HOME FEEDBACK

Venezuela: chavismo aumenta domínio em eleições municipais e oposição fica em minoria

Chavismo conquista a maioria das prefeituras na Venezuela após eleições sem participação da principal coalizão opositora. Nicolás Maduro celebra o resultado como uma "vitória histórica" e promete apoio à nova oposição que emergiu do pleito.

Chavismo expande domínio nas prefeituras da Venezuela

Após as eleições municipais, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou a vitória do chavismo na maioria dos municípios, com participação da maior coalizão opositora, Plataforma Unitária Democrática (PUD).

O presidente Nicolás Maduro celebrou a “vitória histórica”, aumentando o número de prefeituras do chavismo de 212 para mais de 285 de um total de 335 municípios.

Maduro dedicou o resultado ao falecido presidente Hugo Chávez, que completaria 71 anos. Ele destacou a “recuperação” de Maracaibo, até então controlada pela oposição.

O presidente declarou que houve o “nascimento de uma nova oposição venezuelana”, mencionando as 50 prefeituras conquistadas pela PUD.

A pré-candidata opositora María Corina Machado afirmou que 90% do país “disse não” a Maduro e prometeu liberdade contra a corrupção e narcotráfico.

A participação eleitoral foi de “mais de 44% dos eleitores ativos”, com cerca de 21,5 milhões de votantes. O CNE confirmou reeleições de prefeitos opositores como Gustavo Duque e Darwin González em Caracas.

Duque expressou seu orgulho pela reeleição e seu compromisso com os moradores vulneráveis de Chacao, reiterando a necessidade de construir uma “pátria grande” para a Venezuela.

Leia mais em exame