IBGE
-
Programas sociais elevam renda dos mais pobres, mas não rivalizam com emprego. Veja os números
Debate sobre o impacto dos programas de transferência de renda no mercado de trabalho cresce com o desemprego em níveis históricos. Especialistas ressaltam a importância de políticas sociais mais abrangentes para garantir empregos de qualidade e o fortalecimento da educação e saúde.
-
Na trilha do Bolsa Família, programas sociais se multiplicam pelo país
Cerca de dois mil programas sociais brasileiros utilizam o Cadastro Único como base, com 19 estados implementando iniciativas de transferência de renda semelhantes ao Bolsa Família. Especialistas alertam para a necessidade de uma melhor coordenação entre as diferentes esferas de governo para garantir a eficácia e a sustentabilidade dessas ações.
-
Aperto no Orçamento multiplica uso de brechas para gastar fora das regras
O uso de brechas nas contas públicas aumenta sob governo Lula, impactando a transparência e a priorização de gastos. Especialistas apontam que essas práticas, embora presentes em diferentes gestões, podem intensificar o endividamento do país.
-
Mais internet na rede pública
Cresce o acesso gratuito à internet em locais públicos no Brasil, com destaque para escolas e bibliotecas. A pesquisa do IBGE revela avanços significativos na inclusão digital entre estudantes da rede pública.
-
Sinal fraco de celular na zona rural
A pesquisa do IBGE revela que, apesar do aumento na posse de celulares, o acesso à telefonia móvel ainda é desigual, especialmente entre áreas urbanas e rurais. A estabilidade no percentual de domicílios com serviço de rede móvel reflete desafios persistentes na conectividade no Brasil.
-
A lenta morte da TV de tubo
A pesquisa do IBGE mostra como a transição dos televisores de tubo para telas finas refletiu mudanças no acesso e na tecnologia ao longo das décadas. Descubra os detalhes dessa evolução nos lares brasileiros.
-
Presença de tablets volta a crescer nos domicílios
Após um período de queda, a presença dos tablets nos lares brasileiros ressurge, conforme dados do IBGE. A pesquisa de 2024 mostra um aumento no uso desses dispositivos em comparação com os anos anteriores.
-
Internet avança na zona rural
Crescimento do acesso à internet no Brasil é destacado na pesquisa do IBGE, evidenciando avanço nas áreas rurais. No entanto, a disparidade entre as áreas urbana e rural ainda persiste, com a zona rural apresentando menor cobertura.
-
Expert XP: Inflação fica dentro do teto da meta já em 2025, diz Pedro Jobim, da Legacy
Pedro Jobim, da Legacy Capital, projeta uma inflação mais baixa para 2025, em 4,5% ao ano, destacando os efeitos da política monetária restritiva do Banco Central. Ele alerta que operar no mercado com foco nas eleições de 2026 é arriscado, dada a incerteza sobre os candidatos e os possíveis impactos na economia.
-
Juros futuros fecham perto da estabilidade em dia de IPCA-15 e alta do dólar
Taxas dos DIs permanecem estáveis enquanto inflação e dólar impactam o mercado. Investidores aguardam decisão do Copom sobre a Selic, com alta probabilidade de manutenção em 15% ao ano.
-
Preço do café tem 1ª queda desde 2023 e puxa deflação de alimentos em julho
Café e outros alimentos puxam queda nos preços da alimentação, mas inflação ainda acelera. Apesar da redução em julho, o café continua com alta acumulada de 22,42% nos últimos 12 meses.
-
Preço do café para o consumidor cai pela 1ª vez em um ano e meio, segundo IPCA-15
O preço do café apresenta a primeira reação negativa em um ano e meio, mas ainda acumula alta expressiva. Entre junho e julho, a queda foi de 0,36%, enquanto a inflação anual atinge 76,5%.
-
Preço do café tem 1ª queda após 18 meses consecutivos em alta no Brasil
Preços do café moído chegam a cair pela primeira vez em 18 meses, mas ainda acumulam alta expressiva. Especialistas indicam melhores condições de safra, mas alertam sobre incertezas com tarifas anunciadas pelos EUA.
-
Por que a inflação se mantém há tanto tempo acima da meta do BC? ‘Novos serviços’ podem ser a chave
Novos serviços, como transporte por aplicativo e aluguel de veículos, têm superado os tradicionais vilões da inflação, como manicure e cabeleireiro. Especialistas alertam que essa mudança é impulsionada pela economia pós-pandemia e a crescente demanda por serviços digitais.
