HOME FEEDBACK

Veja quem é o búlgaro que teve extradição para a Espanha suspensa por Moraes

STF suspende extradição de búlgaro acusado de tráfico em meio a controvérsias legais. Decisão ocorre após negativa de extradição de blogueiro bolsonarista pela Espanha.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, de 49 anos, após negativa de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio pela Espanha.

Vasilev foi preso em 18 de fevereiro no Mato Grosso do Sul, acusado de tráfico de drogas na Espanha. Ele reside no Brasil desde janeiro de 2023.

Segundo a Interpol, Vasil foi envolvido no transporte de 52 kg de cocaína para sua residência em Barcelona, em 26 de novembro de 2022. Ele deveria entregar as malas a Francisco López Dominguez, que foi preso no mesmo dia.

Após alguns dias em Barcelona, Vasil viajou para Sofia, depois para a Turquia, Paraguai e, finalmente, para o Brasil, onde se estabeleceu em Ponta Porã.

Em resposta à Justiça espanhola, o STF expediu um pedido de prisão contra Vasil em 28 de novembro de 2024, e ele foi preso três meses depois.

A defesa de Vasil argumenta que não há provas concretas ligando-o à entrega das malas, citando a falta de vídeos e testemunhas e inconsistências na ação policial que comprometeriam a legalidade das provas. Ele declarou em audiência que trabalha com transporte e serviços de internet e ganha cerca de 5 mil euros por mês.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan