Moraes
-
Moraes libera julgamento de denúncia por tentativa de golpe contra Bolsonaro e aliados
Ministro do STF autoriza julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro e outros aliados por suposto golpe. A Primeira Turma decidirá se aceita a ação penal após a fase de instrução do processo.
-
Zanin marca para 25 de março julgamento de denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe
Primeira Turma do STF decide se ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados se tornam réus por tentativa de golpe de Estado. O julgamento está marcado para 25 de março, após manifestação do procurador-geral, que pede a aceitação da denúncia.
-
STF: mudança em sobras eleitorais se aplica a 2022; 7 deputados podem perder mandato
Decisão do STF anula mandatos de sete deputados ao retroagir regra sobre sobras eleitorais. Ministros debatem a aplicação da mudança em meio a questionamentos sobre a modulação dos efeitos da decisão.
-
“Não peço para matar, coloco nas mãos de Deus”, diz Malafaia sobre Moraes
Silas Malafaia afirma que não deseja a morte de Alexandre de Moraes, mas pede suas orações para que o ministro encontre a salvação. O pastor, que critica frequentemente Moraes, organiza um ato pela anistia de bolsonaristas envolvidos em tentativas de golpe.
-
Alexandre de Moraes libera para julgamento denúncia contra Bolsonaro e outros sete por tentativa de golpe
Ministro Alexandre de Moraes autoriza julgamento de denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Grupo, que inclui ex-ministros e aliados, é acusado de planejar ações para impedir a posse de Lula em 2022.
-
Moraes libera para julgamento denúncia da PGR contra Bolsonaro e sete acusados de golpe de Estado
STF avança no julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outros envolvidos em tentativa de golpe de Estado. Ministra Alexandre de Moraes determinou a análise final, com diligências concluídas antes da definição de data para julgamento.
-
Qual o peso da delação de Mauro Cid na denúncia contra Bolsonaro?
O STF avalia a denúncia que acusa Bolsonaro e aliados de tentarem um golpe após as eleições de 2022. A defesa do ex-presidente questiona a validade da delação de Mauro Cid, citando coação durante o processo.
-
Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio: “liberdade de expressão”
Justiça espanhola alegou que os crimes imputados a Oswaldo Eustáquio não são tipificados na legislação local, protegendo-o sob a liberdade de expressão. Esta decisão marca mais uma vitória do jornalista no exterior, onde busca asilo político.
-
Moraes libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento na 1ª Turma
A decisão marca um avanço no processo que investiga os eventos relacionados à tentativa de golpe. A 1ª Turma do STF agora deve deliberar sobre o caso em breve.
-
Moraes libera para julgamento denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe
O STF dá passos decisivos para o julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e co-réus. A votação da aceitação da acusação poderá ocorrer em breve, com a expectativa de uma sentença até o fim de 2025.
-
Moraes libera denúncia de tentativa de golpe para julgamento na 1ª Turma
O caso investiga possíveis conspiradores envolvidos na tentativa de golpe, que ocorreu durante as eleições de 2022. A decisão marca um passo importante para avançar na responsabilização dos suspeitos.
-
PGR mantém denúncia contra Bolsonaro no STF com novo entendimento de foro
A Procuradoria Geral da República argumenta que a nova decisão do STF sobre foro privilegiado mantém o julgamento dos acusados de tentativa de golpe de Estado. A PGR refutou as defesas preliminares e reforçou que os crimes foram cometidos por autoridades durante o exercício de suas funções.
-
Senadores cobram Alcolumbre sobre posicionamentos de Marcos do Val
Senadores expressam incomodo com as declarações de Marcos do Val sobre o STF. A situação gera pedidos por uma ação do Conselho de Ética do Senado, que está inativo há meses.
-
PGR defende manter delação de Cid e fala em “voluntariedade”
PGR refuta alegações de coação na delação de Mauro Cid e defende a validade do acordo firmado. Ministro Alexandre de Moraes deve decidir se o caso será encaminhado para julgamento no STF.
-
Com Castro e Tarcísio, ato de Bolsonaro no Rio terá motociata e expectativa de 1 milhão de pessoas
Mobilização em Copacabana busca anistia e reforço do apoio a Jair Bolsonaro. Evento contará com a presença de aliados e promete debates sobre liberdade de expressão e economia.
-
Gonet rebate defesas e pede que STF torne réus Bolsonaro e aliados pelo plano de golpe
Procurador-geral reafirma a necessidade de tornar réus os 34 denunciados no inquérito do golpe. Ele combate as objeções das defesas, ressaltando a materialidade das acusações e a adequação das investigações.
-
PGR rebate defesa de Bolsonaro e reafirma denúncia por golpe de Estado
A PGR defende a manutenção do julgamento no STF e a continuidade da relatoria com Alexandre de Moraes. A decisão se aplica ao núcleo central da organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado.
-
PGR descarta argumento das defesas e defende que Bolsonaro e outros acusados se tornem réus por tentativa de golpe
Procurador-geral classifica denúncias como detalhadas e refuta pedidos de anulação. O caso, que envolve Jair Bolsonaro e outros 34 denunciados, deve ser analisado pela Primeira Turma do STF.
-
Ex-STM pede à PGR que denúncia contra Bolsonaro inclua crime militar
Ex-ministro pede inclusão de crime militar na denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Representação destaca a violação do dever dos militares em defender a Constituição.
-
Moraes coloca água na fervura da regulação de big techs
Ministro do STF reavalia regulação das redes sociais, reconhecendo que existem leis que podem ser interpretadas. Em meio a debates sobre a inconstitucionalidade do Marco Civil da Internet, a interpretação do direito ganha destaque na discussão sobre a responsabilidade das big techs.
-
Moraes envia à PGR defesa de denunciados do núcleo 2 de suposta trama golpista
Ministro do STF envia defesas de acusados de conspiração golpista à PGR, que terá cinco dias para se manifestar. Julgamento pode ocorrer no primeiro semestre de 2025 se a denúncia for aceita.
-
Bolsonaro conversa com Valdemar e aponta candidaturas ao Senado em 2026 como prioridade
Bolsonaro e Valdemar priorizam candidaturas ao Senado e projeto de anistia em reunião do PL. O ex-presidente reafirma interesse na corrida presidencial de 2026, apesar de sua inelegibilidade.
-
Bolsonaro e Valdemar se encontram pela 1ª vez; assista
Reencontro marca o início de uma nova fase para Bolsonaro e o PL, após liberação do STF. Discussões sobre candidaturas ao Senado e estratégias políticas estão na pauta do ex-presidente e do presidente do partido.
-
Comissão do Senado aprova convites para Padilha e Lupi prestarem esclarecimentos
Ministros são convocados a prestar esclarecimentos sobre questões críticas em suas pastas. Padilha abordará a reestruturação da Funasa, enquanto Lupi discutirá a greve dos peritos do INSS e seus impactos.
-
Bolsonaro encontra Valdemar Costa Neto após decisão de Moraes e diz que PL da Anistia é prioridade
Bolsonaro e Valdemar discutem candidaturas e prioridades do PL da Anistia em reencontro. A comunicação entre os líderes do partido será diária após mais de um ano sem diálogo.
-
Nikolas Ferreira lamenta aniversário de Braga Netto na prisão
Deputado critica situação de Braga Netto e defende sua inocência. Advogados alegam que acusações são baseadas em depoimentos controversos e pedem liberdade ao ex-ministro.
-
Reencontro de Bolsonaro e Valdemar reúne PL em churrascaria
Bolsonaro e Valdemar retomam diálogo após decisão do STF, marcando o início de discussões sobre candidaturas ao Senado. O ex-presidente espera fortalecer a Casa Alta para impulsionar pautas do bolsonarismo.
-
Moraes revoga medidas cautelares de ex-assessor de Bolsonaro e advogado
Ministro do STF revoga medidas cautelares de mais dois indiciados na investigação do golpe de Estado. A decisão segue o parecer da Procuradoria-Geral da República, que já apoiava a liberação dos acusados.
-
Moraes retira restrições de ex-assessor de Bolsonaro e de advogado suspeito de elaborar minuta golpista
Ministro do STF revoga restrições e permite que investigados por tentativa de golpe retomem contatos e viagem ao exterior. Decisão se estende a Valdemar Costa Neto, já liberado anteriormente.
-
Churrasco liberado e beijo no rosto: Bolsonaro e Valdemar se reencontram após Moraes liberar contato
Bolsonaro e Valdemar reiniciam diálogo sobre estratégias políticas após liberação do STF. O encontro em Brasília reforça a busca por candidaturas ao Senado em 2026 e a manutenção de laços com o governo Donald Trump.
-
Alexandre de Moraes enviou à PGR defesas dos denunciados do 'núcleo dois' por tentativa de golpe
Ministro Alexandre de Moraes encaminha defesas à PGR e espera análise em cinco dias. Decisão sobre a transformação dos denunciados em réus pode ocorrer entre março e abril.