XP Expert: Estados deveriam legislar sobre crimes, defendem governadores de SP, Goiás e Paraná
Governadores ressaltam a importância de maior autonomia dos Estados na legislação penal. Durante evento, eles criticaram a abordagem federal e propuseram mudanças para enfrentar o crime organizado de forma mais eficaz.
Governadores e presidenciáveis Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União) e Ratinho Junior (PSD) se reuniram para defender que os Estados tenham autonomia na legislação sobre crimes penais.
Segundo eles, isso é fundamental para combater as facções do crime organizado. A declaração ocorreu durante um evento da XP Investimentos em São Paulo, onde discutiram a infiltração de facções em setores como combustíveis, coleta de resíduos e saúde.
Caiado, Ratinho Junior e Tarcísio criticaram a PEC da Segurança Pública proposta pelo governo federal, afirmando que é necessário permitir que a polícia trabalhe livremente. Caiado também se manifestou contra o uso de câmeras corporais pelos policiais, afirmando: "até respeito quem acredita".
Ratinho Junior sugeriu que a solução para a legislação própria seria a aprovação de uma emenda constitucional, enquanto Tarcísio apoiou a ideia, ressaltando a importância dessa autonomia para vencer a guerra contra o crime organizado.