XP Expert: Bitcoin chegar ao valor do ouro é cenário conservador, diz CIO da Hashdex
Especialistas acreditam que o bitcoin pode se igualar ao ouro como reserva de valor, destacando suas vantagens em portabilidade e resistência em um cenário geopolítico favorável. Análises indicam que a adoção da criptomoeda pode acelerar devido às estratégias econômicas dos EUA.
Samir Kerbage, CIO da Hashdex, afirmou que o bitcoin (BTC) pode ultrapassar o valor de mercado do ouro a longo prazo, considerando que o ouro vale atualmente US$ 22,4 trilhões e o bitcoin US$ 2,3 trilhões.
Ele destacou que o bitcoin pode ser uma "reserva melhor" e que essa previsão não é excessivamente otimista, podendo até ser conservadora. Felipe Sant’ana, fundador da Paradigma, concordou, afirmando que o bitcoin é mais vantajoso que o ouro para preservar valor devido à sua portabilidade.
Kergabe mencionou que a discussão sobre o uso de bitcoin como reserva estratégica durante o governo Trump surpreendeu até os entusiastas da criptomoeda, já que ela ainda não é uma reserva de valor consolidada, mas tem potencial para isso.
Ele explicou que o cenário geopolítico atual, com Trump promovendo a reindustrialização dos EUA, favorece o bitcoin. A busca de um dólar mais fraco é vista como positiva para a criptomoeda, especialmente se o sistema SWIFT for usado como uma "arma de guerra".
Sant’ana também previu que a política comercial agressiva de Trump não será prejudicial para as criptomoedas a longo prazo, pois acredita que mudanças nas cadeias de suprimento visam um benefício futuro.
As declarações foram feitas durante um painel na Expert 2025, evento organizado pela XP.