HOME FEEDBACK

UE hesita em assinar compromisso de ação climática com a China, diz FT

UE hesita em firmar acordo climático com a China e cobra compromissos mais robustos. As relações diplomáticas de meio século são testadas por divergências em metas de emissões e ações climáticas.

A União Europeia (UE) hesita em assinar um compromisso climático com a China durante a cúpula que celebra 50 anos de relações diplomáticas.

Um funcionário da UE afirmou ao Financial Times que as metas climáticas europeias são ambiciosas, focadas em cortes de emissões domésticas.

A UE tem um prazo até setembro para enviar nova meta climática à ONU para 2035.

Bruxelas rejeitou repetidamente os pedidos da China por um compromisso, a menos que Pequim se comprometa a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O Comissário de Clima, Wopke Hoekstra, afirmou que só fará sentido uma declaração se houver questões substantivas e ambição demonstrada.

Em resposta, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que o país continua a promover o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

A China, equilibrando crescimento econômico e metas ambientais, pode não cumprir uma meta de reduzir em 18% a intensidade de carbono até o final do ano.

Leia mais em valoreconomico