ONU
-
Enchentes e deslizamentos matam 14 pessoas na Coreia do Sul em 5 dias de chuvas
Chuvas intensas e deslizamentos de terra agravam a crise na Coreia do Sul, com 14 mortes confirmadas e 12 desaparecidos. A previsão é de uma pausa nas chuvas, seguida por uma onda de calor no país asiático.
-
Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza
Conflito em Gaza: ataques israelenses resultam em 17 palestinos mortos enquanto aguardavam ajuda alimentar. A situação humanitária se agrava com frequentes confrontos e mortes em pontos de distribuição.
-
Hospedagem vai faturar US$ 10 mi com COP30, diz federação
Expectativa de faturamento destaca a importância da COP30 para o setor hoteleiro em Belém. Com alternativas de hospedagem diversificadas, a cidade busca atender à demanda de participantes da conferência em 2025.
-
Rússia exportou 20 vezes mais ao Brics do que ao G7 em 2024
Exportações russas para o Brics disparam em comparação ao G7, impulsionadas por sanções. O comércio com os países do Brics cresceu expressivamente, com China e Índia liderando as compras de produtos russos.
-
'A cidade vai morrer': Itália vê nascimentos despencarem enquanto restringe cidadania
A cidade de Fregona enfrenta uma crise demográfica alarmante, com o fechamento iminente de sua escola primária devido à baixa taxa de natalidade. E enquanto o governo tenta implementar políticas de incentivo à família, as dificuldades enfrentadas pelos pais com relação ao trabalho e à creche continuam a persistir.
-
Grécia prende 200 migrantes nas primeiras detenções desde suspensão de asilo
Grécia inicia detenção de migrantes após suspender direito de asilo para pessoas do norte da África. A medida, duramente criticada por grupos de direitos humanos, visa acelerar o processo de repatriação em meio ao aumento das chegadas irregulares.
-
Israel abre fogo perto de centro de ajuda em Gaza, e hospital fala em 32 mortos
Soldados israelenses disparam contra civis em busca de ajuda humanitária, resultando em 32 mortes na Faixa de Gaza. O ataque ocorre em meio a uma crescente crise humanitária, com milhares de palestinos enfrentando insegurança alimentar extrema.
-
Israel abre fogo perto de centro de ajuda em Gaza, e hospital fala em 32 mortos
Ataques a grupos em busca de ajuda humanitária em Gaza aumentam violência na região. A crise alimentícia se agrava à medida que os confrontos entre Israel e Hamas se intensificam, com milhares de palestinos enfrentando risco iminente de morte.
-
Moraes faz interpretação elástica sobre crime de soberania
Ministro do STF acusa Jair Bolsonaro de atentado à soberania nacional por buscar apoio estrangeiro. Decisão inclui uso de tornozeleira eletrônica e gera controvérsia entre especialistas sobre a interpretação da lei.
-
Trump retira EUA das reformas da OMS para combater pandemias
Trump rechaça mudanças da OMS para combate a pandemias, alegando violação da soberania dos EUA. Críticos destacam riscos de interferência nas políticas de saúde e relações internacionais.
-
Militantes rompem trégua em Sweida, diz presidente sírio
Violência em Sweida faz vítimas e provoca deslocamento de famílias, enquanto líderes drusos buscam proteger seus direitos. O presidente interino da Síria promete responsabilizar grupos que desrespeitaram o cessar-fogo na região.
-
“Perseguição política”, diz oposição sobre restrições contra Bolsonaro
Oposição no Congresso critica medidas cautelares contra Bolsonaro e classifica ações como arbitrariedade judicial. Parlamentares do PL afirmam que restrições violam princípios constitucionais e buscam silenciar a divergência política.
-
Governo Trump vai destruir quase 500 toneladas de alimentos que seriam destinados à ajuda externa
Governo dos EUA incinera quase 500 toneladas de alimentos destinados a emergências, apesar de alertas sobre o desperdício. A decisão ocorre após congelamento de ajuda humanitária e atrasos na distribuição de suprimentos críticos para a segurança alimentar global.
-
Índia rejeita ameaças a compradores de petróleo russo e diz que necessidade energética é prioridade
Índia reafirma prioridade em garantir necessidades energéticas e ignora alerta da Otan sobre sanções. O governo destaca sua posição de compra de petróleo russo diante das condições do mercado global.
-
Mais de 11 milhões de refugiados podem perder acesso a ajuda devido a cortes, diz agência da ONU
Cortes na ajuda externa por países doadores ameaçam a sobrevivência de milhões de refugiados. A ACNUR alerta que regiões vulneráveis enfrentam colapsos em serviços essenciais devido à drástica redução de financiamento.
