Volvo apresenta cinto de segurança com inteligência artificial que se adapta ao corpo e ao acidente em tempo real; conheça
Cinto de segurança inovador utiliza IA para adaptação personalizada durante colisões, aumentando a proteção dos passageiros. Tecnologia estará disponível em 2026 no novo SUV elétrico EX60 da Volvo.
Volvo inova na segurança automotiva com o primeiro cinto de segurança multiadaptável do mundo. Utilizando inteligência artificial, o cinto se ajusta automaticamente às características do passageiro e ao tipo de acidente.
Este novo cinto vai além da retenção tradicional. Ele coleta dados em tempo real por meio de sensores internos e externos, analisando variáveis como:
- Altura
- Peso
- Forma do corpo
- Postura
- Intensidade do impacto
Com isso, um passageiro maior em uma colisão grave receberá uma maior carga de retenção, enquanto um menor em um acidente leve terá menos pressão para evitar lesões.
A tecnologia estará disponível a partir de 2026 no SUV elétrico EX60. O sistema é uma evolução dos cintos modernos, ampliando de três para onze perfis de atuação, garantindo adaptação mais refinada.
A diretora do Centro de Segurança da Volvo, Åsa Haglund, destacou que este cinto é um marco na segurança automotiva, uma atualização significativa do cinto de três pontos, que já salvou mais de um milhão de vidas desde 1959.
Além da adaptação em tempo real, o cinto evoluirá com o tempo. A Volvo planeja atualizações remotas de software para aprimorar continuamente a performance do sistema, aprendendo com novas colisões reais.
A inovação faz parte de um ecossistema de segurança integrado, que inclui airbags, sensores de ocupação e sistemas de assistência ao motorista. Todos esses elementos trabalham juntos para oferecer proteção mais eficaz.
A Volvo utiliza dados reais, com informações sobre mais de 80 mil ocupantes em colisões, para desenvolver modelos preditivos e criar um sistema sensível às variáveis do mundo real, superando os padrões regulatórios exigidos.