Ucrânia
-
Negociação com Trump deve partir do governo brasileiro, afirma Rubens Barbosa
Ex-embaixador Rubens Barbosa destaca a importância de um diálogo direto entre o Brasil e a Casa Branca para evitar tarifas comerciais prejudiciais. Ele alerta que a falta de comunicação pode resultar em impactos negativos significativos para o setor privado brasileiro.
-
A7A5: lançada por oligarca, 1ª stablecoin 'made in Russia' ajuda Putin a 'driblar' EUA e sanções; veja como funciona
A nova criptomoeda russa A7A5 busca contornar sanções ocidentais e facilitar transações internacionais. Especialistas apontam que a stablecoin, lastreada no rublo, pode ser uma resposta ao bloqueio de opções existentes no mercado global.
-
Rueda cobra Lula e afirma que falas do presidente tiveram impacto em tarifas de Trump
Líder do União Progressista critica postura de Lula em relação aos EUA e pede diálogo direto com Trump. Rueda alerta que a crise tarifária pode impactar negativamente o Brasil e defende uma abordagem diplomática imediata.
-
EUA e China trocam acusações sobre guerra na Ucrânia durante reunião do Conselho de Segurança
EUA e China trocam acusações sobre o conflito na Ucrânia durante reunião da ONU. Enquanto os EUA demandam a interrupção de exportações à Rússia, a China defende sua posição como uma nação neutra no conflito.
-
Zelenski volta a falar em encontro com Putin, mas Rússia mina expectativa
Ucrânia e Rússia iniciam discussões sobre reunião entre Zelenski e Putin, mas Kremlin arrefece expectativas. O porta-voz russo destaca a improbabilidade de um encontro até o fim de agosto devido às divergências nas propostas de paz.
-
Assim como Trump deu uma boia para Lula, Alexandre de Moraes deu para Bolsonaro; e recuou
Moraes endurece medidas cautelares contra Bolsonaro, que se posiciona como vítima em meio à pressão política. A estratégia do ex-presidente visa recuperar apoio no Congresso e nas próximas pesquisas eleitorais.
-
Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração; veja os entraves
Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do mundo, mas enfrenta desafios para desenvolver sua indústria de processamento. O governo busca atrair investimentos e tecnologia para aproveitar essa riqueza estratégica e se tornar protagonista no mercado global.
-
Falha na Starlink afetou comunicação ucraniana na guerra
Falha na Starlink prejudica operações militares ucranianas e levanta preocupações sobre a dependência de tecnologia externa. Conexão instável interrompeu comunicação vital e afetou o uso de drones em combate.
-
China e UE chegam a acordos estreitos sobre clima e terras raras após reunião tensa em Pequim
Cúpula entre a China e a União Europeia evidencia divisões sobre apoio à Rússia e subsídios comerciais, mas avança em compromissos climáticos e exportações de minerais críticos. A reunião destacou as tensões comerciais no contexto de prazos para acordos com os Estados Unidos e tarifas iminentes.
-
“Aqui ninguém põe a mão”, diz Lula após interesse dos EUA em minerais brasileiros
Lula reafirma a soberania nacional e defende que recursos minerais do Brasil pertencem ao povo brasileiro, antes da implementação da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros. O presidente criticou o interesse da Casa Branca em minerais estratégicos, destacando a importância de proteger os recursos naturais do país.
-
Ucrânia receberá três sistemas Patriot e está em negociação para mais sete, afirma Zelensky
Ucrânia recebe sistemas de defesa Patriot e busca apoio adicional em negociações com aliados. O presidente Zelensky destaca a urgência de investimentos em defesa e o déficit orçamentário a ser enfrentado.
-
Zelensky diz que negociações para possível reunião com Putin começaram
Zelensky revela progresso nas negociações de paz com a Rússia enquanto enfrenta críticas sobre a nova lei anticorrupção. Além disso, presidente ucraniano destaca esforços para adquirir sistemas de defesa aérea Patriot por meio de apoio dos EUA.
-
Por que as terras-raras do Brasil interessam aos EUA? Especialistas explicam
Governos e empresas brasileiras debatem tarifas de Trump enquanto EUA demonstram interesse em minerais estratégicos. O Brasil, com reservas significativas de lítio e nióbio, reafirma sua soberania sobre os recursos naturais.
-
EUA passam Rússia como maior fornecedor de diesel ao Brasil
Estados Unidos superam Rússia e se tornam o maior fornecedor de óleo diesel do Brasil em julho. A mudança acontece em meio a pressões internacionais e possíveis sanções comerciais contra a Rússia.
-
Importadores dos EUA já suspendem embarques de ferro-gusa, matéria-prima de aço, do Brasil
Sete Lagoas, um dos principais polos siderúrgicos de Minas Gerais, pode enfrentar sérias paralisações devido à iminente tarifa de 50% sobre exportações de ferro-gusa para os EUA. Executivos do setor alertam para o impacto econômico e a insegurança de fornecimento da commodity metálica essencial para a indústria americana.
