Trump jamais negociou 10% do que já negociei na vida, diz Lula
Lula defende negociação civilizada e afirma que o Brasil não aceitará tutelas externas. Em resposta à ameaça de tarifas dos EUA, o presidente reafirma a independência das instituições brasileiras e critica a ingerência americana.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu a Donald Trump em declaração na abertura do congresso da UNE, em Goiânia, afirmando que Trump nunca negociou 10% do que ele já negociou na vida.
Lula enfatizou que nada é conquistado “na marra”, mas sim “na boa conversa”. Ele se comprometeu a não aceitar ingerências de outros países nos assuntos do Brasil.
Em resposta a Trump, que anunciou uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, Lula declarou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que adotará a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025).
Sobre as críticas de Trump a respeito do julgamento de Bolsonaro, Lula afirmou que o processo judicial é competência da Justiça Brasileira e não está sujeito a ameaças externas.
A China também se manifestou, criticando os EUA por tentar influenciar o julgamento de Bolsonaro. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, ressaltou a importância da igualdade soberana e da não interferência.