Secom
-
MEC gastou R$ 25.000 para dar meias a congressistas em fevereiro
Ministério da Educação justifica gastos com meias para promoção do programa Pé-de-Meia. A ação visa incentivar a permanência de estudantes de baixa renda na escola e conta com apoio de parlamentares.
-
Governo prepara pacote de energia para famílias de baixa renda
Pacote visa beneficiar 60 milhões de brasileiros de baixa renda com isenção na conta de luz e melhorias no acesso à energia. Além disso, o governo planeja um novo programa de auxílio-gás para famílias em dificuldades.
-
Uso de dinheiro público para ressarcimento a aposentados do INSS vira foco de tensão no Planalto
Governo enfrenta desafios na comunicação sobre a devolução de valores a aposentados e pensionistas do INSS, enquanto investigações sobre fraudes continuam em andamento. A preocupação com a percepção pública sobre o uso de recursos do Tesouro gera tensões internas na equipe presidencial.
-
Governo intensifica estratégia de responsabilizar Bolsonaro por escândalo do INSS após vídeo de Nikolas
Governo Lula intensifica estratégia para responsabilizar gestões anteriores por fraudes no INSS, atribuindo origens do esquema a administrações passadas. Enquanto isso, pressão aumenta sobre a Controladoria-Geral da União após críticas internas sobre a atuação no caso.
-
Presidente do INSS suspende antecipação de parcelas de aposentadorias e pensões no PicPay
Suspensão ocorre após denúncias de irregularidades e cobranças indevidas por parte do PicPay. O INSS solicita documentação que comprove a conformidade do banco com as regras estabelecidas.
-
Alcolumbre e Elmar Nascimento acompanharão Lula na viagem à Rússia e China
Comitiva presidencial segue para Rússia e China com foco na ampliação das relações bilaterais. Lula se reunirá com líderes dos dois países e discutirá parcerias econômicas e políticas.
-
Lula avalia Boulos no Planalto para melhorar elo com movimentos sociais; entenda a articulação
Lula avalia a possibilidade de Guilherme Boulos assumir a Secretaria-Geral da Presidência, focando na articulação com movimentos sociais. O deputado sinalizou disposição para renunciar à reeleição na Câmara, mas a decisão ainda depende do contexto da reforma ministerial.
-
Lula finaliza MP que amplia gratuidade da conta de luz
Governo espera aprovação rápida da medida que visa reduzir tarifas de energia e ampliar gratuidade para famílias de baixa renda. A proposta também prevê a abertura do mercado de energia até 2027, mas divide opiniões entre os políticos.
-
Lula oficializa Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres
Márcia Lopes assume como nova ministra das Mulheres após insatisfação de Lula com a gestão de Cida Gonçalves. A troca faz parte de uma série de mudanças ministeriais no governo, que já inclui a saída de Carlos Lupi.
-
Com saída de Cida Gonçalves, Lula soma 12 trocas em ministérios
Cida Gonçalves é a 12ª ministra a deixar o governo Lula, refletindo as constantes mudanças em sua equipe. A troca de ministérios ocorre em meio a negociações com partidos de centro e expectativas de reforma ministerial.
-
Lula demite Cida Gonçalves e coloca outra petista no lugar
Mudanças ocorrem em meio a polêmicas e denúncias, refletindo a busca do presidente por estabilidade em sua equipe ministerial. Márcia Lopes retorna ao cargo com a tarefa de fortalecer as políticas destinadas às mulheres.
-
Presidente Lula embarca para Rússia e China na terça-feira
Lula se reunirá com líderes russos e chineses para discutir parcerias e projetos estratégicos. A agenda inclui negociações para a Ferrovia Bioceânica, visando facilitar o escoamento de grãos brasileiros.
-
Lula mantém polarização e sobe tom com Bolsonaro em discursos
Lula aumenta citações a Bolsonaro e aprofunda críticas em seu terceiro mandato. Presidente busca reconectar-se com a população e reforçar a imagem de seu governo diante da desaprovação popular.
-
Escolhida por Lula para Ministério das Mulheres diz que tomará posse nesta segunda-feira
Márcia Lopes assume o Ministério das Mulheres com foco na implementação da lei de igualdade salarial. A mudança ocorre no contexto de uma reforma ministerial em andamento no governo Lula.
-
Lula mantém polarização e sobe tom com Bolsonaro em discursos
Lula aumenta menções a Bolsonaro em 2025, destacando preocupações com a influência do ex-presidente. Estratégia busca reforçar a comunicação com o eleitorado e melhorar a imagem do governo em meio a desaprovações.
