Planalto
-
Negociação do tarifaço precisa ocorrer fora do campo político, diz ex-assessor de Obama
Ricardo Zúñiga defende que qualquer negociação sobre tarifas deve focar em interesses comerciais, não políticos. Ele acredita que a falta de comunicação entre os governos impede um relacionamento produtivo e aponta a necessidade de envolvimento de grandes empresas para mitigar os impactos das tarifas.
-
PT diz que família Bolsonaro “vive abaixando a cabeça” para gringos
PT utiliza imagens geradas por IA para criticar a família Bolsonaro em publicação no X. A postagem destaca a falta de dignidade do clã e ironiza a relação deles com o exterior.
-
Agenda de política: IOF volta à pauta no Legislativo e no Supremo
Auditoria de conciliação no STF e comissões mistas no Congresso marcam semana decisiva para reforma do IOF. Além disso, o Legislativo discutirá alternativas e outras medidas tributárias propostas pelo governo.
-
Em carta, Michelle pede que Lula deixe de lado o 'desejo de vingança'
Michelle Bolsonaro critica Lula em carta pública, pedindo diálogo e paz em vez de provocação. A ex-primeira-dama alerta sobre a sanção americana e defende uma postura conciliadora em relação aos Estados Unidos.
-
Lula prepara virada na comunicação e vai adotar discurso nacionalista, diz Estadão
Mudança do slogan visa reverter a queda na popularidade do governo e reforçar a defesa de um Brasil mais justo. A nova mensagem refletirá um tom nacionalista e combatente diante das desigualdades sociais.
-
Decreto da Lei de Reciprocidade está no Planalto, e comitê de resposta à tarifa terá pelo menos 5 ministros
Governo prepara decreto da Lei de Reciprocidade enquanto comitê discute tarifas sobre exportações brasileiras. Reuniões com setores afetados começarão na próxima semana, com foco nos impactos das tarifas anunciadas pelos EUA.
-
Entenda MP do governo que visa evitar aumento na conta de luz
Medida provisória busca evitar aumento nas tarifas de energia e reorganizar subsídios do setor elétrico. Além disso, propõe mudanças na comercialização do gás natural para impulsionar a competitividade da indústria.
-
Eduardo Bolsonaro diz que alternativa de Trump a tarifaço é 'convite' para empresário migrar para EUA
Eduardo Bolsonaro defende a carta de Trump como um apelo para investimentos nos Estados Unidos, destacando as vantagens tributárias. O deputado ainda critica a atual administração brasileira e sugere que o tarifaço é uma consequência das decisões do governo Lula.
-
Lula atribui fraude no INSS a Bolsonaro e convoca vítimas para acordo de devolução
Lula convoca aposentados e pensionistas a aderirem ao plano de devolução de descontos indevidos em benefícios. O governo visa reparar danos causados por fraudes no INSS durante a gestão anterior, com prioridade para os primeiros 100 mil beneficiários.
-
Eduardo Bolsonaro condiciona fim da tarifa dos EUA a anistia “geral e irrestrita”
Eduardo Bolsonaro pressiona por anistia como condição para reverter tarifas dos EUA. Governador de São Paulo busca aproximação com a diplomacia americana em meio a tensões políticas.
-
PL culpa Lula pela tarifa de Trump e rebate campanha do governo sobre soberania
A troca de acusações intensifica a guerra de narrativas entre o PL e o governo federal. Com a sobretaxa americana em pauta, Lula busca defender sua soberania, enquanto o partido de Bolsonaro tenta desvincular-se das consequências da medida.
-
Em meio à crise com Trump, Lula usa boné com slogan: “O Brasil é dos brasileiros”
Lula usa boné com mensagem patriótica em meio a tensões comerciais com os EUA. O gesto visa reforçar a soberania nacional e responder à ofensiva de Trump sobre tarifas de importação.
-
Agora sabemos quem são os brasileiros e quem são os traidores da Pátria, diz Rui Costa após tarifaço
Rui Costa critica apoiadores de Bolsonaro após anúncio de tarifs sobre produtos brasileiros pelos EUA. Governo busca reforçar a soberania nacional e contesta a responsabilidade da diplomacia atual.
-
PT lança campanha “Defenda o Brasil” e pede militância contra Trump
Campanha do PT visa mobilizar a militância contra tarifas de Trump, destacando a defesa da soberania brasileira. A sigla critica adversários políticos, chamando-os de "traidores da Pátria" e enfatizando a importância da união em tempos de crise.
-
Temores do governo com tarifa de Trump são inflação e disparada do dólar, diz jornal
Governo brasileiro busca mitigar efeitos da tarifa de 50% imposta pelos EUA, que pode desestabilizar a economia e acirrar a inflação. A pressão sobre o câmbio e o risco de fuga de capitais são as principais preocupações em um cenário já delicado.
