Bolsonaro
-
Objetivo é reduzir para até 15% tarifas que não estão na exclusão, diz ex-embaixador
Rubens Barbosa defende negociações para reduzir tarifas de importação dos EUA após lista de exclusão beneficiar apenas metade das exportações brasileiras. Especialistas alertam sobre os desafios enfrentados por indústrias não contempladas e possíveis impactos econômicos decorrentes da situação.
-
Moraes diz que ação do “golpe” é “a mais transparente do mundo”
Ministro reafirma compromisso com o devido processo legal em ação contra tentativa de golpe. Críticas a pressões por arquivamento ressaltam a importância da transparência e da democracia no julgamento.
-
'Ignorar sanções', 'traidores da pátria': os recados dos ministros do STF após as sanções a Moraes
Ministros do STF reafirmam apoio a Alexandre de Moraes e defendem a independência da Corte diante de pressões externas e internas. Durante a sessão, enfatizaram que continuarão o processo contra Jair Bolsonaro e aliados sem se deixar intimidar.
-
Em protestos esvaziados contra tarifaço, manifestantes evocam patriotismo e pedem soberania nacional
Protestos contra tarifas de Trump mobilizam centrais sindicais e movimento estudantil em várias capitais. Manifestantes exigem soberania nacional e criticam sanções dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes.
-
Moraes diz que punições tentam coagir STF e chama de 'covarde' quem foge do Brasil
Moraes reafirma a autonomia do STF e critica brasileiros que buscam sanções externas. O ministro destaca que a Corte não se renderá a tentativas de coação que ameacem a soberania nacional.
-
Barroso relembra ditaduras e diz que STF não negocia independência
Barroso reafirma a importância do STF na proteção da democracia e a estabilidade institucional do Brasil. Em discurso, ele alerta sobre os perigos do populismo autoritário e a necessidade de um Judiciário atuante frente a crises políticas.
-
Moraes chama de “patética” tentativa de intimidação ao STF
Moraes defende transparência no julgamento sobre tentativa de golpe e critica tentativas de pressão ao STF. O ministro reafirma que os processos seguirão normalmente, ignorando sanções internacionais.
-
Alexandre de Moraes diz que punições são tentativa de coação ao STF e chama de covarde quem foge do país
Alexandre de Moraes reafirma a independência do STF e crítica ações que buscam coagir o Judiciário brasileiro. O ministro destaca que o tribunal continuará seus trabalhos, ignorando as sanções impostas pelos EUA.
-
Parlamentares democratas tentam barrar tarifaço de Trump após reunião com comitiva brasileira
Senadores dos EUA movimentam-se para reverter tarifas de Trump que visam pressionar decisões judiciais no Brasil. Propostas já estão em tramitação, mas votação final só ocorrerá após o recesso parlamentar em setembro.
-
Gilmar afirma que Eduardo Bolsonaro comete 'verdadeiro ato de lesa-pátria' após fugir do país
Gilmar Mendes critica ataques à soberania e defende a legitimidade do STF em meio a polêmicas envolvendo o ministro Alexandre de Moraes. Afirmando que ações radicais intensificam a crise democrática, ele destaca a resistência das instituições brasileiras.
-
Barroso defende Moraes e reforça independência do STF em reabertura dos trabalhos
Barroso defende a atuação do STF em resposta a sanções dos EUA e reitera a importância da independência do Judiciário. O ministro critica ataques institucionais e afirma que todos os réus serão julgados de forma imparcial.
-
Bolsonaro deu ao Congresso atribuições de presidente, diz líder do PT
Edinho Silva critica a atual configuração do poder no Brasil e destaca a importância de ampliar a base de apoio do PT para as eleições de 2026. Ele alerta sobre o crescimento do pensamento fascista e defende a necessidade de alianças estratégicas para fortalecer o partido e o país.
-
Após sanções a Moraes, Barroso defende atuação do STF e diz que réus serão julgados 'sem qualquer interferência': 'venha de onde vier'
Barroso ressalta a importância do Supremo Tribunal Federal em manter a estabilidade democrática do Brasil, mesmo diante de pressões externas. O presidente da Corte defende que todos os processos judiciais seguirão com rigor e transparência, sem interferências.
-
Deputado que denunciou localização de Zambelli detalha prisão: ‘Para mim, isso é um dever cívico’
Deputado italiano revela detalhes sobre a detenção de Carla Zambelli e suas consequências. Bonelli denuncia ameaças de morte após sua colaboração com as autoridades.
-
Lei Magnitsky contra Moraes é busca por impunidade de 'aliados próximos' de Trump, diz ONG americana
Governo dos EUA impõe sanções a Alexandre de Moraes, destacando a suposta violação dos direitos humanos em seu papel no STF. A lei Magnitsky, utilizada para responsabilização de abusos, levanta questões sobre a política externa americana em relação a aliados de Trump.
-
STF mostra sinal de racha depois de Magnitsky para Moraes
Divisão no STF é evidenciada após apenas 6 dos 11 ministros comparecerem a jantar de Lula em apoio a Moraes. Clima tenso e discordância sobre sanções dos EUA levam a uma declaração institucional moderada sem consenso.
-
STF mostra sinal de racha depois de Magnitsky para Moraes
Divisão entre ministros do STF se intensifica após a recusa de maioria em assinar apoio a Alexandre de Moraes. A reunião promovida por Lula, que visava demonstrar unidade, revelou tensões internas e discordâncias sobre a postura do ministro frente a sanções internacionais.
-
Trump amarelou? Recuo já faz parte da estratégia de negociação do presidente, diz economista
Trump alivia tarifas sobre produtos brasileiros, mas especialistas debatem se houve recuo estratégico ou apenas uma "amarelada". Análises sugerem que o presidente utiliza altas tarifas como forma de pressão política e expressão de rivalidade.
-
40% rejeitam decisão de Moraes que proíbe Bolsonaro nas redes, diz PoderData
A pesquisa revela uma divisão entre os eleitores quanto à legalidade das decisões de Moraes, refletindo a polarização política no país. Além disso, a repercussão internacional da sanção imposta a Moraes por Trump traz um novo elemento ao debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil.
-
Tarifaço deve impactar pesquisa e desenvolvimento, diz ministra
Ministra destaca os impactos das tarifas de Trump na ciência e tecnologia brasileira. Governo busca alternativas para mitigar os efeitos e propõe taxação das big techs.
-
Bolsonaro perde recurso em ação movida contra Boulos sobre caso Marielle Franco
TJDFT considera falas de Boulos parte do debate político, reafirmando a improcedência da ação de Bolsonaro. Ex-presidente alegava ofensas sobre suposta ligação com o assassinato de Marielle Franco.
-
Tarcísio de Freitas fará procedimento médico e não vai a ato bolsonarista no domingo
Tarcísio de Freitas se submeterá a um procedimento médico e não comparecerá à manifestação bolsonarista. A ausência do governador gera descontentamento entre aliados mais radicais do ex-presidente.
-
Governo Trump detalha tarifaço ao Brasil e aumenta alíquota para Canadá e outros países
Trump amplia tarifas recíprocas sobre produtos importados, afetando mais de 90 países. A medida visa pressionar nações como o Canadá e impõe ao Brasil uma das alíquotas mais altas, totalizando até 50% sobre alguns itens.
-
Empresas enviam propostas para pacote antitarifaço
Empresas buscam apoio financeiro diante das consequências do aumento de tarifas de importação. Propostas incluem um pacote de ajuda que pode durar até um ano, com apoio do BNDES.
-
STF encerra mais uma fase da trama golpista e deve analisar ação contra Bolsonaro daqui a um mês
STF avança nas alegações finais do caso da tentativa de golpe de 2022, com expectativa de julgamento até dezembro. Ministros ressaltam a importância da soberania nacional em meio a pressões externas e admitem evidências contundentes durante os interrogatórios.
-
Emprego nos EUA, indústria no Brasil, reação ao balanço da Vale, tarifas e mais
Investidores acompanham indicadores econômicos no Brasil e a nova política de tarifas dos EUA. Com a preocupação crescente em relação às tarifas impostas por Donald Trump, o governo estuda possíveis ações legais e negociações para mitigar os impactos.
-
40% acham errada a decisão de Moraes de proibir Bolsonaro de usar redes
A pesquisa revela uma divisão de opiniões entre eleitores sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Enquanto 40% consideram a proibição de Jair Bolsonaro "errada", 36% a aprovam, com um considerável número de indecisos.
-
A covardia da fome como arma de extermínio
A gestão Lula retoma o compromisso de combater a fome no Brasil, em um contexto global de crises humanitárias. Contudo, a tragédia da fome em Gaza destaca uma realidade alarmante que não pode ser ignorada.
-
32% dos lulistas são contra Moraes proibir Bolsonaro de usar redes
Cerca de um terço dos eleitores de Lula discorda da proibição de Bolsonaro nas redes sociais, enquanto a maioria dos apoiadores do ex-presidente desaprova a decisão. A pesquisa revela divisões de opinião sobre a medida, que reflete tensões políticas no país.
-
Tarifas dos EUA entram em vigor em 5 dias
Tarifas de 50% impostas pelos EUA ao Brasil entram em vigor em 6 de agosto. Exclusões de produtos e críticas a Jair Bolsonaro marcam a decisão do presidente Donald Trump.
-
Lobby do álcool por trás de reportagem da “Globo” contra cannabis
Indústria do álcool se posiciona contra regulamentação da cannabis, temendo impacto nas vendas. Artigo revela conexão entre psiquiatra entrevistado e interesses financeiros que podem influenciar a desinformação sobre a planta.
-
O bolso e o país
Governo brasileiro enfrenta críticas por não atender exigências de Donald Trump, gerando inquietação entre empresários e setores afetados. A relação com os EUA é marcada por tensões e tarifeiras, revelando a complexidade das negociações internacionais.