“Vergonha”, diz Lula sobre ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA
Lula critica Eduardo Bolsonaro por suposta solicitação de intervenção americana no Judiciário brasileiro. O presidente afirma que a ação é uma "vergonha" e uma demonstração de "falta de caráter".
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro enviou o deputado federal Eduardo Bolsonaro aos EUA para solicitar intervenção de Donald Trump no Judiciário brasileiro.
Lula classificou a ação como uma “vergonha”, “falta de caráter” e de “coragem”.
Durante cerimônia em Minas Novas (MG), afirmou: “Fez as merdas que fez, então, pague por isso e respeite o povo brasileiro. Aqui tem Justiça”.
Lula ironizou Eduardo, afirmando que ele foi a Washington pedir ajuda de Trump: “Ô, Trump, solta meu pai, ajuda meu pai”.
Um inquérito contra Eduardo foi aberto pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, a pedido da PGR para investigar sua atuação nos EUA. O inquérito foi prorrogado por 60 dias em julho.
Eduardo pediu licença do cargo de deputado em março e estava nos EUA desde fevereiro. Sua licença venceu em 20 de julho.
A licença ganhou destaque após Trump anunciar tarifas de 50% sobre importações brasileiras, justificando sua decisão com ações contra Bolsonaro.
O governo federal anunciou um investimento de R$ 1,17 bilhão em educação e desenvolvimento regional, incluindo a construção de 249 escolas para comunidades indígenas e quilombolas.
Portarias instituindo políticas nacionais de educação e valorização de saberes tradicionais foram também assinadas.