HOME FEEDBACK

Zelensky diz estar pronto para negociações diretas com a Rússia quando houver cessar-fogo

Zelensky pede cessar-fogo para iniciar negociações diretas com a Rússia. Presidente ucraniano reafirma a posição da Ucrânia sobre a Crimeia e a adesão à Otan.

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou estar pronto para negociações diretas com a Rússia, mas apenas após um cessar-fogo.

Durante encontro com jornalistas, Zelensky mencionou que sua equipe irá discutir um cessar-fogo incondicional ou parcial. A Ucrânia propôs não atacar a infraestrutura civil com mísseis e drones e aguarda uma resposta clara da Rússia.

Ele declarou: "Um cessar-fogo significa nenhum ataque ao nosso território" e enfatizou que a Ucrânia está disposta a evitar retaliações se a Rússia também se abster de ataques.

Além disso, Zelensky destacou que, após o cessar-fogo, está preparado para negociar para evitar um impasse nas conversas de paz.

O presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou a expectativa de fechar um acordo "esta semana", apesar das diferenças significativas entre os dois lados.

Zelensky também comentou a reportagem do jornal The Wall Street Journal sobre as propostas dos EUA, como o possível reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia e a criação de um território neutro ao redor da usina nuclear de Zaporizhzhia.

Reiterou que a Ucrânia não reconhecerá a Crimeia como russa e reforçou que a adesão à Otan não deve ser vetada por nenhum país além de seus aliados.

Leia mais em exame