-
Prévia da inflação: IPCA-15 acelera em julho e fica em 0,33%
IPCA-15 registra alta de 0,33% em julho, superando expectativas do mercado. Alimentação e bebidas apresentaram queda, enquanto transportes impulsionaram o índice.
-
Ibovespa opera estável e dólar sobe a R$ 5,54 com tarifas e IPCA-15 no radar
Investidores monitoram resultados financeiros nos EUA enquanto o Ibovespa registra leve alta. Dados do IPCA-15 destacam pressão inflacionária acima das expectativas do mercado.
-
Habitação puxa inflação do IPCA-15 em julho, com alta de 0,98%
Os aumentos nas tarifas de energia elétrica e água impulsionaram os preços da habitação, refletindo um impacto significativo no IPCA-15. A inflação de julho superou as expectativas com um avanço geral de 0,33%.
-
Prévia da inflação sobe para 0,33% em julho com impacto da energia
A alta no IPCA-15 reflete aumentos significativos nos preços de energia elétrica e transportes. Com uma variação anualizada de 5,30%, os dados influenciam as decisões futuras do Banco Central sobre a taxa de juros.
-
IPCA-15 sobe 0,33% em julho, puxado por energia elétrica
IPCA-15 apresenta alta em julho, superando expectativas do mercado e atingindo 0,33%. O acumulado em 12 meses também registra aumento, chegando a 5,30%.
-
Acompanhe a cotação do dólar nesta sexta-feira (25)
Investidores aguardam desdobramentos nas negociações comerciais entre EUA e Brasil, enquanto IPCA-15 indica aceleração da inflação. Dólar opera com leve alta, acumulando queda de 1,1% na semana.
-
119,6 milhões de usuários acessam bancos online no Brasil, diz IBGE
Crescimento significativo no acesso a serviços bancários digitais reflete a digitalização das finanças no Brasil. Dados do IBGE mostram que 71,2% dos internautas utilizam essas plataformas em 2024.
-
Prévia da Inflação: IPCA-15 acelera e fica em 0,33% em julho, acima das expectativas
IPCA-15 apresenta aceleração em julho, superando expectativas do mercado. O acumulado do ano atinge 3,40%, mas o índice em 12 meses diminui para 5,30%.
-
IPCA-15, a 'prévia da inflação', volta a acelerar em julho e sobe mais que o esperado julho. Como fica a Selic?
Inflação medida pelo IPCA-15 registra alta em julho, superando as expectativas do mercado. A elevação dos preços pode influenciar a próxima decisão do Banco Central sobre a taxa Selic.
-
IPCA-15 acelera a 0,33% em julho e fica acima das projeções
IPCA-15 apresenta aceleração em julho, superando as expectativas do mercado. Acumula alta de 5,30% em 12 meses, mantendo-se acima do teto da meta estipulada pelo Banco Central.
-
IPCA-15: preços sobem 0,33% em julho
IPCA-15 registra aumento de 0,33% em julho, impulsionado principalmente pelo setor de Habitação. No acumulado do ano, a inflação é de 3,40%, com crescimento em relação aos 12 meses anteriores.
-
Prévia da inflação acelera para 0,33% em julho, aponta IBGE
A prévia da inflação mostra uma pressão crescente nos custos, impulsionada principalmente pelo aumento na conta de luz. O dado influencia as expectativas para a próxima reunião do Copom sobre a taxa Selic.
-
IPCA-15: prévia da inflação sobe 0,33% em julho
Inflação medida pelo IPCA-15 apresenta alta em junho, superando o índice do mês anterior. Resultado ficou ligeiramente acima das previsões do mercado.
-
Manhã no mercado: IPCA-15 e tarifas dos EUA devem guiar ativos brasileiros
Tensão sobre tarifas dos EUA pressiona mercados brasileiros enquanto negociações entre os governos seguem em destaque. Expectativas em relação à inflação de julho e à dinâmica das bolsas de NY podem influenciar a movimentação dos ativos.
-
Agenda do dia: IBGE divulga IPCA-15; BC publica Nota do Setor Externo
A expectativa de aumento no IPCA-15 indica uma leve elevação em relação ao mês anterior. Investidores também estarão atentos às cifras do setor externo que serão divulgadas.
-
Diálogo do Brasil com os EUA e 'prévia da inflação' dão o tom da sexta-feira
Mercado aguarda evolução nas negociações tarifárias com os EUA e a divulgação do IPCA-15. Usiminas também se prepara para apresentar seus resultados financeiros.