes de atropelar o devido processo legal. A nota também menciona a "dimensão humanitária" das medidas, alegando que Bolsonaro, idoso e doente, não representa risco de fuga.

Os parlamentares pedem que organismos internacionais de defesa dos direitos humanos se manifestem. Zucco afirma: “Assim não há democracia possível”, reiterando o compromisso da oposição com “Deus, pátria, família e liberdade”.

A decisão de Moraes foi baseada em um pedido da Polícia Federal, com aval da Procuradoria-Geral da República. O ministro alegou que Bolsonaro e Eduardo agem para pressionar o sistema de Justiça, com tentativas de interferência na ação penal relacionada a uma tentativa de golpe.

As medidas cautelares incluem alegações de coação e obstrução de investigações, além de uma reunião de Bolsonaro com um conselheiro do Departamento de Estado dos EUA. O julgamento das medidas começou na mesma data e prosseguirá até 22 de agosto.

Leia mais em infomoney