Vencedor do Prêmio Nobel elogia o Pix em artigo
Paul Krugman elogia o sistema de pagamentos brasileiro, Pix, como um modelo inovador em comparação à resistência dos EUA. Em artigo, ele destaca a agilidade e os baixos custos do Pix, contrastando com a situação do sistema financeiro norte-americano.
Paul Krugman, economista e vencedor do prêmio Nobel 2008, elogia o Pix, sistema de pagamentos brasileiro, em artigo no Substack.
No texto “O Brasil inventou o futuro do dinheiro? E será que chegará para os EUA?”, ele critica a resistência dos EUA à implementação de um sistema semelhante.
O artigo surge em meio a críticas de Donald Trump, que afirma que o Pix prejudica empresas financeiras americanas.
Krugman aponta que, enquanto o Brasil se beneficia do Pix, o Parlamento dos EUA aprovou um projeto que dificulta a criação de uma moeda digital pelo Federal Reserve.
Ele ressalta que “a economia política do Brasil é claramente muito diferente”, mencionando que ex-presidentes que tentam anular eleições são processados.
As vantagens do Pix incluem:
- Transações em apenas três segundos
- Custo de transação de 0,33%, contra até 2,34% nos cartões
- Adesão de 90% da população brasileira
Krugman conclui que outras nações podem aprender com o Brasil, enquanto os EUA continuam presos a interesses pessoais e fantasias com criptomoedas.
Publicado por: Nátaly Tenório
Reportagem produzida com auxílio de IA