HOME FEEDBACK

Barroso defende Moraes e reforça independência do STF em reabertura dos trabalhos

Barroso defende a atuação do STF em resposta a sanções dos EUA e reitera a importância da independência do Judiciário. O ministro critica ataques institucionais e afirma que todos os réus serão julgados de forma imparcial.

Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os trabalhos em um clima de defesa ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções dos EUA.

No discurso de abertura, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, destacou a legitimidade e transparência da atuação do STF nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Barroso afirmou: “A marca do Judiciário brasileiro é a independência e a imparcialidade.” Ele garantiu que todos os réus serão julgados sem qualquer interferência.

O ministro também recordou os ataques institucionais ao STF desde 2019, sob o governo Jair Bolsonaro, e ressaltou que a Corte impede a volta ao passado.

A reação das sanções dos EUA, que incluem Moraes na Lei Magnitsky, foi criticada durante a sessão pelo ministro Gilmar Mendes. Ele mencionou a pressão de big techs sobre o tribunal, afirmando: “Este STF não se dobra a intimidações.”

Na véspera, Moraes participou de um jantar no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros ministros do STF.

Leia mais em jovem-pan