Velório do papa Francisco começa e fiéis se despedem na Basílica de São Pedro
Fiéis se despedem do papa Francisco na Basílica de São Pedro, que inicia sua última viagem até o sepultamento em Santa Maria Maior. Autoridades italianas se preparam para receber uma onda de visitantes e líderes mundiais para a missa fúnebre no sábado.
Fiéis prestam homenagens ao papa Francisco nesta quarta-feira (23) na capela-ardente da Basílica de São Pedro.
O caixão com o corpo de Jorge Mario Bergoglio está exposto, aberto, com um rosário entre as mãos e casula vermelha. O sepultamento acontecerá no sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, o primeiro fora do Vaticano desde 1903.
Cerca de centenas de fiéis aguardaram na Praça de São Pedro para se despedir, especialmente após sua última aparição pública no domingo anterior. Ana Montoya, uma mexicana, disse: “Eu tinha que vir” para se despedir de Francisco, que considerava parte da família.
O cortejo fúnebre seguiu da residência de Santa Marta até a basílica, sob orações e badaladas de sinos. Ao contrário de antecessores, Francisco não está em um catafalco, em virtude de seu pedido por simplicidade nos ritos.
A cidade de Roma se prepara para receber muitas pessoas, com medidas de segurança reforçadas, como barreiras de metal e controle de segurança semelhante ao dos aeroportos.
A missa fúnebre no sábado contará com a presença de líderes governamentais, incluindo Donald Trump, Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, e serão esperadas entre 150 e 170 delegações estrangeiras.
A morte de Francisco inicia a contagem regressiva para o conclave, que deve ocorrer em até 20 dias para escolher seu sucessor, com a participação de cardeais que ele próprio nomeou.
*Com informações da AFP - Publicado por Victor Oliveira