Legislativo
-
Governo Lula parte para embate ideológico e antecipa 2026 após revés no Congresso
Governo Lula intensifica embate ideológico em meio a pressão do Congresso e queda de popularidade. Estratégia visa não só a defesa de projetos, mas também preparar terreno para a contenda eleitoral de 2026.
-
Alcolumbre irá apresentar projeto para limitar judicializações no STF
Davi Alcolumbre propõe restrições à judicialização de decisões do Congresso para proteger a separação dos Poderes. Medida surge após o Psol acionar o STF contra a derrubada de decreto sobre o IOF, gerando tensões entre Legislativo e Judiciário.
-
Hugo Motta se incomoda com mobilização petista contra o Congresso nas redes sociais
Hugo Motta defende sua postura às críticas e revela estar insatisfeito com a relação com o governo. Apesar das tensões, ele reafirma a intenção de manter o diálogo e evitar ataques pessoais.
-
Organizações empresariais pedem ao STF para atuar em ações do IOF
Confederações empresariais buscam participar do julgamento sobre o aumento do IOF no STF. O objetivo é fornecer argumentos contra a elevação do imposto, destacando os impactos negativos para micro e pequenas empresas.
-
Após acionar STF contra Congresso, AGU elogia presidentes da Câmara e do Senado
Jorge Messias busca aliança com líderes do Congresso em meio à tensão com o Planalto. A AGU protocolou ação no STF para reverter a derrubada do decreto presidencial sobre o IOF.
-
IOF para regular ou arrecadar? Governo adota viés duplo e expõe debate que será chave em ação no STF
Governo enfrenta controvérsia sobre aumento do IOF que origina divergências entre objetivos regulatórios e arrecadatórios. A medida, contestada pelo Congresso, gerou ações no STF e críticas tanto de parlamentares quanto do mercado financeiro.
-
É o momento de todo mundo dar um passo para trás, afirma Lira sobre tensão entre governo e Congresso
Arthur Lira pede contenção e diálogo entre os Poderes para resolver tensões políticas. Deputado destaca a necessidade de um ambiente propício para discutir a reforma do Imposto de Renda.
-
Executivo e Legislativo “não estão em embate”, diz Lira
Arthur Lira defende um distensionamento entre os Poderes e enfatiza a importância do diálogo para resolver conflitos. Durante o 13º Fórum de Lisboa, ele destacou a autonomia de cada ente e a necessidade de respeitar as atribuições constitucionais.
-
Isenção do IR até R$ 5 mil: Negociações voltam na próxima semana, diz Arthur Lira
Deputado Arthur Lira prevê retomada de negociações para aumentar isenção do Imposto de Renda na próxima semana. Ele destaca a necessidade de diálogo e entendimento entre os Poderes para viabilizar a proposta.
-
Lira pede ‘passo para trás’ a fim de reduzir tensão entre Poderes e critica excesso de judicialização
Arthur Lira pede moderação entre os Poderes e critica excessos da classe política. Ele enfatiza a necessidade de diálogo para avançar em propostas importantes, como a isenção do Imposto de Renda.
-
Correios avisam ao governo que podem precisar de dinheiro para evitar furo no caixa
Correios alertam sobre necessidade de aporte financeiro da União para evitar crise. Situação complicada se agrava com prejuízos crescentes e queda nas receitas, levando a empresa a buscar alternativas de financiamento.
-
Em meio a tensão com o Legislativo, Lula não deve sancionar aumento de deputados na Câmara
Lula pode optar por não sancionar ou vetar aumento de deputados aprovados pelo Congresso. A proposta gerou polêmica devido ao impacto financeiro e à insatisfação popular.
-
Militantes ocupam sede do Itaú BBA na Faria Lima e pedem taxação dos super-ricos
Movimentos sociais protestam contra desigualdade tributária ao ocupar sede do Itaú BBA em São Paulo. A ação visa pressionar o Congresso por uma reforma que beneficie a população de baixa renda e taxe os super-ricos.
-
Ibovespa supera os 140 mil pontos e espelha NY após “payroll”
Ibovespa ganha impulso com alta em blue chips e avança após dados positivos do mercado de trabalho dos EUA. A tensão entre Executivo e Legislativo no Brasil também é destaque entre os investidores nesta manhã.
-
Presidencialismo de Congresso é “impasse” que temos hoje, diz Dino
Ministros do STF debatem a necessidade de mudanças no modelo de governança do Brasil. Flávio Dino e Gilmar Mendes discutem a transição para um semipresidencialismo como solução para as crises de governabilidade.
-
Ninguém está feliz com hiperjudicialização, diz Flávio Dino
Ministro do STF critica a hiperjudicialização de questões políticas e sociais, afirmando que isso sobrecarrega a Corte. Dino defende a importância do Supremo na identificação da origem das emendas e na promoção da transparência.
-
Americanos se preparam para cortes de programas sociais sob Trump: 'Nossa comida não dura um mês'
Beneficiários do programa SNAP temem pelos cortes propostos no pacote de impostos. Aprovação da medida no Congresso pode excluir milhões de americanos de assistência alimentar necessária.
-
Emendas impositivas precisam ser revistas, diz Dino sobre crise do presidencialismo
Ministro do STF ressalta a necessidade de uma revisão do modelo de emendas parlamentares e a importância de soluções políticas para a crise orçamentária. Alertas sobre a hiperjudicialização da política e o papel do Supremo como árbitro são destacados em declarações recentes.
-
Governo perdeu capacidade de impor agenda, diz líder do União Brasil
Senador Efraim Filho ressalta a necessidade de um posicionamento claro do governo Lula em relação ao Congresso. Ele critica a falta de base sólida do PT e defende a importância do diálogo para a governabilidade.
-
Gilmar fala em semipresidencialismo diante do poder do Congresso
Gilmar Mendes critica a relação entre o Executivo e o Legislativo no Brasil, chamando-a de "parlamentarismo desorganizado". Ele sugere a necessidade de um modelo mais definido, como o semipresidencialismo, para promover melhor coordenação e diálogo entre os poderes.
-
Manhã no mercado: 'Payroll' concentra atenções em dia de sessão reduzida nos EUA e tensão com IOF no Brasil
Investidores reagem a dados de emprego nos EUA e tensões políticas sobre o IOF no Brasil. Dólar e Ibovespa seguem tendências de cautela em meio a mudanças na política monetária e incertezas fiscais.
-
Congresso busca “convivência harmônica” com Planalto, diz Motta
Hugo Motta destaca a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo, mesmo diante de discordâncias. Enquanto isso, Lula defende a autonomia de cada Poder e promete recorrer ao Judiciário contra decisões do Congresso.
-
Judiciário suplantou regulação do Legislativo, diz Mendonça
Ministro defende que regulação de big techs deve ser de responsabilidade do Legislativo e critica decisão do STF que a ampliou. Ele também aborda a importância da inteligência artificial na educação durante debate em Lisboa.
-
IOF: Veja como o governo ‘morde e assopra’ em busca de negociação com o Congresso em ação no STF
Governo busca mediação com o Congresso após decisão do STF sobre IOF. Lula critica a derrubada do decreto e reforça a importância do diálogo entre os Poderes.
-
Gilmar critica “parlamentarismo desorganizado” e alerta para escalada de emendas
Gilmar Mendes alerta para o avanço desordenado das emendas parlamentares e propõe discussão sobre alternativas de governo. Ele critica a transição para um “presidencialismo de colisão” e defende a responsabilidade do Congresso em meio a impasses com o Executivo.
-
Lula considera não sancionar projeto que aumenta número de deputados, diz jornal
Presidente deve optar por não sancionar projeto que amplia número de deputados, em meio à impopularidade da proposta. A decisão pode refletir a tensão entre Executivo e Legislativo e busca evitar um desgaste político maior.
-
Payroll, auxílio-desemprego, PMIs, falas do Fed e mais destaques desta 5ª
Agenda econômica dos EUA e do Brasil destaca dados do mercado de trabalho e reuniões bilaterais. Expectativa de impactos nas taxas de juros e na movimentação do câmbio.
-
De volta ao jogo político
Líderes políticos sinalizam disposição para reatar negociações em meio à disputa sobre o IOF. O governo busca entender-se com o Congresso para garantir a governabilidade e a estabilidade fiscal.
-
Como linha dura de novo governo de Portugal com regras de imigração afeta brasileiros: 'Vida em suspenso'
Mudanças nas políticas de imigração em Portugal levantam preocupações entre imigrantes, que temem o impacto no reagrupamento familiar. Propostas que endurecem as regras podem levar a uma onda de brasileiros buscando alternativas em outros países europeus.
-
Governo x Congresso: entenda o que cada lado argumenta na 'novela' do IOF
Supremo irá decidir se o Congresso pode anular decreto presidencial sobre o IOF, em meio a divergências entre os poderes. A disputa levanta preocupações sobre a estabilidade do mercado financeiro e as regras fiscais do país.
-
Consignado CLT: veja regras, quem tem direito e como solicitar a linha de crédito
Trabalhadores do setor privado agora podem acessar empréstimos com desconto em folha de forma simplificada. A nova modalidade também atenderá motoristas e entregadores de aplicativos, ampliando as opções de crédito.