Venezuela repatria 178 imigrantes dos EUA
Novo voo traz 178 imigrantes venezuelanos de volta ao país, como parte do Plan Vuelta a la Patria. O ministro de Relações Interiores ressalta desafios e critica a abordagem dos EUA sobre deportação.
Novo voo de repatriação pousou no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, na quinta-feira (10 de abril de 2025), trazendo 178 imigrantes dos Estados Unidos.
A repatriação faz parte do Plan Vuelta a la Patria, iniciativa do governo venezuelano. O voo, segundo o portal Rádio Mundial, aterrissou às 17h e transportava 162 homens e 16 mulheres.
O grupo foi recebido pelo Ministro de Relações Interiores, Justiça e Paz, Diosdado Cabello. Ele anunciou que, entre os repatriados, havia um homem procurado por homicídio na Venezuela.
Cabello informou que aqueles com pendências legais deverão enfrentar a justiça, enquanto os demais receberão assistência até suas residências.
O ministro mencionou dificuldades financeiras em relação aos custos das operações de repatriação e criticou a abordagem dos EUA sobre deportações, considerando-a “confusa e desorganizada”.
A Venezuela já firmou um acordo com os EUA para retomar os voos de repatriação em 22 de março. “Enquanto nossos aviões estiverem voando, iremos procurar migrantes”, declarou Cabello.