-
As mulheres engravidadas e depois abandonadas por agentes da ONU: 'Sumiu sem dizer nada'
Crianças nascidas de relações com agentes de paz da ONU enfrentam estigmas e abandono em meio a uma crise humanitária no leste da RDC. Denúncias de exploração sexual e falta de responsabilização aumentam a inquietação sobre a atuação da missão da ONU na região.
-
Lula à CNN Internacional: ‘Trump foi eleito para governar os EUA, não para ser imperador do mundo’
Lula critica tarifas de Trump e reafirma disposição para negociar. Presidente brasileiro também aborda a relação com ex-presidente Jair Bolsonaro e a necessidade de reformar a governança global.
-
Lula diz que Netanyahu 'não respeita ninguém' e que usa guerra para manter cargo
Lula critica ações de Netanyahu na guerra em Gaza e exige maior respeito dos EUA ao Brasil. O presidente brasileiro reforça a importância de um cessar-fogo e se mostra aberto ao diálogo com Trump, mas recusa imposições.
-
A lei está sendo decepada, diz Marina sobre licenciamento ambiental
Marina Silva critica aprovação do PL 2.159/2021, que altera significativamente a legislação ambiental. A ministra alerta para os riscos de enfraquecimento das normas ambientais em um momento crucial para a agenda climática.
-
O que a Costa Rica tem? Podemos aprender com o mais novo país de renda alta da América Latina
Costa Rica atinge status de país de renda alta, destacando-se na América Latina. Colunista analisa os fatores que levaram a essa mudança e as lições para o Brasil.
-
Eslovênia se torna primeiro país da Europa a proibir entrada de ministros extremistas de Israel
Eslovênia toma medida inédita contra ministros israelenses, enviando mensagem clara sobre violações de direitos humanos. A ação ocorre após a falta de consenso entre países da UE para uma resposta conjunta ao conflito em Gaza.
-
Trump jamais negociou 10% do que já negociei na vida, diz Lula
Lula defende negociação civilizada e afirma que o Brasil não aceitará tutelas externas. Em resposta à ameaça de tarifas dos EUA, o presidente reafirma a independência das instituições brasileiras e critica a ingerência americana.
-
Ataque israelense à única igreja católica de Gaza mata três e fere padre argentino
Ataque à única igreja católica de Gaza resulta em mortes e feridos, gerando condenações internacionais. O papa Leão 16 expressa sua profunda tristeza e clama por proteção a locais sagrados em tempos de guerra.
-
Após Câmara aprovar flexibilização ambiental, governo Lula deve evitar conflito e disputa pode ir ao STF
Projeto de lei aprovado visa agilizar processos de licenciamento ambiental, gerando polêmica entre governo e críticos. A proposta agora aguarda a decisão do presidente Lula, que poderá sancioná-la ou vetá-la.
-
Após escalada de Israel contra Damasco, Síria retira tropas de Sweida e diz querer evitar guerra
Síria retira tropas de Sweida após acordo de cessar-fogo com milícias drusas. Israel intensifica ataques aéreos na região, gerando preocupações internacionais sobre a escalada do conflito.
-
Síria retira tropas de cidade alvo de ataques para evitar guerra aberta com Israel
Retirada ocorre após intensos combates que resultaram em centenas de mortes e complicaram a segurança da minoria drusa na região. O presidente sírio busca evitar uma escalada de violência e reafirma a responsabilidade do Estado pela proteção dos cidadãos.
-
Governo começa a oferecer cabines em navios no para para a COP30
Governo brasileiro oferece cabines em navios de cruzeiro para a COP30 em meio a dificuldades logísticas. As acomodações terão capacidade para até 6 mil participantes e estarão disponíveis de 5 a 21 de novembro.
-
Câmara aprova “PL da devastação” sob protestos; veja mudanças nas licenças ambientais
Câmara aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental no Brasil, gerando controvérsias entre setores produtivos e ambientalistas. O texto, criticado por especialistas, pode enfraquecer a proteção ambiental e aumenta os riscos de desastres.
-
Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que fragiliza as regras para o licenciamento ambiental
Projeto de lei aprova flexibilização do licenciamento ambiental, gerando polêmica entre ambientalistas e governo. A proposta, que aguarda decisão de Lula, foi vista como um retrocesso nas políticas de proteção ao meio ambiente.
-
As mulheres engravidadas e depois abandonadas por agentes da ONU: 'Sumiu sem dizer nada'
A República Democrática do Congo enfrenta uma grave crise de exploração e abuso sexual relacionada à presença de missões de paz da ONU. Casos de mulheres e meninas, como Kamate e Maria, revelam o impacto devastador desse legado na vida de suas famílias.