PT
-
“Washington Post” vê tarifas contra Brasil como “tiro pela culatra”
Análise do Washington Post destaca que tarifas elevadas dos EUA podem fortalecer Lula ao invés de enfraquecê-lo. O texto também ressalta o impacto negativo das tarifas na elite empresarial brasileira, fundamental à oposição conservadora.
-
Ao vivo: Lula fala a jornalistas em Santiago
Lula participa de reunião em Santiago para debater a defesa da democracia. A conferência reúne líderes da América Latina e Europa para discutir desafios ao extremismo.
-
Metade dos brasileiros desaprova o Congresso Nacional, mostra pesquisa Genial/Quaest
Pesquisa revela que 51% dos brasileiros desaprovam o Congresso e 48% criticam o STF. A insatisfação é maior entre eleitores de direita e segmentos de alta renda.
-
Pesquisa Genial/Quaest mostra que 51% dos brasileiros desaprovam o Congresso Nacional
A desaprovação ao Congresso e ao STF aumenta entre segmentos específicos da população, refletindo a polarização política no Brasil. A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros acredita que emendas parlamentares estão ligadas à corrupção.
-
Vamos propor alternativas, diz Rui Costa sobre veto ao licenciamento
Governo busca reverter pontos controversos da nova lei de licenciamento ambiental por meio de negociações. Ministro Rui Costa destaca a importância de encontrar soluções que protejam o meio ambiente e atendam interesses empresariais.
-
'Papai Noel chegou cedo' para Lula — e presente veio de Trump, diz jornal dos EUA sobre 'tarifaço'
Medidas de Trump contra o Brasil acabam fortalecendo Lula no cenário político. A defesa da soberania nacional pelo presidente brasileiro angaria apoio popular e desestabiliza a base conservadora de Bolsonaro.
-
Rui Costa pede diplomacia e negociação mesmo com “agressões” de Trump
Ministro destaca a importância de uma postura calma e diplomática diante das tarifas de Trump. Rui Costa critica a abordagem agressiva do presidente dos EUA e defende a diversificação das relações comerciais do Brasil.
-
STF: Ex-secretário do MJ nega direcionamento para monitorar crimes eleitorais em 2022
Antonio Lorenzo explica ao STF que as operações da PRF durante as eleições de 2022 visavam dissuadir crimes eleitorais, sem foco em candidatos. As oitivas das testemunhas do núcleo golpista seguem até o dia 23 de julho, abordando as ações para garantir a permanência de Bolsonaro no poder.
-
Pen drive apreendido na casa de Bolsonaro é irrelevante, diz PF
A Polícia Federal descarta a relevância do pen drive encontrado na residência de Jair Bolsonaro em investigações de coação à Justiça. A apreensão se deu durante operações que buscam apurar tentativas de interferência no sistema judiciário brasileiro.
-
Sobrinho de Dilma ironiza uso de tornozeleira por Bolsonaro
Vereador provoca Jair Bolsonaro em meio a polêmicas judiciais. A crítica ocorre após o ex-presidente ser alvo de mandados da PF e uso de tornozeleira eletrônica.
-
MP da zona de processamento de exportação viabiliza data center no CE
Nova medida provisória exige uso de energia renovável nas ZPEs e visa impulsionar investimentos em data centers. A regra é parte de um esforço do governo para fomentar a economia local e atrair projetos voltados à exportação de serviços digitais.
-
Silveira diz que União pode ir à Justiça contra jabutis em MPs
Ministro afirma que o governo utilizará todos os recursos disponíveis para barrar interesses que comprometam o consumidor. Ele destaca a confiança na melhoria do projeto energético em tramitação no Congresso.
-
PRF identificou indícios de desvios em operação nas eleições de 2022, mas não autoria, diz testemunha
Agente da PRF denuncia irregularidades na fiscalização em eleições de 2022. Processo investiga supostas operações para dificultar acesso de eleitores ao voto em favor de Lula.
-
Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra, diz jornal Washington Post
A reação americana contra o Brasil pode fortalecer a popularidade de Lula, que vê na crise uma oportunidade de resistência. A disputa entre os dois países intensifica-se, com medidas que podem afetar as relações comerciais e diplomáticas.
-
Leia a íntegra da MP sobre zonas de processamento de exportação
A nova regra visa incentivar a sustentabilidade e a eficiência energética nas zonas de exportação do Brasil. A medida reforça o compromisso do governo com a transição para fontes de energia limpa.