-
Márcia Lopes recebe convite de Lula para assumir ministério e se reunirá com petista nesta segunda
Márcia Lopes se reunirá com Lula nesta segunda-feira, confirmando sua expectativa de assumir o Ministério das Mulheres. A troca ocorre em meio a uma reforma ministerial já prevista para 2025 e intensificações de mudanças no governo.
-
Demissão de Lupi é a 11ª troca de ministro do governo Lula
Carlos Lupi deixa o cargo após escândalo no INSS, somando a 11ª mudança na equipe de Lula desde 2023. A demissão ocorre em meio a forte pressão popular e investigação sobre desvios de bilhões destinados a aposentados e pensionistas.
-
Lupi já entrou em reunião com Lula sabendo que deixaria o ministério; tom da conversa foi cordial
Carlos Lupi deixa o cargo após pressão interna e externa, diante da insustentabilidade de sua permanência como ministro da Previdência. O PDT seguirá na base aliada com a nomeação de Wolney Queiroz como novo ministro, mas a crise das fraudes no INSS permanece sem solução.
-
Com saída de Lupi, governo Lula soma 11 trocas de ministros; veja casos
Governo Lula enfrenta instabilidade com 11 mudanças ministeriais desde janeiro, refletindo crises e realocações na base aliada. O episódio mais recente envolve a saída de Carlos Lupi da Previdência Social, aumentando o número de trocas em menos de um ano.
-
Opinião | Encrenca com o ministro da Previdência não terá fácil solução
Escândalo no Ministério da Previdência revela fraudes bilionárias no INSS, levando à demissão de alto funcionário. Carlos Lupi, sob investigação, enfrenta críticas e pressão no governo de Lula.
-
Procurador federal Gilberto Waller Júnior é nomeado presidente do INSS
Gilberto Waller Júnior assume a presidência do INSS em um momento crítico após a saída do ex-presidente por acusações de fraude. A nomeação ocorre em meio a investigações que visam coibir irregularidades nos benefícios previdenciários.
-
Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS
Lula anuncia debate sobre a redução da jornada de trabalho e destaca avanços no combate a fraudes do INSS. Presidente também menciona conquistas na geração de empregos e políticas sociais durante pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalho.
-
Um ano após tomar ‘pito’ público de Lula no 1º de Maio, Márcio Macêdo segue na corda bamba
Ministro enfrenta críticas e pressão por demissão, enquanto Lula busca restabelecer diálogo com líderes sindicais. Números de mobilização e insatisfação marcam a atuação da Secretaria-Geral da Presidência.
-
Gleisi nega que ausência de Lula no 1º de Maio em SP seja por temer atos esvaziados
Lula opta por não participar de atos do 1º de Maio para evitar privilégios entre centrais sindicais. Em vez disso, ele gravará um pronunciamento para se dirigir a todos os trabalhadores em cadeia nacional.
-
Lula deve mudar comando das Mulheres em reforma ministerial
Lula deve anunciar mudanças ministeriais após o feriado, com foco em fortalecer sua equipe para as eleições de 2024. As negociações diretas com partidos, porém, estão previstas para a próxima semana.
-
Em reunião fechada, Lula cobra centrais nas ruas e defende 'nova forma de sindicalismo'
Lula pede mobilização das centrais sindicais e a apresentação de prioridades em meio ao distanciamento com a classe trabalhadora. Presidente opta por não comparecer aos atos do 1º de Maio e promete diálogo contínuo com os trabalhadores.
-
Lula grava pronunciamento para 1° de Maio e prepara mudança no vale-refeição
Lula anunciará novas medidas para trabalhadores em pronunciamento do 1º de Maio. Mudanças no vale-refeição e no acesso ao FGTS são alguns dos destaques esperados.
-
Lula não deve participar de atos do Dia do Trabalho, mas grava pronunciamento para a data
Lula opta por não comparecer aos eventos do Dia do Trabalho devido a desgaste na relação com centrais sindicais após baixa adesão no ano anterior. Presidente gravou pronunciamento e se reunirá com líderes sindicais para discutir reivindicações da classe trabalhadora.
-
AGU move ação contra Meta para coibir golpes com marcas do governo
AGU processa a Meta por veiculação de anúncios fraudulentos usando símbolos e imagens do governo. A ação busca a responsabilização por danos morais coletivos e destaca a ineficiência do sistema de verificação da empresa.
-
Sem participar do 1º de Maio, Lula grava pronunciamento de rádio e TV para trabalhadores
Lula grava pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalhador, evitando eventos presenciais. Ele também pode se reunir com centrais sindicais para discutir demandas da classe trabalhadora.