EUA e China trocam acusações sobre guerra na Ucrânia durante reunião do Conselho de Segurança
EUA e China trocam acusações sobre o conflito na Ucrânia durante reunião da ONU. Enquanto os EUA demandam a interrupção de exportações à Rússia, a China defende sua posição como uma nação neutra no conflito.
Conflito EUA-China na ONU:
Durante reunião do Conselho de Segurança da ONU em 25 de agosto, EUA e China se enfrentaram sobre a situação na Ucrânia.
Os EUA pediram que a China parasse de "alimentar a agressão russa". A embaixadora interina dos EUA, Dorothy Shea, pediu a interrupção das exportações chinesas de bens de uso dual para a Rússia, afirmando que isso contribui para sua base militar.
Shea afirmou: "A alegação de Pequim de controles rigorosos não se sustenta perante a recuperação de componentes chineses em armamentos russos".
Em resposta, o vice-embaixador da China, Geng Shuang, defendeu que a China não está envolvida no conflito e controla suas exportações.
Geng solicitou que os EUA parassem de "transferir a culpa" e atuassem de forma mais construtiva para a paz.
Além disso, foi revelado que motores fabricados na China estão sendo enviados para a Rússia disfarçados como "unidades de refrigeração" para evitar detecção.
Shea concluiu: "Se a China for sincera em clamar por paz, deve parar de alimentar a agressão da Rússia."