HOME FEEDBACK

XP Expert: Centro-direita vai se unificar em uma candidatura para 2026, diz presidente do União Brasil

Antonio Rueda defende a unificação da centro-direita para as eleições de 2026, apesar das divergências entre os partidos. Críticas à gestão Lula e comentários sobre a pulverização de pré-candidaturas marcam a discussão.

Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, declarou que a centro-direita deve se unificar em 2026 para disputar a Presidência, despite as pré-candidaturas já lançadas por diversos partidos.

Durante evento da XP Investimentos em São Paulo, Rueda afirmou que a unificação será mais eficaz sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e enfrenta processos no Supremo Tribunal Federal.

Ele mencionou as pré-candidaturas de Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), ressaltando que o grupo deve se unir em torno de um único nome.

Rueda, que tem três ministros em funções no governo Lula, criticou a gestão federal, afirmando que "Lula não consegue entregar o que a sociedade precisa".

Após o debate, Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, expressou ceticismo quanto à união da centro-direita no primeiro turno de 2026. Ele destacou a atual pulverização de pré-candidaturas, citando também Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Segundo Renan, Bolsonaro pode tentar lançar candidaturas da sua família, como da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ou do deputado Eduardo Bolsonaro.

Leia mais em valoreconomico