Estamos enxugando gelo, diz Lula sobre déficit habitacional
Lula destaca os desafios enfrentados pelo Brasil na redução do déficit habitacional, que ainda soma 7 milhões de unidades. O presidente também critica a concentração de riqueza e afirma que a economia deve beneficiar a todos.
Presidente Lula aponta déficit habitacional no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (8) que o Brasil está "enxugando gelo" há mais de 50 anos na luta contra o déficit habitacional.
"São 51 anos de coice. Mesmo sendo o meu governo o que mais construiu casas, temos um déficit de 7 milhões", destacou Lula, lembrando os 8 milhões de casas construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Um estudo da FJP revelou que, em 2022, o Brasil apresentava um déficit habitacional de 6,21 milhões de domicílios, representando 8,3% do total de habitações ocupadas.
Lula discursou no 100º Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção) em São Paulo e estava acompanhado por ministros, incluindo Jader Filho (Cidades) e Fernando Haddad (Fazenda).
Durante seu discurso, Lula mencionou a alta da taxa de juros e tarifas de Donald Trump, afirmando que "nesse país está acontecendo um milagre".
"Não é um milagre da macroeconomia, mas da microeconomia", afirmou, ressaltando a importância de o dindin circular na mão de todos, e não apenas na de poucos.
O presidente enfatizou que o país precisa de previsibilidade e estabilidade econômica.