Volta do IOF é o “Minha Taxa Minha Vida” de Lula, diz Ciro Nogueira
Senadores reagem à decisão do STF que mantém aumento do IOF, chamando a medida de autoritária e prejudicial aos brasileiros. Críticas se intensificam, ressaltando a falta de respeito à vontade popular e à democracia.
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou, nesta 4ª feira (16.jul.2025), a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que manteve o decreto de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nogueira chamou o dia de “mais um dia triste para os brasileiros” e classificou o aumento do imposto como "Minha Taxa Minha Vida", que seria o *“único”* programa novo do 3º mandato do petista. Segundo ele, “o governo se mobiliza para aumentar impostos ao invés de defender os pagadores”.
Outros políticos também manifestaram descontentamento:
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que a “vontade popular é atropelada” e que a decisão é um “claro desespero arrecadatório do desgoverno Lula”.
- Carlos Portinho (PL-RJ) criticou Moraes por tomar uma decisão sem consultar os demais ministros do STF, desconsiderando a vontade dos 513 deputados e 81 senadores eleitos, ferindo os princípios democráticos.
Portinho concluiu: “Essa é a democracia relativa no Brasil. Democracia aqui não é!”
Leia mais em
poder360