Fazenda
-
Crédito do Trabalhador de Lula tem juro pouco atrativo de até 6%
As taxas de juros do programa Crédito ao Trabalhador superam a média do consignado, chegando a 5,97%. A modalidade, que busca oferecer melhores condições de crédito aos trabalhadores, ainda enfrenta desafios de concorrência e propostas limitadas.
-
Governo vai restringir antecipação do saque-aniversário do FGTS; entenda
Governo implementa limites na antecipação do saque-aniversário do FGTS, gerando controvérsia entre setores. Ministros buscam preservar recursos para a política habitacional em meio a pressões do setor da construção e bancos.
-
Crédito do Trabalhador de Lula tem juro maior que média do consignado
Taxa média de juros do crédito consignado para trabalhadores do setor privado permanece abaixo de 3% ao mês desde novembro de 2022, mas simulações indicam custos efetivos superiores a 6%. O governo espera que a concorrência melhore essa situação gradualmente, à medida que o programa avança.
-
Tarifaço de Trump: China pode desvalorizar a própria moeda para exportar, avalia Meirelles
Desvalorização do yuan é uma estratégia da China para counterar tarifas elevadas dos EUA. A guerra comercial entre as duas potências se intensifica com novas taxas de importação.
-
Haddad critica juro real de 8% e diz que dívida pública reflete decisões do passado
Haddad destaca a anomalia dos juros reais no Brasil como um entrave ao crescimento econômico e reafirma metas fiscais até 2026. O ministro também enfatiza a importância de investimento privado para impulsionar o PIB no país.
-
Agenda do dia: Ata do Fed e dados do comércio são destaques hoje
IBGE e Banco Central divulgam indicadores econômicos importantes para o mês de fevereiro, enquanto eventos internacionais e reuniões políticas marcam a agenda do dia. Destaques vão para a Pesquisa Mensal de Comércio e os índices de preços, que refletem a situação econômica do Brasil e a inflação global.
-
Tarifaço de Trump entra em vigor e põe em xeque uma das maiores parcerias comerciais da história
Tarifas de importação impostas pelos EUA atingem novos patamares, elevando os custos de produtos chineses e gerando incertezas no comércio global. A guerra comercial entre as duas superpotências pode desencadear retaliações e impactos significativos nas economias envolvidas.
-
Tarifas dos EUA, varejo no Brasil, ata do Fomc e mais destaques desta 4ª
Investidores brasileiros e americanos aguardam importantes divulgações econômicas e políticas nesta quarta-feira, enquanto tensões comerciais acentuam a volatilidade do mercado. A repercussão das decisões políticas, especialmente nos EUA, promete impactar os mercados financeiros globais.
-
Governo vai restringir antecipação do saque-aniversário do FGTS; entenda
Governo limita antecipação do saque-aniversário do FGTS, enquanto setores buscam maior flexibilidade. Construção civil e bancos discutem o número ideal de parcelas ante a necessidade de preservar recursos do fundo.
-
Conab projeta safra recorde para este ano, o que deve fazer preços dos alimentos caírem
Brasil se prepara para uma safra histórica de grãos em 2025, impulsionada por investimentos em tecnologia agrícola. Aumento na produção deve levar à queda nos preços dos alimentos e beneficiar a economia nacional.
-
As muitas batalhas de Eduardo Guardia
Lançamento do livro em homenagem a Eduardo Guardia reúne análises e reflexões sobre os desafios fiscais enfrentados pelo Brasil. Obra conta com a contribuição de renomados economistas que discutem a trajetória de reformas e o futuro econômico do país.
-
Tarifaço de Trump: China diz que vai 'revidar até o fim' e contra-ataca com arma cambial
EUA impõem novas tarifas de 104% sobre produtos chineses, ampliando a guerra comercial. Mercados reagem negativamente, com o dólar atingindo a maior cotação em meses no Brasil.
-
Haddad chama de “anomalia” juro real no Brasil em 8% ao ano
Haddad classifica taxa de juros reais no Brasil como "anomalia" e destaca desafios nas contas públicas. O ministro reafirma compromisso com a meta fiscal e projeta crescimento de 2,5% para 2025.
-
Lira não colocará em risco equilíbrio de isenção do IR, diz Haddad
Haddad expressa confiança de que mudanças na proposta do Imposto de Renda não comprometerão seu equilíbrio fiscal. O governo espera arrecadar R$ 25,22 bilhões com a nova política tributária, que inclui um imposto mínimo para altas rendas.
-
Em meio a tarifaço de Trump, Haddad diz preferir estímulo à economia via política monetária, e não fiscal
Haddad defende estímulos monetários em vez de fiscais para enfrentar aumento de tarifas e afirma que Brasil está mais preparado que em 2008. O ministro ressaltou a resiliência da economia e o apetite empresarial por investimentos apesar dos desafios atuais.
