Zambelli usa perfil alternativo nas redes para criticar o STF
Mesmo com a suspensão de seus perfis, Carla Zambelli mantém sua presença nas redes sociais através de uma conta alternativa. A deputada critica atos do STF e manifesta apoio a figuras políticas, desafiando as ordens judiciais que a restringem.
Deputada Carla Zambelli (PL-SP) permanece ativa nas redes sociais, apesar da suspensão de seus perfis oficiais pelo STF.
Ela começou a usar uma conta alternativa no Instagram em 13 de junho, nove dias após a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O novo perfil possui cerca de 4.800 seguidores e critica a Corte, além de comentar sobre tarifas dos EUA a produtos brasileiros.
No dia 10 de julho, Zambelli se referiu ao imposto como “taxa-Moraes” e acusou o ministro de “brincar de ditador”.
A deputada elogiou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela coragem em enfrentar desafios e agradeceu ao líder do PL, Sóstenes Cavalcante, pelo apoio.
Zambelli foi condenada em 14 de maio pela 1ª Turma do STF por falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático. A pena total é de 10 anos de reclusão, com multa e indenização de R$ 2 milhões.
No dia 4 de junho, Moraes decretou sua prisão após ela deixar o Brasil. O ministro ordenou que a Polícia Federal incluísse Zambelli na difusão vermelha da Interpol e bloqueou seus passaportes, contas e bens, além de impor multa diária de R$ 50 mil por novas publicações relacionadas a condutas criminosas.