ONU
-
Texas entra em 4º dia de buscas de vítimas de enchentes com mais de 80 mortos e 41 desaparecidos
Busca por desaparecidos no Texas avança em meio a alertas de novas chuvas. A tragédia já resulta em 81 mortes confirmadas e 41 pessoas ainda fora de contato.
-
UE hesita em assinar compromisso de ação climática com a China, diz FT
UE hesita em firmar acordo climático com a China e cobra compromissos mais robustos. As relações diplomáticas de meio século são testadas por divergências em metas de emissões e ações climáticas.
-
Hamas e Israel retomam negociações no Catar antes de reunião Trump-Netanyahu
Negociações visam um cessar-fogo de 60 dias e libertação de reféns; Israel e Hamas buscam acordo em meio à crescente crise humanitária em Gaza. Enquanto isso, Netanyahu se reúne com Trump em busca de apoio para a proposta.
-
Dólar começa a semana, com nova ameaça de tarifas de Trump ao Brics e seus aliados
Investidores reagem à ameaça de tarifas adicionais de Trump, que podem impactar a inflação e a economia global. A crescente incerteza comercial provoca oscilações nos mercados financeiros e cautela entre os países do Brics.
-
Quase 450 mil afegãos deixaram o Irã desde junho
A pressão das autoridades iranianas e a situação econômica crítica no Afeganistão estão levando um número significativo de refugiados a retornar para casa. Agências humanitárias alertam para o risco de desestabilização da região, diante do aumento de retornos forçados.
-
Trump diz que pode impor tarifa adicional a países que se ‘alinharem às políticas do Brics’
Trump ameaça impor tarifas adicionais de 10% a países que se aliem ao BRICS. A declaração ocorre durante a cúpula do grupo no Rio de Janeiro, que foca em preocupações comerciais e a reforma de instituições financeiras globais.
-
Em contraponto a Trump, Brics defende regulação local para IA
Brics reafirma a soberania dos países na regulação da inteligência artificial e a proteção dos direitos autorais. Grupo condena pressões dos EUA em prol dos interesses das grandes empresas de tecnologia e pede governança liderada pela ONU.
-
Trump anuncia tarifa adicional de 10% para 'qualquer país que se alinhar às políticas do Brics'
Trump ameaça impor tarifas de 10% a países que apoiam o BRICS. A medida visa retaliar políticas consideradas antiamericanas e será anunciada oficialmente amanhã.
-
Brics defende que ONU avance em regulação da IA e que criadores de conteúdo sejam remunerados
Brics propõe a criação de um framework global de governança sobre inteligência artificial, enfatizando o papel central da ONU. O documento ressalta a autonomia dos países na regulamentação da IA e a importância da proteção de dados e direitos autorais.
-
Líderes do Brics condenam "uso da fome como método de guerra" na Faixa de Gaza
Líderes do Brics criticam intensamente os ataques de Israel à Faixa de Gaza e condenam o uso da fome como arma de guerra. O bloco reafirma seu apoio à solução de dois Estados e pede um cessar-fogo imediato e negociações em busca de paz.
-
Israel envia negociadores ao Catar mesmo com exigências 'inaceitáveis' do Hamas, diz Netanyahu
Conversações em Doha buscam um consenso entre Israel e Hamas sobre cessar-fogo e libertação de reféns. Apesar das negociações, Israel considera alterações propostas pelo Hamas como "inaceitáveis".
-
Lula acusa FMI e Banco Mundial de sustentarem plano para financiar países mais desenvolvidos
Lula critica Banco Mundial e FMI durante cúpula do Brics, acusando-os de beneficiar países desenvolvidos às custas dos emergentes. O presidente defende justiça tributária e combate à evasão fiscal para promover um crescimento econômico sustentável e mais inclusivo.
-
Brics apoia Irã, critica políticas dos EUA, mas evita confronto direto com Trump
Cúpula do Brics emite declaração criticando ações dos EUA e Israel, sem citar diretamente os responsáveis. O documento também aborda a regulação da inteligência artificial e a promoção do comércio em moedas locais, refletindo as preocupações dos países em desenvolvimento.
-
Netanyahu diz esperar que reunião com Trump ajude a alcançar acordo para cessar-fogo na Faixa de Gaza
Netanyahu busca apoio de Trump para negociações de paz enquanto a guerra na Faixa de Gaza continua a causar destruição e mortes. O Hamas demanda condições específicas para aceitar uma trégua enquanto as conversas de cessar-fogo se intensificam no Catar.
-
Comunicado da Cúpula do Brics defende ‘reforma abrangente’ da ONU e solução de dois Estados para Palestina e Israel
BRICS reafirma compromisso com reforma da ONU e solução de dois Estados para Israel e Palestina. Declaração do Rio de Janeiro destaca a importância da cooperação multilateral diante de desafios globais.
