HOME FEEDBACK

Vinte milhões de pessoas não usam internet no Brasil, e principal motivo é não saber usar

O aumento no uso da internet entre os idosos indica uma crescente inclusão digital, apesar de ainda existirem barreiras significativas. A pesquisa do IBGE revela que 10,9% da população com 10 anos ou mais ainda não acessa a rede, principalmente devido à falta de conhecimento e necessidade.

Crescimento do Uso da Internet

Em 2024, 20,5 milhões de pessoas, ou 10,9% da população a partir de 10 anos, não usaram a internet. Os motivos incluem falta de conhecimento, falta de necessidade e custo.

Entre os não usuários, 73,4% eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, e 52,1% eram idosos (60 anos ou mais), o que pode explicar o desconhecimento do acesso.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados pelo IBGE. Embora o custo ainda seja um fator, sua importância tem diminuído.

Aumento do Uso entre Idosos

O uso da internet entre idosos cresceu de 66% em 2023 para 69,8% em 2024. Esse crescimento é impulsionado pela maior oferta de serviços online, aumentando a necessidade de acesso.

Gustavo Geaquinto, analista da Pnad TIC, aponta que a comunicação e diversos serviços agora dependem da internet, levando a um maior uso, com 95,2% dos usuários acessando diariamente.

Domínios Sem Acesso à Internet

Em 2024, 5,1 milhões de domicílios brasileiros, ou 6,4% do total, ainda não possuem acesso à internet. A região nordeste apresenta a menor taxa de acesso (91,3%), enquanto o centro-oeste tem a maior (96%).

No entanto, as diferenças regionais e entre áreas urbanas e rurais estão diminuindo continuamente. Em 2023, havia 5,9 milhões de lares sem acesso.

Leia mais em o-globo