Preço do café para o consumidor cai pela 1ª vez em um ano e meio, segundo IPCA-15
O preço do café apresenta a primeira reação negativa em um ano e meio, mas ainda acumula alta expressiva. Entre junho e julho, a queda foi de 0,36%, enquanto a inflação anual atinge 76,5%.
Preço do café cai 0,36% em julho, a primeira queda em um ano e meio, de acordo com o prévio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
A última queda no preço do café foi em dezembro de 2023. Desde então, houve 18 subidas consecutivas.
O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25). O IPCA-15 mede variações de preços entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês de divulgação.
Além disso, a queda do preço do café já havia sido observada no IPC, indicador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na semana passada.
Apesar da queda em julho, o café moído acumula uma inflação de 76,5% em um ano, conforme o IPCA-15. O preço médio do quilo do café tradicional atingiu R$ 66,70 em junho, subindo de R$ 35,17 no ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Café (Abic).
No geral, o IPCA-15 registrou uma inflação de 0,33% em julho, com o grupo Alimentação e Bebidas apresentando queda de 0,06% nos preços.