HOME FEEDBACK

Zelenski diz que Rússia tenta criar ‘impressão de cessar-fogo’ enquanto ataques continuam

Zelenski denuncia ataques russos mesmo após anúncio de cessar-fogo unilateral por Putin. Presidente ucraniano ressalta aumento nos bombardeios e pede cumprimento das condições da trégua.

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, acusou a Rússia de desrespeitar o cessar-fogo de Páscoa, continuando ataques mesmo após o anúncio de uma trégua unilateral pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Zelenski relatou 1.355 bombardeios russos, com 67 ataques contra as forças ucranianas, principalmente na direção de Pokrovsk. Ele afirmou que a Rússia tenta criar uma falsa impressão de cessar-fogo.

Apesar do anúncio de Putin, Zelenski destacou um aumento nos bombardeios e ataques aéreos, embora não tenham ocorrido alertas de ataque aéreo em algumas áreas. “Putin não controla totalmente seu exército ou não tem a intenção de encerrar a guerra”, afirmou.

Zelenski reiterou a proposta da Ucrânia de estender a trégua por 30 dias, com início a partir da meia-noite de domingo, dizendo que “permanece sobre a mesa”. Ele mencionou que houve uma redução nos ataques após ordens de Putin.

Acesse as declarações de autoridades russas em Kherson, que relataram ataques ucranianos, e note que Putin participou da missa de Páscoa após anunciar o cessar-fogo, que deve durar até a meia-noite de domingo.

Por fim, Putin não detalhou como o cessar-fogo seria monitorado, e o anúncio seguiu a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o avanço nas negociações de paz.

Leia mais em estadao