HOME FEEDBACK

Lula chama tarifas de Trump de ‘cavalo de pau’ e afirma que ‘não vai dar certo’

Lula critica tarifas comerciais dos EUA e aponta riscos para a economia global. O presidente ressalta a importância da prudência nas reações do Brasil e defende o diálogo com Washington.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a política tarifária de Donald Trump durante discurso em evento da indústria da construção em São Paulo, afirmando que o mundo enfrenta uma “guinada perigosa” nas relações comerciais.

Lula se opôs às tarifas comerciais impostas pelos EUA, que afetam cerca de 180 países, incluindo o Brasil, descrevendo a situação como um “cavalo de pau” na economia global. Ele ressaltou: “Ninguém pega um transatlântico daquele, carregado, e faz as coisas que ele [Trump] faz.”

O presidente defendeu a prudência do Brasil, evitando reações precipitadas à nova política dos EUA. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apoia essa posição, afirmando que o Brasil está em posição “relativamente vantajosa”, pois as tarifas sobre produtos brasileiros são inferiores às de outros países.

O tarifaço norte-americano inclui uma taxa de 34% sobre produtos chineses e até 10% sobre importações brasileiras, intensificando as tensões comerciais, especialmente com a China, que promete resistir às ações dos EUA.

Apesar das críticas, o tom de Lula foi mais moderado do que em declarações passadas, nas quais ele mencionou a possibilidade de adotar “todas as medidas cabíveis” para proteger a economia nacional.

Leia mais em jovem-pan