-
Alcolumbre prorroga prazo de vigência da MP com alternativas para aumento do IOF
A prorrogação das medidas permite mais tempo para discussão e análise no Congresso. Entre as MPs, destaque para a que propõe alternativas ao aumento do IOF.
-
Haddad: Governo negocia, mas se prepara para apoiar setores afetados por tarifaço de Trump
Ministro da Fazenda destaca que o Brasil está preparado para enfrentar a possibilidade de tarifas elevadas impostas pelos EUA, com planos para minimizar os impactos em setores atingidos. Ele reitera a disposição do governo para negociar e buscar alternativas sem comprometer a meta fiscal.
-
Governo estuda apoio a setores afetados pelo tarifaço, diz Haddad
Governo busca alternativas para apoiar empresas brasileiras impactadas pelas novas tarifas dos EUA. Haddad menciona planos de contingência e compara com auxílio anterior ao Rio Grande do Sul.
-
Lula assina manifesto com presidentes da América Latina e da Espanha contra discursos autoritários
Líderes de cinco países se unem em um manifesto que enfatiza a importância da esperança e da ação democrática em meio aos desafios contemporâneos. A iniciativa coincide com uma crise diplomática envolvendo os EUA e reforça a imagem de Lula como defensor da democracia global.
-
Governo Lula vai cobrar 1% de pedágio para liberar “emendas Pix”
Governo planeja taxar emendas Pix em 1% para aprimorar transparência dos repasses. Expectativa é arrecadar R$ 73 milhões em 2025 com a nova medida.
-
Tarifas entram em vigor em 1º de agosto, diz secretário dos EUA
Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros geram tensão entre EUA e Brasil. O secretário do Comércio dos EUA afirma que negociações podem ocorrer após a data de implementação.
-
Haddad concede entrevista, Boletim Focus, IGP-M e mais destaques desta 2ª
Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista ao vivo enquanto o Brasil monitora a repercussão das tarifas impostas pelos EUA. Em agenda, também estão o boletim Focus e dados sobre balança comercial, além de desdobramentos da operação da Polícia Federal envolvendo Jair Bolsonaro.
-
Haddad concede entrevista, Boletim Focus, IGP-M e mais destaques desta 5ª
Investidores aguardam divulgação de dados econômicos enquanto o ministro da Fazenda discute medidas contra tarifas dos EUA. A operação da Polícia Federal que envolve Jair Bolsonaro e os desdobramentos políticos também estão no foco do dia.
-
Lula reduz número de entrevistas no 1º semestre de 2025
Lula concede 16 entrevistas no 1º semestre de 2025, cinco a menos que no ano anterior. A estratégia de comunicação do presidente foca em rádios locais e sites regionais, com maior presença em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Amapá.
-
Ministros de Lula dão preferência ao Grupo Globo ao falar com a mídia
Queda nas entrevistas dos ministros do governo Lula marca 1º semestre de 2025, mas o Grupo Globo se mantém como o principal veículo preferido. O presidente e sua equipe reduziram significativamente a exposição na mídia em comparação ao ano anterior.
-
Governo Lula deu mais de 500 entrevistas exclusivas em 2025
Governo Lula reduz em 31,47% entrevistas exclusivas à imprensa no primeiro semestre de 2025. Novas estratégias de comunicação resultam em menor exposição do presidente e sua equipe.
-
Lula dá menos entrevistas que Bolsonaro no 3º ano de governo
Levantamento revela que Lula diversificou formatos e regiões em suas entrevistas, enquanto Bolsonaro focou em poucos canais de mídia. A diferença na quantidade de falas reflete as distintas estratégias de comunicação de ambos os presidentes.
-
'Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra', diz jornal americano Washington Post
Artigo destaca que a reação de Donald Trump fortalece popularidade de Lula no Brasil. A disputa diplomática entre os dois países se intensifica, com medidas que podem impactar a credibilidade dos EUA na promoção da democracia.
-
"Vai piorar antes de melhorar", diz brasilianista sobre crise entre Brasil e EUA
Brasil enfrenta crescente tensão diplomática com os EUA após tarifas e sanções, enquanto analistas preveem possíveis escaladas. A relação entre Lula e Trump se complica em meio a declarações provocativas e a situação jurídica de Jair Bolsonaro.
-
Agenda da Semana: Lula no Chile, depoimentos no STF e IPCA-15
Cúpula em Santiago reúne líderes da América Latina e Europa para discutir defesa da democracia, enquanto no Brasil, o STF retoma audiências sobre tentativa de golpe. Além disso, a semana promete movimentação importante na economia com a divulgação de balanços e pagamentos de restituição de impostos.