HOME FEEDBACK

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 51% dos brasileiros desaprovam o Congresso Nacional

A desaprovação ao Congresso e ao STF aumenta entre segmentos específicos da população, refletindo a polarização política no Brasil. A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros acredita que emendas parlamentares estão ligadas à corrupção.

51% dos brasileiros desaprovam o Congresso Nacional, segundo pesquisa da Genial/Quaest divulgada hoje. Apenas 42% aprovam o trabalho dos parlamentares, e 7% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho com margem de erro de dois pontos percentuais.

No contexto de crise institucional do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a desaprovação é maior em certos grupos: 55% entre homens, 59% entre graduados, e 60% entre aqueles com renda acima de cinco salários mínimos.

Entre os apoiadores de Lula, 61% aprovam o Congresso, enquanto 34% desaprovam. Entre os que se identificam como bolsonaristas, a desaprovação chega a 60%.

Dentro da parcela que aprova o governo Lula, 52% também apoiam o Congresso. Entre os que desaprovam o governo, apenas 36% aprovam o Congresso.

72% dos entrevistados desconhecem que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões em emendas parlamentares. Para 46%, essas emendas não deveriam existir, enquanto 38% acham que deveriam ser mantidas.

A corrupção nas emendas é vista por 82% dos brasileiros, enquanto apenas 9% acreditam que os recursos chegam às cidades.

48% desaprovam o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF), com 41% de aprovação. Entre eleitores de Bolsonaro, a desaprovação salta para 74%.

Entre os eleitores de Lula, 63% aprovam o STF. O ministro Alexandre de Moraes gera divisão: 41% aprovam e 41% desaprovam seu trabalho.

A rejeição a Moraes é de 77% entre bolsonaristas e 51% entre evangélicos.

Leia mais em valoreconomico