Moraes
-
Moraes vota para tornar Bolsonaro e 7 aliados réus por tentativa de golpe
Ministro do STF aponta evidências suficientes para aceitar denúncia contra Jair Bolsonaro e aliados. A decisão marca o início de um complexo processo judicial sobre a tentativa de golpe de Estado.
-
Principais pontos de Moraes ao aceitar denúncia contra Bolsonaro por golpe de Estado
Ministro Alexandre de Moraes destaca que a Procuradoria-Geral da República apresentou indícios sólidos de que Jair Bolsonaro liderou uma tentativa de golpe, apontando sua participação ativa em ações coordenadas para desestabilizar as instituições democráticas. A expectativa é que o STF decida sobre a aceitação da denúncia ainda hoje, podendo transformar o caso em ação penal.
-
Moraes vota para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado; julgamento segue
Ministro Alexandre de Moraes inicia julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Se a maioria dos ministros votar a favor da denúncia, ex-presidente será formalmente acusado e o processo penal terá início.
-
Não é função da Abin fiscalizar as urnas, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes enfatiza que a Abin não deve intervir na fiscalização das urnas eletrônicas e critica a tentativa de deslegitimação do processo eleitoral. A 1ª Turma do STF avalia a denúncia contra Jair Bolsonaro e sete aliados por organização criminosa e golpe de Estado.
-
Bolsonaro tinha conhecimento da operação "Punhal Verde e Amarelo", diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca que denúncia da PGR revela o conhecimento de Bolsonaro sobre planos de assassinato de autoridades. Ele também reforça a ilegalidade de acampar em quartéis para pleitear a ruptura da democracia.
-
Moraes apresenta vídeos do 8 de Janeiro e diz que justa causa para instauração de ação penal ‘está presente’
Ministro do STF confirma que há justificativa para ação penal contra Jair Bolsonaro e outros por tentativa de golpe. Ele ressalta que o recebimento da denúncia não implica em reconhecimento de culpa.
-
Há indícios razoáveis para recebimento de denúncia contra Bolsonaro, diz Moraes
Ministro do STF afirma que há provas para aceitar denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e destaca a participação do general Augusto Heleno na trama. Análise sobre a admissibilidade da denúncia será retomada pela Primeira Turma do tribunal.
-
Há indícios de autoria contra Anderson Torres, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca indícios de autoria contra Anderson Torres e outros acusados de tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF analisa a denúncia, ressaltando o papel de Torres na disseminação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.
-
Moraes exibe vídeo de apoiadores de Bolsonaro e fala em tentativa de golpe 'violentíssima'; veja
Ministro do STF reitera a gravidade dos atos de 8 de janeiro, classificando-os como uma tentativa de golpe de Estado. Moraes destaca a ausência de comportamentos inofensivos e exige uma reflexão sobre a violação da ordem democrática.
-
Moraes cutuca Bolsonaro: “Trump elogiou sistema eleitoral, que Brasil era atacado”
Moraes defende a credibilidade das eleições brasileiras em meio a críticas de aliados de Bolsonaro. A declaração da Casa Branca é usada para rebater tentativas de deslegitimar o processo eleitoral.
-
Há indícios suficientes para recebimento da denúncia, diz Moraes sobre ex-comandante da Marinha Almir Garnier
Ministro Alexandre de Moraes reforça a existência de "indícios suficientes" contra o almirante Almir Garnier em julgamento no STF. Defesa do acusado tenta comparar casos, mas Moraes destaca a ausência de evidências contra outros comandantes.
-
Não é papel da Abin verificar confiabilidade das urnas, diz Moraes
Moraes destaca que a Abin não deve interferir na verificação das urnas eletrônicas e critica a disseminação de informações falsas. A declaração ocorre em meio à análise de denúncias contra Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe de Estado.
-
“Não houve um domingo no parque”, diz Moraes sobre os atos do 8 de Janeiro
Ministro Alexandre de Moraes destaca a gravidade dos atos de 8 de Janeiro e critica a narrativa que minimiza os eventos. Ele alerta para o risco de se esquecer as sérias consequências da invasão e vandalismo nas sedes dos Três Poderes.
-
Denunciados pelo PGR têm “amplo conhecimento” dos motivos e razões pelos quais foram acusados, diz Moraes ao ler voto
Ministro do STF destaca que a análise atual visa verificar a existência de provas suficientes para a ação penal. Ele reafirma a materialidade dos crimes alegados, baseando-se em denúncias anteriores reconhecidas pela Corte.
-
Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 26 de março
Investidores monitoram com atenção as declarações de Trump sobre tarifas, que geram incertezas nos mercados. O foco do dia envolve a pressão sobre o crédito privado no Brasil e o impacto nos bônus de Wall Street.
