Lula
-
Governo Lula homenageia Papa Francisco em reunião do Brics
Celso Amorim exalta legado do Papa Francisco e enfatiza importância da paz em discurso no Brics. Homenagem ocorre após a morte do Pontífice, destacando sua mensagem de esperança e solidariedade global.
-
BNDES apresenta primeiros resultados de relatório de emprego a ser lançado ainda neste semestre
BNDES revela que sua atuação gera 2,3 milhões de empregos no Brasil anualmente, com destaque para o impacto do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O relatório mostra um aumento na geração de postos de trabalho nas indústrias e infraestrutura entre 2019 e 2023.
-
Banco que herdar precatórios do Master pode fazer troca bilionária por dívida com União
Bancos veem oportunidade na troca de precatórios por débitos tributários, mas incertezas e regras legais dificultam a transação. Enquanto o Master se prepara para negociações, debates sobre a qualidade dos ativos em questão continuam.
-
União Progressista não é de apoio a Lula, diz Ciro Nogueira
Ciro Nogueira afirma que a nova federação será um "dique de proteção" e não apoiará o governo Lula, mas busca medidas que beneficiem o país. O senador destaca a união dos partidos para enfrentar a baixa popularidade do governo e a necessidade de diálogo interno na federação.
-
Lula escolhe procurador federal para presidência do INSS; saiba quem é
Gilberto Waller Júnior assume presidência do INSS após demissão relacionada a fraudes no órgão. A nomeação será formalizada em edição extra do Diário Oficial, segundo o Planalto.
-
Lula escolhe procurador federal para presidência do INSS; saiba quem é
Gilberto Waller Júnior assume a presidência do INSS após a demissão do anterior devido a fraudes. O novo presidente conta com vasta experiência em combate à corrupção dentro do serviço público.
-
Governo vai aprofundar debate sobre redução da jornada 6×1, diz Lula
Lula anuncia discussão sobre jornada de trabalho em pronunciamento do Dia do Trabalhador. O presidente também destaca ações de seu governo e investigações sobre cobranças indevidas no INSS.
-
PT usa espaço na TV para defender Lula, criticar Bolsonaro e pregar fim da escala 6x1
PT promove propaganda em defesa do governo Lula, destacando avanços e comparando com gestão Bolsonaro. A campanha visa fortalecer a imagem do partido e preparar o terreno para as eleições de 2026.
-
Agenda do dia: Seguro-desemprego e ISM industrial nos EUA são destaques
Mercados financeiros permanecem inativos no Brasil e na zona do euro devido ao feriado do Dia do Trabalho. Nos Estados Unidos, há uma série de divulgações econômicas programadas, incluindo dados sobre emprego e atividade industrial.
-
Lula evita vexame ao deixar de comparecer a atos do Dia do Trabalho
Lula opta por não comparecer ao ato do Dia do Trabalho em meio a fraudes no INSS e descontentamento nas centrais sindicais. A decisão visa evitar possíveis desgastes políticos em um evento que já enfrenta baixa participação.
-
A camisa do Brasil nunca será vermelha, como o PT quer
Possível mudança na cor do uniforme da Seleção Brasileira gera descontentamento entre torcedores. Críticas se intensificam diante das associações políticas e controvérsias em torno do governo atual.
-
Bolso preparado para férias na Europa? Veja por que o euro continua nas alturas enquanto o dólar cai
A valorização do dólar no cenário global beneficia os turistas brasileiros nos Estados Unidos, mas o euro continua alto devido a incertezas na economia brasileira e um fluxo de investimentos que favorece a Europa. Especialistas apontam que a verdadeira recuperação do real depende de uma melhora na percepção econômica do Brasil.
-
Pressão aumenta e Lula já cogita demitir Lupi, dizem auxiliares do presidente
Possibilidade de demissão do ministro da Previdência aumenta após crise no INSS. Lula avalia desempenho de Carlos Lupi e busca soluções para conter problemas de descontos irregulares.
-
Fraudes no INSS: como o governo vai devolver descontos indevidos a aposentados? Veja o que já se sabe
Oposição mobiliza CPI para investigar fraudes em aposentadorias do INSS, enquanto governo Lula promete reparação aos lesados. Ministro da Fazenda admite incertezas sobre o ressarcimento, aguardando apurações da CGU e AGU.
-
Lula defende redução de jornada 6 por 1 e diz que seu governo descobriu a fraude no INSS
Lula propõe revisão da jornada de trabalho e destaca avanços em empregos e salários. O presidente busca promover um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar dos trabalhadores, enquanto encaminha medidas fiscais ao Congresso.
-
81 deputados de partidos com ministérios no governo apoiam CPI do INSS
CPI para investigar fraudes no INSS ganha apoio de 81 deputados, mas nenhum do PT. Presidente da Câmara deve analisar o pedido, que já conta com mais assinaturas do que o mínimo necessário.
