Zelensky chega a Roma horas antes de funeral do papa
Zelensky participa do funeral do papa Francisco em Roma e pode se encontrar com Trump. Cerimônia contará com delegações internacionais e medidas para evitar tensões diplomáticas entre os líderes.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou a Roma neste sábado (26.abr.2025) para o funeral do papa Francisco, às 5h (horário Brasil). Ele está acompanhado da esposa, Olena Zelenska.
Possível encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, ocorre enquanto ambos estão em Roma. Contudo, devem ficar afastados durante o funeral, como estipulado pelo Vaticano para evitar tensões diplomáticas.
Trump será posicionado entre os representantes dos países africanos, enquanto Zelensky ficará distante. Apenas Itália e Argentina terão posições privilegiadas na cerimônia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não comparecerá. A Rússia será representada pela ministra da Cultura, Olga Lyubimova.
EUA e Rússia discutem um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, com o enviado Steve Witkoff reunindo-se com Putin em Moscou antes do funeral.
O papa Francisco faleceu aos 88 anos em 21 de abril, devido a problemas cardíacos e um AVC. Seu desejo era ser enterrado na basílica de Santa Maria Maior.
O camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, assumirá interinamente até a escolha de um novo papa, em processo de conclave que ocorrerá em 15 a 20 dias.
Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar, e o Brasil conta com 8 cardeais, 7 dos quais podem participar da votação.
Doze nomes estão cotados para suceder o papa Francisco, mas o ditado “quem entra papa no conclave, sai cardeal” é amplamente conhecido.