-
Assista ao vivo ao julgamento da denúncia contra Bolsonaro e mais sete no STF
Supremo Tribunal Federal retoma julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro e sete aliados, acusados de integrar organização criminosa. Expectativa é de decisão unânime para a abertura de ação penal, após rejeição das preliminares.
-
Líder do PL na Câmara pede permissão de Moraes para visitar Braga Netto na prisão
Sóstenes Cavalcante solicita visita ao ex-ministro preso por obstrução de justiça. O general Braga Netto é um dos denunciados por tentar orquestrar um golpe após as eleições de 2022.
-
Imprensa internacional repercute julgamento de denúncia contra Bolsonaro
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado começou com a apresentação de acusação e defesas. A Suprema Corte avalia se há fundamentos suficientes para prosseguir com uma ação penal contra ele e outros denunciados.
-
STF decide nesta 4ª se torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe
STF analisa denúncia contra Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe. Ministros decidirão se há provas suficientes para iniciar ação penal contra o ex-presidente e outros acusados.
-
Líder do PL pede a Moraes para visitar Braga Netto na prisão
Sóstenes Cavalcante solicita visita ao general Walter Braga Netto, que está preso acusado de planejar um golpe de Estado. A defesa do militar nega sua participação nas ações criminosas investigadas pela Polícia Federal.
-
O que deve acontecer hoje na última sessão de julgamento da denúncia contra Bolsonaro
STF analisa denúncia contra Jair Bolsonaro e aliados por suposta organização criminosa. Decisão pode levar à abertura de ação penal e transformação dos acusados em réus.
-
Ministros do STF rejeitam preliminares e derrubam estratégia das defesas na ação do golpe
STF rejeita questionamentos das defesas de Bolsonaro e aliados em caso de golpe. Ministros decidem amanhã sobre a admissibilidade da denúncia da PGR e a transformação dos acusados em réus.
-
Leia as estatísticas sobre os condenados pelo 8 de Janeiro
Ministro Alexandre de Moraes rebate críticas sobre condenações e apresenta dados que mostram que a maioria dos réus é composta por homens jovens. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados avança, com decisões essenciais previstas para as próximas sessões.
-
Julgamento de Bolsonaro: veja destaques do primeiro dia
Julgamento de Jair Bolsonaro e aliados avança para segunda etapa após defensas iniciais, sem votações. O STF pondera sobre validade da delação de Mauro Cid e argumentos das defesas em meio a contestações sobre a competência da Corte.
-
STF rejeita recursos de advogados e decide na quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
STF prossegue com julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro e outros acusados de tentativa de golpe. Primeira Turma decide não acatar os pedidos preliminares das defesas e avança para análise do mérito na próxima sessão.
-
STF encerra primeiro dia de análise da denúncia contra Bolsonaro e acusados de trama golpista
Análise das preliminares atrasou julgamento, que agora será decidido na quarta-feira. Expectativa é alta para o voto do relator, que pode aceitar ou rejeitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República.
-
STF rejeita alegações para derrubar denúncia por tentativa de golpe
STF rejeita todas as alegações de nulidade da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros. Ministros afirmam que as defesas tiveram acesso completo às provas e que a divisão da acusação é legítima.
-
Ministros negam anulação da delação de Mauro Cid por unanimidade
STF rejeita pedido de anulação da delação de Mauro Cid, que foi essencial para investigações sobre tentativa de golpe. A defesa alegou coação, mas o tribunal afirma que a colaboração foi voluntária e respaldada por evidências.
-
Moraes diz que não ocorreu ‘pesca probatória’, como afirma defesa de Bolsonaro
Ministro Alexandre de Moraes rejeita argumentos da defesa de Jair Bolsonaro sobre "pesca probatória" e cerceamento de defesa. Votos dos ministros destacam a integridade do processo e a possibilidade de ampla defesa para os denunciados.
-
STF valida delação de Mauro Cid e afasta preliminares das defesas na ação do golpe
Julgamento de envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro avança após rejeição de preliminares. Delação de Mauro Cid é central no caso, mas defesas questionam sua legalidade e a atuação do STF.
-
Ministros rejeitam aplicação do juiz das garantias na ação contra Bolsonaro
STF nega pedido de Bolsonaro para juiz das garantias em processo sobre tentativa de golpe. Ministra Alexandre de Moraes afirma que regra não se aplica a processos em tribunais superiores.
-
Moraes justifica liberação dos vídeos da delação de Cid: “Evitar milícias digitais”
Ministro do STF defende liberação de vídeos da delação de Mauro Cid para coibir manipulações de milícias digitais. Moraes afirma que o Judiciário não será intimidado por tentativas de intimidação, reafirmando a soberania do Brasil.
-
STF rejeita pedido de defesa de Bolsonaro para uso de 'juiz de garantias'
STF rejeita pedido de juiz de garantia no julgamento de Jair Bolsonaro. Ministros reafirmam que não há previsão legal para essa figura nos processos em tribunais.