Zelensky diz que trégua temporária de Putin “brinca com vidas”
Zelensky critica cessar-fogo da Rússia, mas se mostra aberto a extensão se houver cumprimento das promessas. O presidente ucraniano ressalta que uma trégua real é necessária para a paz efetiva na região.
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a trégua de Páscoa anunciada pela Rússia no sábado (19.abr.2025), chamando-a de “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”.
Ele destacou que os ataques continuam e sugeriu que a Ucrânia estaria disposta a estender a trégua se a Rússia cumprir o prometido.
Zelensky afirmou que a Ucrânia concordou, em março, com a proposta dos EUA para um cessar-fogo total de 30 dias, mas não recebeu resposta da Rússia por 39 dias.
“Se a trégua realmente prevalecer, a Ucrânia propõe estendê-la para além do período da Páscoa, em 20 de abril”, afirmou. Ele ressaltou que 30 horas são insuficientes para construir confiança.
O cessar-fogo temporário, anunciado por Putin, começou às 12h (horário de Brasília) e terminará às 18h de domingo (20.abr). Durante esse período, alertas de ataque aéreo ainda ocorrem na Ucrânia.
Além disso, as negociações entre Ucrânia e Rússia para um cessar-fogo permanente estão lentas, com intermediação dos EUA. O secretário de Estado, Marco Rubio, indicou que o governo do presidente Trump pode abandonar os esforços se não houver progresso nas próximas semanas.