Velório do papa Francisco chega ao fim com 250 mil visitantes
Milhares de fiéis se despedem do papa Francisco em velório histórico, com funeral marcando um evento raro na história da Igreja. Líderes globais se reunirão em Roma para homenagear o primeiro pontífice latino-americano em um enterro sem precedentes fora do Vaticano.
Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens ao papa Francisco durante seu velório na Basílica de São Pedro, segundo anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (25).
Ele faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, superando as despedidas de 195 mil que compareceram ao funeral de Bento XVI em 2022.
O enterro de Francisco ocorrerá no sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, sendo o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.
Seu túmulo será de mármore e terá apenas a palavra “Franciscus”, acompanhado de uma reprodução da cruz peitoral usada por ele.
Após a missa, o cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Roma, passando pelo Coliseu, com telões para o público acompanhar.
As autoridades italianas implementaram uma zona de exclusão aérea sobre Roma e posicionaram unidades antidrone e franco-atiradores para segurança.
Presidentes e monarcas de todo o mundo estarão presentes. O presidente Lula e o presidente Macron visitaram a capela-ardente.
Donald Trump também viajará, realizando reuniões bilaterais antes do funeral. O Air Force One deve pousar às 20h50 GMT.
Delegações oficiais ocuparão o lado direito da basílica, e na primeira fila estarão os presidentes da Argentina e da Itália.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório