Zelensky propõe estender cessar-fogo com Rússia por mais 30 dias
Zelensky sugere extensão do cessar-fogo russo, mas Kremlin nega. A proposta visa proteger infraestruturas civis e ressalta a continuidade de hostilidades na região.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs neste domingo (20.abr.2025) a prorrogação do cessar-fogo anunciado pela Rússia em 30 dias.
Ele sugeriu que a extensão seja para evitar ataques a infraestruturas civis. Porém, segundo Zelensky, não houve resposta de Moscou.
O porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente Vladimir Putin não estenderá a trégua e que esta começou às 12h do sábado (19.abr) e terminará às 18h deste domingo (21.abr).
A trégua, com duração de 30 horas, foi anunciada por Putin em reunião com o chefe do Estado-Maior russo. No entanto, Zelensky informou que alertas de ataque aéreo estão em vigor na Ucrânia e criticou a trégua como uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas.
Ele também mencionou que drones de ataque russos foram detectados na Ucrânia e que as operações militares continuam.
Além disso, Ucrânia e Rússia negociam um cessar-fogo permanente com a intermediação do presidente dos EUA, Donald Trump, mas as discussões não avançam rapidamente.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que Trump poderia abandonar os esforços se não houver um acordo em breve, citando outras prioridades.