-
Márcio França sugere renúncia de Tarcísio por apoio a Trump após tarifa de 50%
Márcio França critica apoio de Tarcísio a Trump e sugere renúncia do governador. A declaração surge em um momento de tensão diplomática e econômica entre Brasil e EUA devido à nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
-
Ratinho Jr. empata com Bolsonaro e vence Lula no PR, diz pesquisa
Levantamento aponta empate técnico entre Ratinho Junior e Jair Bolsonaro, enquanto governador lidera contra Lula. Avaliação negativa do atual presidente é predominante entre os eleitores paranaenses.
-
Fazenda divulga projeções; tarifas de Trump, dados de serviços e mais destaques
Trump impõe novas tarifas e Bolsonaro promete retaliação; Lula afirma que Brasil buscará alternativas comerciais autônomas. Mercado financeiro reage com queda do Ibovespa e alta do dólar, enquanto a inflação persiste como desafio para o Banco Central.
-
Tarcísio e a teoria dos jogos
O futuro político do Brasil pode ser radicalmente alterado dependendo da estratégia de Bolsonaro em relação ao indulto. A relação entre o ex-presidente e um possível governo de Tarcísio de Freitas apresenta dilemas complexos que podem impactar a economia e a estabilidade política do país.
-
'Não vai tentar esconder chapeuzinho do Trump', diz Lula sobre Tarcísio após tarifaço
Lula reitera intenção de se candidatar à reeleição em 2026 e critica críticas de Tarcísio de Freitas. Governador de São Paulo é apontado como possível candidato ao Planalto e reconhece impactos do tarifaço nas finanças paulistas.
-
Trump deu a Lula uma chance de ouro de recuperar apoios políticos e popularidade
Donald Trump, ao atacar o Brasil, oferece a Lula uma oportunidade única de reforçar seu discurso contra as elites e unir o país em torno da soberania nacional. A resposta do governo brasileiro poderá moldar o cenário político rumo a 2026 e influenciar a impressão pública sobre o bolsonarismo.
-
Se eu tiver que cortar R$ 10 bi do Orçamento vou cortar das emendas também, afirma Lula
Lula reafirma compromisso com o reajuste do IOF e sinaliza cortes nas emendas parlamentares para equilibrar o Orçamento. Audiência de conciliação no STF está marcada para discutir a disputa entre Executivo e Legislativo.
-
Governo Lula avalia sanções a patentes para negociar com os EUA
Brasil considera retaliações em propriedade intelectual como estratégia contra tarifas de Trump. Soberania se torna tema central na comunicação do governo diante da situação.
-
O que Tarcísio, Zema e Caiado disseram sobre o tarifaço anunciado por Trump; veja
Governadores manifestam críticas ao governo Lula sobre as tarifas de Trump e pedem uma postura mais diplomática. Acordos comerciais e economia brasileira são os principais pontos de preocupação entre os pré-candidatos à presidência.
-
Agressão de Trump seria uma oportunidade para a centro-direita se livrar do bolsonarismo?
Governadores enfrentam dilema ao equilibrar apoio ao bolsonarismo e votos de centro nas eleições de 2026. A pressão se intensifica com a influência de Donald Trump e o risco de traições políticas no campo da direita.
-
Alckmin critica Trump e diz que Bolsonaros trabalham contra o Brasil
Alckmin critica a família Bolsonaro por trabalharem contra os interesses do Brasil em meio ao anúncio de tarifas por Trump. Vice-presidente ressalta a criação de um comitê de emergência pelo governo Lula para lidar com a situação.
-
Haddad ironiza Tarcísio de Freitas por 'celebrar' tarifaço de Trump contra o Brasil
Haddad critica celebração de Tarcísio sobre tarifas americanas e destaca impacto negativo ao Brasil. O ministro enfatiza a importância das relações diplomáticas e a defesa da soberania nacional.
-
Trump pode dar fôlego a Lula, como já fez com Trudeau e Sheinbaum?
Tarifas comerciais de Trump podem fortalecer a popularidade de Lula ao reativar o discurso nacionalista da esquerda. Especialistas apontam que a resposta do presidente brasileiro pode mobilizar apoio popular e reposicionar seu governo em meio à crise.
-
Planalto usará “soberania” como pilar na comunicação sobre tarifaço
Governo brasileiro enfatiza a soberania como resposta à tarifa de 50% imposta pelos EUA, destacando a importância do conceito nas comunicações oficiais. Lula e sua equipe garantem medidas de retaliação conforme a Lei da Reciprocidade Econômica.
-
Haddad manda indireta a Tarcísio em discurso: 'A gente não celebrava ataque estrangeiro ao Brasil'
Haddad critica aliados de Bolsonaro e vaticina sobre a modernização da gestão pública. Ele ressalta que, em gestões anteriores, o Brasil não celebrava ataques de nações estrangeiras.