-
81 deputados de partidos com ministérios no governo apoiam CPI do INSS
Deputados de partidos aliados ao governo Lula se uniram para solicitar a instalação da CPI, enquanto o PT se opõe à investigação. A iniciativa obteve 185 assinaturas, superando o mínimo necessário, e agora aguarda a decisão do presidente da Câmara.
-
Opinião | 1º de maio esvaziado
Mudanças nas expectativas profissionais e na relação com o trabalho impactam a celebração do Dia do Trabalhador. A crescente preferência por autonomia e empreendedorismo destaca a desconexão entre as gerações e as soluções tradicionais de emprego.
-
Lula usa horário nobre para falar de operação de fraudes no INSS
Lula anuncia desmantelamento de esquema de cobranças indevidas no INSS, e destaca a importância de ressarcir aposentados e pensionistas lesados. A operação Sem Desconto da PF investiga irregularidades relacionadas a descontos em benefícios previdenciários, afetando milhões de beneficiários.
-
Vamos aprofundar debate sobre escala 6 X 1, diz Lula
Lula ressalta a importância do diálogo para a reforma da jornada de trabalho em pronunciamento do Dia do Trabalhador. Governo quer reduzir a carga horária semanal e promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
-
Em pronunciamento na TV, Lula cita 'esquema criminoso' no INSS e diz que vai debater jornada 6x1
Lula critica esquema de cobrança indevida no INSS e promete ressarcimento às vítimas. Ele também defende a redução da jornada de trabalho e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
-
Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS
Lula anuncia debate sobre a redução da jornada de trabalho e destaca avanços no combate a fraudes do INSS. Presidente também menciona conquistas na geração de empregos e políticas sociais durante pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalho.
-
Lula cita escândalo do INSS pela primeira vez e diz que associações devem ressarcir quem foi lesado
Lula menciona esquema de cobranças indevidas no INSS e defende redução da jornada de trabalho em pronunciamento. Ausência em eventos do Dia do Trabalhador gera discussões entre sindicalistas e ministério.
-
Lula defende redução de jornada 6 por 1 e fala que seu governo descobriu a fraude no INSS
Lula propõe revisão da jornada de trabalho e expansão do Imposto de Renda para atender trabalhadores. Ele destaca avanços no emprego e investimentos em educação durante seu governo.
-
Lula fala em 'aprofundar debate' sobre escala 6x1 e ressarcimento de descontos indevidos do INSS; leia discurso
Lula anuncia medidas importantes para trabalhadores, incluindo a proposta de redução da jornada de trabalho e o combate a cobranças indevidas em aposentadorias. O presidente destaca avanços no emprego e na economia durante seu governo.
-
Leia a íntegra do pronunciamento de Lula sobre o Dia do Trabalho
Lula destaca avanços na geração de empregos e anuncia propostas para melhorar a jornada de trabalho. O presidente também ressalta medidas de apoio aos trabalhadores e investimentos na educação.
-
Lula endossa proposta da escala 6X1 em gravação do Dia do Trabalho e critica fraude do INSS
Lula destaca a importância do debate sobre a jornada de trabalho 6X1 e critica fraudes na aposentadoria. Sindicatos aguardam a presença do presidente nos atos do Dia do Trabalhador em São Paulo.
-
Opinião | Lupi deixa aposentados em risco, enquanto saída de Firpo põe em xeque o trabalho de Tebet
Crise no INSS e saída de secretário no Planejamento expõem fragilidades do governo Lula. Medidas do Ministério da Previdência podem prejudicar aposentados e comprometem a política fiscal do país.
-
Lula nomeia Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS
Gilberto Waller Júnior assume a presidência do INSS após demissão de Alessandro Stefanutto, alvo de investigação por desvios de aposentadorias. A mudança ocorre em meio à operação da PF que apura irregularidades em descontos de benefícios previdenciários.
-
Planalto informa agora que comitiva de Lula para funeral teve namorada de Barroso e tesoureira do PT
Comitiva de Lula para funeral do papa Francisco teve integrantes não divulgados inicialmente. A presença de membros próximos da equipe do presidente e suas relações pessoais levanta questões sobre a transparência na lista oficial.
-
Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é
Gilberto Waller Júnior assume a presidência do INSS com vasta experiência na administração pública. Sua trajetória inclui cargos de destaque em órgãos relacionados à corrupção e à correção de processos.
-
Lula nomeia procurador federal para presidência do INSS
Gilberto Waller Júnior assume a presidência do INSS em meio a crisis de credibilidade após denúncias de irregularidades. Ele traz vasta experiência no setor público e um histórico de combate à corrupção.
-
Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é
Gilberto Waller Júnior tem vasta experiência no setor público e assume a liderança do INSS em um momento crucial. A nomeação reflete a confiança do governo em seu histórico de combate à corrupção e eficiência administrativa.