-
Haddad diz que não é hora de anunciar medida contra tarifas: 'ver se a poeira abaixa'
Haddad sugere cautela nas ações econômicas do Brasil em meio às tarifas dos EUA e destaca as oportunidades e riscos da nova situação internacional. O ministro enfatiza a robustez da economia brasileira, que pode lidar bem com as incertezas globais.
-
Lira pode usar parte de projeto de Guedes para tributar lucros e dividendos em reforma do IR
Lira analisa proposta de isenção do Imposto de Renda enquanto discute a taxação de lucros e dividendos. O projeto prioritário deve ser debatido na Câmara, com expectativa de aprovação pela base aliada.
-
Campos Neto defende Haddad após ver meme do “Taxadinho Gaúcho”
Roberto Campos Neto defende esforço fiscal de Haddad, apesar das diretrizes do governo. Economistas criticam aumento de receitas sem cortes significativos nas despesas.
-
Haddad espera crescimento de 2,5% do PIB em 2025
Haddad projeta crescimento do PIB a 2,5% em 2025 e defende medidas como crédito consignado e isenção de IR como ações justas, não estímulos. Ele garante que as novas regras fiscais visam evitar o superendividamento e beneficiar trabalhadores com até R$ 5 mil mensais.
-
Haddad defende prudência diplomática e diz que ante o 'tarifaço' é preciso 'esperar a poeira baixar'
Ministro destaca vantagens competitivas para produtos brasileiros no mercado americano, mas alerta sobre desafios da disputa global entre potências. Ele reafirma que o país deve manter cautela diante das mudanças no cenário econômico internacional.
-
Tarifaço é “solavanco” grande para não ter consequência, diz Haddad
Haddad alerta para os impactos da tarifa de Trump sobre os produtos brasileiros e destaca a importância da prudência diplomática. O ministro afirma que a relação comercial dos EUA está centrada na China e não em outros parceiros, como Brasil e Europa.
-
Haddad diz que Brasil está melhor posicionado que seus pares latinos para enfrentar tarifas americanas
Haddad destaca que o Brasil possui vantagens competitivas em relação a outros países da América Latina e pode se beneficiar de tarifas preferenciais no mercado americano. O ministro também alerta sobre os impactos da guerra comercial entre Estados Unidos e China na economia brasileira.
-
Com guerra tarifária, produtos brasileiros ficarão mais baratos nos Estados Unidos, diz Haddad
Haddad destaca que a guerra tarifária pode beneficiar as exportações brasileiras aos Estados Unidos, tornando produtos mais competitivos. O ministro também ressalta a solidez econômica do Brasil em meio a desafios globais.
-
Lula chama tarifas de Trump de ‘cavalo de pau’ e afirma que ‘não vai dar certo’
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e aponta riscos para a economia global. O presidente ressalta a importância da prudência nas reações do Brasil e defende o diálogo com Washington.
-
Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: site falso pede pagamento de tarifa para liberar saldo
Cibercriminosos usam sites falsos para enganar trabalhadores em busca de valores esquecidos no PIS/Pasep. A Kaspersky alertou sobre triangulação de informações pessoais para aplicar golpes relacionados a abonos salariais.
-
Haddad fala em ir 'além do bom senso' contra ascensão da extrema-direita
Haddad destaca a urgência de uma mobilização social para aprovar a reforma do Imposto de Renda em um cenário político conservador. Ele defende que o governo busque "romper barreiras" diante da crescente extrema-direita.
-
Opinião | Enquanto o mundo se envolve na guerra comercial, na Câmara só se discute anistia para Bolsonaro
Parlamentares ignoram debate sobre guerra comercial e focam em anistia de envolvidos no 8 de janeiro. A proposta de perdão ganha força, mas enfrenta incertezas na aprovação no Congresso.
-
Lula critica Tarcísio por palafitas na Baixada Santista
Lula critica falta de infraestrutura em São Paulo e destaca a "vergonha" das palafitas na região. O presidente também reitera a necessidade de melhorias enquanto discute projetos de habitação e mobilidade até 2026.
-
Lula diz que Brasil 'enxuga gelo' ao combater déficit habitacional
Lula critica legado habitacional anterior e destaca a necessidade de estratégia eficaz para o déficit no setor. O presidente defende reformas tributárias e justiça social como pilares para a recuperação econômica do Brasil.
-
Estamos enxugando gelo, diz Lula sobre déficit habitacional
Lula destaca os desafios enfrentados pelo Brasil na redução do déficit habitacional, que ainda soma 7 milhões de unidades. O presidente também critica a concentração de riqueza e afirma que a economia deve beneficiar a todos.