-
Declaração final do Brics 2025: leia a íntegra do documento aqui
A XVII Cúpula do BRICS concluiu com a divulgação de uma declaração final que aborda críticas ao protecionismo comercial, reafirma o direito dos palestinos a um Estado e destaca a necessidade de uma governança global mais justa para a inteligência artificial. Os líderes do bloco também defenderam uma ação conjunta para promover soluções inclusivas e sustentáveis diante dos desafios globais contemporâneos.
-
Países do Brics condenam medidas unilaterais que 'distorcem comércio' e manifestam preocupação com aumento de tarifas
Líderes do Brics alertam sobre a crescente adoção de medidas comerciais unilaterais que prejudicam o comércio global. Eles pedem a eliminação dessas práticas e reforçam a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento econômico.
-
Em declaração final, Brics expressa 'séria preocupação' com ataques às instalações nucleares pacíficas do Irã
Brics condena ataques ao Irã e pede proteção a instalações nucleares. Cúpula emite apelo ao Conselho de Segurança da ONU para abordar a escalada de tensões na região.
-
Brics omite EUA e Israel ao dizer que condena ataques ao Irã
A cúpula do Brics expressa preocupação com a escalada de tensões no Oriente Médio, mas enfrenta resistência de países aliados aos EUA. A declaração final destaca a condenação a ataques ao Irã, sem mencionar diretamente Washington ou Israel.
-
Leia a íntegra da declaração dos líderes na 17ª Cúpula do Brics
Cúpula do Brics apoia Irã em meio a tensões, mas evita críticas diretas aos EUA e Israel. Documento ressalta conflito em Gaza, citando Israel em 7 ocasiões.
-
Por que o Brics defende tanto o multilateralismo —e como isso confronta Trump
Reunião do Brics foca na defesa do multilateralismo em meio a crises globais. Países buscam fortalecer instituições internacionais e promover reformas no Conselho de Segurança da ONU.
-
Lula reitera pedido de reformulação do Conselho de Segurança da ONU
Lula reforça a urgência da reforma no Conselho de Segurança da ONU durante a Cúpula dos Brics. Presidente destaca a importância de uma governança internacional mais representativa e eficaz frente às crises globais.
-
Lula condena genocídio em Gaza e ataques ao Irã em discurso no Brics
Lula critica ações de Israel em Gaza e reafirma necessidade de soluções pacíficas em conflitos globais. Na cúpula do Brics, ele destaca a importância do multilateralismo e da reforma da governança global.
-
Leia a íntegra do discurso de Lula na abertura do Brics no Rio
Lula destaca a importância do Brics em meio a crises no multilateralismo durante abertura da cúpula no Rio. Ele reforça que a ONU simboliza a vitória contra o nazifascismo e a busca por uma esperança coletiva.
-
Nos Brics, Lula critica Otan e diz que 'temor de catástrofe nuclear' voltou
Lula critica aumento de gastos militares da OTAN e defende prioridade em ações de paz e desenvolvimento. O presidente também aborda a situação em Gaza e a busca por um Estado palestino soberano.
-
Lula cita “colapso” do multilateralismo e critica conflitos pelo mundo
Lula critica o colapso do multilateralismo e destaca a urgência de reformas na ONU durante a Cúpula do Brics. Em seu discurso, ele aborda os conflitos globais e a importância de uma governança internacional mais inclusiva e eficaz.
-
No Brics, Lula diz que perda de credibilidade da ONU trouxe, de volta, o temor de uma ‘catástrofe nuclear’
Lula critica a paralisia do Conselho de Segurança da ONU e pede uma reforma que inclua novos membros permanentes. O presidente alerta para o aumento da tensão global e a corrida armamentista promovida pela OTAN.
-
Lula critica ataque ao Irã e diz que 'temor nuclear voltou' em fala de abertura do Brics
Lula destaca a urgência de respeitar o direito internacional e critica ações militares de potências globais. Em seu discurso, ele alerta para os riscos de uma nova corrida armamentista e o impacto desastroso dos conflitos no Oriente Médio.
-
Sob pressão de Irã e China, cúpula de chefes de Estados do Brics começa hoje com baixa de líderes
Cúpula do Brics no Rio enfrenta desafios de alinhamento interno e pressões internacionais, destacando a ausência do presidente chinês. A declaração final deve abordar temas como tarifas comerciais e conflitos no Oriente Médio, sem menções diretas a líderes ocidentais.
-
Catar recebe negociações para trégua em Gaza antes de reunião Trump-Netanyahu
Negociações em Doha buscam trégua e libertação de reféns após quase 21 meses de conflito. Em Gaza, bombardeios recentes deixam 14 mortos, evidenciando a grave crise humanitária.