Vídeo de Nikolas sobre anistia ultrapassa 50 mi de visualizações
Deputado gera polêmica ao comparar anistia de extremistas a luta pelos direitos civis nos EUA. Críticas surgem de adversários políticos, que consideram a comparação uma ofensa à luta social.
Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) alcançou 50 milhões de visualizações em vídeo que defende proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, no último sábado (5.abr.2025).
No vídeo publicado em 3 de abril, ele compara a anistia aos condenados pelo ataque às Três Poderes ao movimento dos direitos civis nos EUA.
O congressista traça um paralelo entre Rosa Parks e Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por pichar uma estátua em frente ao STF. Nikolas critica o ministro Alexandre de Moraes e alega que manifestantes de esquerda receberam punições mais brandas.
"O Brasil já anistiou torturadores e corruptos. Negar perdão a manifestantes é escolher punir apenas quem tem menos poder." diz o deputado no vídeo.
Adversários políticos, como o deputado Ivan Valente (Psol-SP), criticaram a comparação, chamando-a de “mentira descarada” e ofensa à luta por justiça.
No domingo (6.abr), Jair Bolsonaro e aliados farão manifestação pela anistia na avenida Paulista.