-
Starlink enfrenta problemas e usuários relatam queda de conexão
Starlink enfrenta queda de serviço global com falhas de conexão relatadas por usuários em diversos países. A empresa se manifestou e está trabalhando para restaurar a normalidade nas operações.
-
Presidente de grande siderúrgica dos EUA diz esperar alívio de tarifa de Trump sobre Brasil
Barry Schneider expressa preocupação com tarifas de 50% sobre ferro-gusa do Brasil, destacando a dependência da Steel Dynamics desse insumo. As siderúrgicas americanas, no entanto, têm se beneficiado da redução da concorrência estrangeira no mercado.
-
EUA teriam interesse em minerais críticos do Brasil, diz presidente de instituto
Em reunião com o setor privado, Gabriel Escobar destaca o interesse americano nos minerais críticos do Brasil, ressaltando a importância estratégica desses recursos. A conversa ocorre em um contexto de tensões diplomáticas e ameaças tarifárias por parte dos EUA.
-
Trump diz que não quer destruir empresas de Musk, mas sim que prosperem
Trump afirma que deseja o sucesso das empresas americanas, incluindo as de Elon Musk, após especulações sobre a retirada de subsídios. Em resposta a disputas anteriores, o presidente reforça que o crescimento das companhias beneficia a economia dos EUA.
-
Com tarifaço, AEB estima queda de 27,4% do superávit comercial brasileiro em 2025
A Associação de Comércio Exterior do Brasil revisou suas previsões para o superávit da balança comercial em 2025, citando o impacto negativo do tarifaço de 50% dos EUA. Além disso, destaca a dificuldade em prever o futuro comercial do país diante de fatores globais complexos.
-
Com tarifaço, AEB estima queda de 27,4% do superávit comercial brasileiro em 2025
A AEB revisa a projeção de superávit da balança comercial brasileira para 2025, reduzindo a expectativa em 27,4%. A entidade ressalta que o aumento das tarifas de importação dos EUA e outros fatores globais dificultam previsões mais otimistas.
-
Ditador da Coreia do Norte orienta soldados a se preparar 'para guerra real'
Kim Jong-un intensifica a retórica belicosa enquanto apoia a Rússia na Guerra da Ucrânia. Através de exercícios de artilharia, o ditador norte-coreano ordena preparação para um possível conflito real.
-
Encarregado de negócios da embaixada americana diz a empresários que EUA querem acesso minerais críticos do Brasil
EUA buscam parcerias com Brasil para aquisição de minerais estratégicos, como lítio e nióbio. O governo brasileiro, por sua vez, ressalta que decisões sobre esses recursos minerais pertencem à União e não ao setor privado.
-
Líderes da UE pressionam China sobre Rússia, e Xi pede mais confiança mútua
Líderes europeus pedem maior equilíbrio nas relações comerciais enquanto Xi Jinping defende confiança mútua e critica protecionismo. O encontro, que celebra 50 anos de relações diplomáticas, destaca tensões geopolíticas e desafios no comércio bilateral.
-
EUA passam Rússia como maior fornecedor de diesel ao Brasil em meio a ameaças de sanções e tarifas
Estados Unidos assumem liderança nas exportações de diesel para o Brasil, ocasionando uma mudança significativa no mercado importador. A pressão por sanções contra a Rússia tem levado distribuidoras a buscar alternativas para contornar ações comerciais.
-
Rússia diz que aumento das tarifas ameaça EUA e economia global
Rússia alerta sobre os impactos negativos das tarifas comerciais dos EUA na economia global. China, União Europeia e outros países podem também ser afetados pelas políticas de Donald Trump.
-
Por que tantos países passaram a sonhar novamente com armas nucleares?
Ataques dos EUA ao Irã podem impulsionar a proliferação nuclear entre aliados inseguros. Crescentes tensões geopolíticas aumentam o risco de novos países buscarem armas nucleares em resposta à ação militar americana.
-
Como a Ucrânia está ampliando a sua indústria bélica com o auxílio da União Europeia
Ucrânia intensifica produção de armas para contrabalançar a invasão russa, enquanto busca financiamento e parcerias com aliados ocidentais. Com uma autossuficiência crescente, o país transforma sua indústria de defesa para atender às demandas do conflito em andamento.
-
Riscos aumentaram com escalada das tensões comerciais, diz presidente do BCE
Lagarde alerta para riscos negativos ao crescimento na zona do euro, citando tensões comerciais e geopolíticas. Apesar disso, ressalta que a resolução dessas tensões pode impulsionar a economia, mantendo a inflação sob controle.
-
Para Lagarde, riscos para o crescimento estão inclinados para o lado negativo
Lagarde destacou preocupações com a economia da zona do euro e indicou que as condições atuais podem exigir vigilância mais rigorosa. A decisão de manter as taxas de juros é um reflexo das incertezas enfrentadas pela região.