Ucrânia
-
Putin não participa de negociações de paz com a Ucrânia na Turquia
Putin se ausenta das negociações de paz em Istambul e envia delegação, enquanto Zelensky condiciona diálogos à sua presença. Expectativas sobre progresso nas conversas diminuem devido à complexidade do conflito entre Rússia e Ucrânia.
-
Varejo no Brasil e nos EUA, Powell, balanço do Wallmart e mais destaques
Divulgação dos dados de vendas no varejo no Brasil marca agenda econômica do dia, enquanto empresas preparam resultados financeiros do 1º trimestre. Lula embarca para o Uruguai para velório de ex-presidente e participa de conferência sobre a guerra na Ucrânia.
-
Putin não irá à Turquia conversar com Zelensky, diz Kremlin
Putin faltará ao encontro com Zelensky, que condicionou sua participação à presença do presidente russo. A reunião entre as delegações dos dois países segue agendada para esta quinta-feira, mas o envolvimento de Zelensky permanece incerto.
-
Putin recusa convite para comparecer à negociação sobre guerra na Ucrânia
Putin opta por não comparecer à cúpula sobre a guerra na Ucrânia, delegando a participação a oficiais experientes. O encontro na Turquia contará com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
-
Em telefonema, Lula pede para Putin participar de reunião com Zelensky
Lula busca unir Rússia e Ucrânia em reunião de paz na Turquia. Presidentes poderão discutir cessar-fogo e resolução do conflito com apoio do Brasil e China.
-
Lula telefona para Putin para pedir que presidente da Rússia se reúna com Zelensky em Istambul
Lula pede a Putin que participe de negociações com Zelensky em Istambul. Diálogo entre Rússia e Ucrânia pode ser o primeiro desde o início da guerra em 2022.
-
Vazamento de conversa sobre TikTok irrita Lula e fecha giro controverso por Rússia e China
Vazamento de conversa privada irrita Lula e gera críticas à comitiva em viagem à China. Primeira-dama Janja provoca constrangimento ao abordar o TikTok em reunião com Xi Jinping.
-
Viagem de Lula a Rússia e China mostra limitações e preço de frente anti-Trump
A viagem de Lula à China e Rússia busca fortalecer alianças, mas expõe desafios diplomáticos para o Brasil. A presença da primeira-dama, Janja, em eventos internacionais tem gerado controvérsias e desviado a atenção das negociações.
-
Lula pede a Putin para comparecer à negociação com Zelensky nesta semana
Lula convida Putin para negociações de paz em Istambul e destaca compromisso brasileiro com o diálogo. O presidente também mencionou sua recente conversa com Xi Jinping, reforçando a disposição do Brasil em mediar o conflito.
-
UE impõe novas sanções à Rússia e as condiciona ao cessar-fogo
A nova rodada de sanções visa aumentar a pressão econômica sobre a Rússia em meio a um impasse nas negociações de paz. A presidente da Comissão Europeia reforça a necessidade urgente de encerrar a guerra, enquanto o presidente ucraniano desafia Putin a participar de conversas diretas.
-
Em ligação, Lula pede que Putin negocie pessoalmente acordo de paz com Ucrânia
Lula convida Putin a participar das negociações de paz em Istambul e reforça o compromisso do Brasil com a resolução do conflito. O presidente brasileiro também destacou a cooperação internacional para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
-
Lula pede a Putin, por telefone, que vá à Turquia negociar com a Ucrânia
Lula conversa com Putin e incentiva participação nas negociações de paz em Istambul. O presidente brasileiro destaca a importância de um cessar-fogo e reforça a disposição do Brasil em cooperar para a resolução do conflito.
-
Putin e Trump não dizem se irão a negociação de paz na Turquia nesta quinta
Trump e Zelenski pressionam pela participação de Putin nas negociações de paz em Istambul. A ausência de uma confirmação oficial de representantes russos gera impasse nas discussões de cessar-fogo com a Ucrânia.
-
Milei boicota fórum da China com países latino-americanos em aceno a Trump
Argentina se ausenta de reunião do Fórum China-Celac, demonstrando distanciamento político sob o governo Milei. A decisão reflete uma estratégia de restrição à cooperação internacional, mesmo com a China sendo um parceiro comercial importante.
-
Lula se diz otimista com chance de negociação de paz entre Ucrânia e Rússia e vai ligar para Putin
Lula destaca papel do Brasil em negociações de paz entre Rússia e Ucrânia durante visita a Pequim. O presidente brasileiro busca sensibilizar Vladimir Putin para sua participação na reunião em Istambul, visando um possível cessar-fogo.
-
Análise | Lula sela aliança com a China e diz não temer retaliação de Trump; veja vídeo da análise
Lula e Xi Jinping consolidam uma aliança estratégica entre Brasil e China, destacando a importância do multilateralismo em meio a tensões globais. A visita resultou em promessas de investimentos significativos e parcerias em diversas áreas, apesar de divergências quanto à autonomia brasileira.
-
Chefe de fiscalização eleitoral independente é preso na Rússia
Melkonyants é acusado de associação com uma organização considerada indesejada pelo governo, em meio a crescente repressão à sociedade civil na Rússia. A condenação é vista como um reflexo da intensa vigilância sobre grupos de fiscalização eleitoral e ativistas.
-
Na China, Lula diz que pedirá ao ‘companheiro’ Putin para falar com Zelensky na Turquia: ‘Vá negociar essa po**a’
Negociações entre Rússia e Ucrânia em Istambul criam novas esperanças para o diálogo. A presença de líderes internacionais e a cobrança por garantias podem acelerar o processo de paz.
-
Na China, Lula diz que pedirá ao ‘companheiro’ Putin para falar com Zelensky na Turquia: ‘Vá negociar essa po**a’
Negociações entre Rússia e Ucrânia ganham momentum com possível encontro em Istambul. Pressões internacionais aumentam, destacando o papel do Brasil na mediação do diálogo.
-
Trump diz que é possível ir à Turquia para negociações sobre a Ucrânia se Putin comparecer
Trump se oferece para intermediar negociações entre Rússia e Ucrânia na Turquia. O presidente americano acredita que sua presença pode facilitar o diálogo e acabar com o conflito.
-
EUA e Catar assinam acordo de US$ 200 bi envolvendo a Boeing; Qatar Airways encomenda 160 jatos
Acordo histórico entre EUA e Catar potencializa a parceria econômica na infraestrutura e defesa. Donald Trump destaca discussões sobre temas geopolíticos relevantes durante sua visita ao Golfo.
-
Ocidente não pode se dividir, diz Merz, em primeiro discurso no Parlamento
Friedrich Merz destaca a importância da unidade ocidental frente ao conflito na Ucrânia e promete fortalecer as Forças Armadas alemãs. Em seu discurso, ele também reforçou a necessidade de Alemanha como país de imigração e a expectativa de recuperação econômica em breve.
-
Adversários começam a aprender estratégia de Trump em negociações e conseguem não se dobrar
Enquanto Trump enfrenta novas pressões internacionais, sua estratégia de recuar e declarar vitória se intensifica, levantando questões sobre sua abordagem nas negociações com Rússia e Irã. A dinâmica de suas negociações parece moldar as táticas de adversários globais que aprendem a explorar suas concessões.
-
'Ô, companheiro Putin, vá negociar, porra', diz Lula ao falar em tentar convencer russo a ir à Turquia
Kremlin adia anúncio sobre representação russa nas negociações de paz, enquanto Lula tenta mediar encontro entre os líderes dos dois países. Zelenski condiciona sua participação à presença de Putin nas conversas em Istambul.
-
Lula retorna a Moscou e tenta convencer Putin a negociar diretamente com Zelensky
Lula busca intermediar negociações entre Rússia e Ucrânia durante visita a Moscou. O presidente brasileiro tenta convencer Putin a participar do encontro com Zelensky em Istambul, visando um cessar-fogo no conflito.
-
UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela
Novo pacote de sanções da UE visa fortalecer medidas contra a Rússia, incluindo restrições a petroleiros e empresas ligadas à invasão da Ucrânia. As medidas ampliam o alcance das sanções, focando em desinformação e violações de direitos humanos.
-
Ucrânia quer clareza da Rússia antes dos próximos passos de negociações na Turquia
Ucrânia aguarda resposta de Putin sobre participação em negociações de paz. Reunião em Istambul pode marcar reencontro inédito entre os líderes desde 2019.
-
Lula volta a classificar atuação de Israel em Gaza como “genocídio”
Lula reforça críticas a Israel e pede ações da ONU para pôr fim ao que classifica como genocídio na Faixa de Gaza. Ele elogia abordagem de Trump sobre a busca pela paz na Ucrânia e espera que o ex-presidente faça o mesmo no conflito israelense.
-
Rússia confirma negociação com Ucrânia na Turquia, mas não confirma se Putin vai
Zelensky busca um avanço nas tratativas de paz com a Rússia, condicionando sua presença à participação de Putin. Enquanto isso, o Kremlin ainda mantém em segredo a composição da delegação que irá negociar em Istambul.
-
Rússia confirma que sua delegação viajará a Istambul para negociações com Kiev
Negociações entre Rússia e Ucrânia em Istambul visam acelerar a busca por uma solução para o conflito. Enquanto isso, encontros paralelos entre líderes regionais e americanos também estão agendados na Turquia.
-
De volta a Moscou, Lula tenta convencer Putin a negociar cessar-fogo com a Ucrânia
Lula busca diálogo direto entre Rússia e Ucrânia em possível encontro com Putin. O presidente brasileiro viajará a Istambul com a expectativa de facilitar negociações de cessar-fogo.